10 Dicas incríveis para melhorar o seu blog
Desde que criei este blog, tem sido um mar de aventuras e aprendizagens. Sim, porque escrever num blog é fácil, o difícil mesmo é mantê-lo vivo, atualizado e apetecível aos leitores.
 
Nem sempre correu bem. Com altos e baixos e com tentativas e erros, fui aprendendo algumas coisas que hoje estão a dar resultado e a fazer este blogue crescer com novos leitores todos os dias.
 
Como deu tão certo para mim, hoje partilho 10 dicas incríveis que vão ajudar o seu blog a crescer!

Dicas que vão ajudar o seu blog a crescer organicamente!

1. Investir na qualidade vs quantidade

Se acompanha o blog há algum tempo, percebeu que as publicações diminuíram significativamente durante a semana. E isto deve-se ao fato de ter escolhido publicar posts com qualidade, em vez de posts banais feitos à pressa, só para manter o blog atualizado.

Não faça isso! Esse é o primeiro erro que muitos bloggers cometem. Um bom blog, precisa de ter conteúdos relevantes para o seu público. Conteúdo de qualidade e que acrescentem valor ao seu leitor.

Não crie posts só por criar, porque isso não vai chamar a atenção deles. Prima sempre pela qualidade, assim escusa de gastar horas do seu tempo a criar posts que não vão despertar muito interesse ao seu público. 

2. Atualizar conteúdos antigos

Aqui está a chave para um blog estável a nível de visualizações. Graças aos robozinhos do google, muitos dos posts antigos chegam a novos leitores e muitas vezes já estão completamente desatualizados e sem informação relevante.

Por isso é ótimo rever as publicações mais antigas e melhorar a estrutura do post, bem como as imagens se estas já estiverem desatualizadas.

Isso vai fazer com que o leitor encontre sempre no seu blog, conteúdo correto e atualizado. 

3. Criar uma agenda de publicações

Organização é fundamental para um blog rentável. Só assim se consegue controlar tudo o que se precisa de fazer e não se deixar consumir pelo stress de fazer mil e uma coisas sozinho.

Então é importante criar uma agenda mensal com as publicações que vão estar online nesse mesmo mês. Desta forma, é mais fácil organizar o próximo mês, sem ter que correr atrás do prejuízo.

Eu uso muito o Google Calendar para me orientar melhor e planear os conteúdos do mês. 

4. Construir um banco de ideias

Manter um blog atualizado requer imenso conteúdo, mas nem sempre a inspiração ajuda nos momentos de criar um post. Daí ser muito importante criar um banco de ideias para essas ocasiões.

Para além disso, é mais fácil visualizar essas ideias e organizá-las por categorias (ex: cabelo, beleza, make up). Desta forma, consegue-se perceber quais os temas que estão a ser falados mais frequentemente e os temas que estão em falta no blog.

Pode utilizar as folhas de cálculo do google para se orientar. Lembre-se, organização é tudo! 

5. Melhores imagens

Um blog é maioritariamente visual e como se costuma dizer “os olhos também comem”. Para um post ser apelativo e despertar atenção dos leitores, deve ter imagens bonitas, nítidas e de boa qualidade.

Infelizmente a realidade é esta: se as imagens do blog forem boas, despertará muito mais a curiosidade do leitor. Nós irracionalmente somos atraídos pelo bonito e tendemos a excluir o que não nos agrada visualmente.

Mesmo que o post tenha um conteúdo relevante e bem construído, quase garantidamente que não vai ter a mesma popularidade, daquele que tem imagens bonitas.

Isto deve-se muito ao facto de o visual captar muito mais a nossa atenção. Por isso, tente melhorar as suas imagens e vai ver que vai notar a diferença. 

6. Tenha um template responsivo ou mobile friendly

Hoje em dia grande parte das pessoas visualizam os blogs através de dispositivos móveis. Não há como fugir disso! E se a experiência do usuário não for boa, ele certamente sairá mais cedo e não voltará.

Desta forma, todo o blog deve ter um template responsivo (que se adapte a qualquer visor) e mobile friendly.

Só assim a inexperiência do leitor vai ser boa, pois vai conseguir navegar no blog normalmente.

Pode utilizar o teste de compatibilidade da google para verificar se o seu template é ou não responsivo. 

7. Aprenda SEO

Esta é a palavra chave para quem tem um blog. Posts otimizados têm maior probabilidade de serem encontrados pelas pessoas quando pesquisam no google.

Tudo se deve aos mecanismos e robôs do google e por isso é muito importante aprender como ajudar as nossas publicações a alcançarem os primeiros lugares das pesquisas.

Daí ser fundamental ter atenção às palavras-chave utilizadas, onde as utilizamos, atenção aos títulos… etc.

Podem encontrar várias publicações na Internet a falar disto, ou então digam-me nos comentários se preferem que eu faça um post a explicar. 

8. Não se concentre num só assunto

Hoje em dia, cada vez mais os blogs são versáteis. Já não se cingem a um só tema. Blogs de cabelo, já não falam só de cabelo, como blogs de viagens já não falam só de viagens.

É importante ter um nicho, mas também é fundamental conseguir abrir novas portas através desse nicho. Parece confuso, mas eu passo a explicar.

Aqui no blog, falo de beleza, mas não me centro só nisso, também adoro falar sobre marketing digital e empreendedorismo.

Quem lê o meu blog são maioritariamente mulheres, muitas das quais também têm blogs e negócios online.

Então porque não aproveitar esse nicho feminino e falar de outros temas que também lhes interessam?

Depois de encontrar o seu nicho, tente abrir portas a novos conteúdos, sem nunca perder o foco do seu blog. Assim não caí na monotonia de falar sempre do mesmo. 

9. Trabalhe com o Google Analytics 

É uma ferramenta importantíssima para que consiga analisar o seu blog. É através dele que vai conseguir saber se o seu blog está a crescer ou a estagnar, quais são as publicações que estão a ter mais sucesso e que redes sociais estão a contribuir mais na divulgação das suas publicações.

Se ainda não criou uma conta, corra porque é mesmo fundamental. Não se fie nas estatísticas do blogger porque elas não são fiáveis. 

10. Divulgue nas melhores redes sociais 

Na minha opinião e pelo que puder ver da minha experiência, o Facebook já está mais do que morto e enterrado!

Se quer ter algum alcance que não seja a pagar, esqueça esta rede social. Os grupos de partilha também já não ajudam a crescer, porque tal como você, também quem partilha quer “vender o seu peixe”.

Esses grupos apenas servem para descarregar links que poucas pessoas têm interesse em ler. 

Quanto ao Instagram, a rede social do momento, é boa mas não vai trazer visualizações constantes e é uma rede social pouco virada para os blogs.

Já o Pinterest está a ser um ótima descoberta. É super indicada para quem tem blogs e consegue enviar um fluxo maior de visitantes para o blog.

Destas 3 estou a dar mais atenção à última, pois é onde encontro um maior retorno. 

No entanto, concentre-se naquela rede que está a contribuir para o crescimento do seu blog.

Bem sabemos que não se consegue sucesso em todas, por isso foque todas as suas energias naquela que está a resultar.