6 Dicas Fundamentais Para Ser Mais Produtiva Ao Trabalhar Em Casa

quarta-feira, 27 de março de 2019

Bastidores de uma GirlBoss

Trabalhar em casa pode parecer um sonho para muitas pessoas. Não ter horários fixos, ter uma maior disponibilidade para fazer as coisas que gosta e ter uma rotina totalmente criada por si. Há primeira vista, tudo parece ser fácil. Mas não é. O bom de trabalhar em casa é que você é a sua própria chefe! No entanto, requer de si muito disciplina e autocontrolo, pois sem estas duas características principais, a inércia e a preguiça acabaram por vencer. Eu garanto-lhe! 

No conforto do lar há inúmeras distracções que podem levar ao "desleixe". Facilmente liga a televisão, ou perde horas nas redes sociais, ou pior ainda, dedica todo o seu tempo às tarefas domésticas. E isso é terrível para quem quer ser mais produtivo! 

Para que tenha sucesso, terá de se comprometer a mudar, ter um foco bem definido, e muita disciplina. E entender que mesmo trabalhando em casa, terá de ter um horário de trabalho. O primeiro passo está em construir uma mentalidade mais produtiva. Deixar de lado a mentalidade que pode fazer o que quer, à hora que quer. Porque empreender em casa tem as suas vantagens, mas também requer muita responsabilidade como qualquer outro trabalho. Afinal de contas, é desse trabalho que provém os seus ganhos.



Evite pensamento como: 
- amanhã acabo... 
- depois faço... 
- fica para mais logo... 

Hoje, deixo 6 dicas que funcionaram muito bem para mim e que me ajudaram a ser muito mais produtiva ao trabalhar em casa. Acredito que se as seguir à risca, verá diferenças na sua produtividade diária.

1. Planear a sua rotina e priorizar as suas tarefas

Esta etapa é crucial. Sem planeamento, não há resultados. Planear a sua semana vai ser fundamental para conseguir organizar melhor as suas tarefas. É fundamental também priorizar as tarefas mais importantes e que devem ser feitas imediatamente. Isso irá ajudá-la a concretizar mais rapidamente aquilo a que se propôs. Siga uma hierarquia. O mais difícil, faça primeiro. Assim irá produzir mais, pois perderá menos tempo com tarefas menos importantes. 

Recomendo a utilização de listas, planners ou calendários, que ajudem a visualizar todas as tarefas que devem ser cumpridas. Seja organizada e planeie tudo ao pormenor. Assim estará mais motivada e focada naquilo que é importante.

Em baixo, deixo um Planner Grátis que fiz com todo o carinho para si. Ele tem tudo o que acho ser essencial para planear o seu dia. Basta clicar no link em baixo para receber um email com o seu planner.

Bastidores de uma GirlBoss

2. Evite interrupções no seu horário de trabalho 

Quem trabalha em casa está sujeita a muitas interrupções. E quando digo muitas, digo mesmo muitas! Para contornar esta situação, informe os seus familiares de quando está a trabalhar e qual o seu horário e intervalos. Como sua própria chefe, tem de saber fazer os seus próprios horários e criar pausas de descanso. 

Coloque de lado o telemóvel. É muito fácil perder a concentração quando ele não pára de tocar. Desligue também a Internet, assim não se distrai com as notificações das redes sociais. Reserve essas tarefas para os seus momentos de pausa e lazer. 

Fuja de aplicações que podem ser um distracção para si, como o Youtube e Instagram. Estas redes sociais são feitas para se consumir conteúdo atrás de conteúdo. Quando der por si, já perdeu uma hora de trabalho que podia ser preciosa para si.

3. Crie o hábito de acordar cedo 

Criar uma rotina de acordar cedo, é fundamental para que seja mais produtiva. Nem sempre é fácil. Confesso. Por não haver ninguém a controlar os seus horários, é muito fácil cair na tentação de ficar na cama mais umas horas, e isso pode acabar por atrasar imenso as suas tarefas. A preguiça é o pior inimigo da produtividade. E por isso não deve ceder a ela. 

Estudos indicam que é na parte da manhã que somos mais produtivos, e que o nível de atenção e concentração é maior. Aproveite as primeiras horas do seu dia para começar a produzir. Sentirá uma diferença enorme.

4. Organize o seu local de trabalho 

Trabalhar em casa requer um local organizado. Não há inspiração e motivação que resista, quando a sua própria secretaria está atolada de cadernos, canetas e anotações por todo lado. Acabará por se sentir stressada desnecessariamente. Crie um ambiente limpo, confortável e inspirador. Decore o espaço ao seu gosto e verá que se sentirá muito mais motivada e inspirada para trabalhar.
E sim, precisa de um espaço para trabalhar. Nada de trabalhar no sofá ou na cama.

5. Faça pausas e relaxe a sua mente 

Actividades prazerosas libertam endorfinas que fazem com que fiquemos mais felizes e com mais energia. Na sua rotina de trabalho, não se esqueça de implementar pausas para lazer e para relaxar um pouco a sua mente. Aproveite para ir ao café, ouvir música, passear o cão ou até mesmo fazer exercício físico. Verá que regressa com as energias renovadas e muito mais motivada e inspirada. Não se esqueça que o bom de ser a sua própria chefe, é que consegue gerir melhor os seus horários e não depende de terceiros para isso. Você controla a sua vida e a sua rotina. Aproveite as pausas para relaxar e espairecer um pouco. 

Bastidores de uma GirlBoss

6. Vista-se para trabalhar em casa 

Quem trabalha em casa tende a ter uma hábito terrível de trabalhar de pijama. Se estou em casa para quê vestir-me? Para a nossa mente entender que o dia já começou e que está na hora de espantar a preguiça. Não é preciso nada de muito formal, afinal está em casa e pode aproveitar o conforto do lar. Vista-se com algo confortável, mas que lhe indique que o seu dia já começou. O cérebro precisa destes estímulos para acordar. 



Conclusão

Trabalhar em casa é muito bom. Há imensa vantagens, principalmente a nível de horários e controlo total sobre a sua vida. No entanto, para que tudo corra bem, não deve perder o controlo das suas tarefas. Isso só lhe trará stress desnecessário e diminuição da sua produtividade. Seja focada, organizada e planeie tudo para que o seu negócio seja um sucesso!

Pin para não se esquecer!
Bastidores de uma GirlBoss




2 comentários

  1. É bem assim mesmo, trabalhar em casa e manter uma rotina de produtividade não é fácil, muito boas dicas obrigada por compartilhar vou seguir as dicas, principalmente a de não trabalhar de pijama, é o que mais faço mas nunca tinha pensado com atrapalha a concentração...
    https://www.dicasdacema.com/

    ResponderEliminar
  2. Já trabalhei em casa e posso confirmar que é difícil do que parece, é preciso ter foco... Gostei muito das dicas, a do vestir todos os dias, parece uma coisa tão insignificante, mas dá logo uma outra disposição!

    Beijinhos,

    Anita On

    ResponderEliminar

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤

Subscreva para receber todas as novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!