Google Analytics: Que importância tem e como instalar no seu blog!

quarta-feira, 20 de março de 2019

Bastidores de uma GirlBoss

Quem trabalha com um blog, sabe o quanto importante é conhecer os nossos leitores. E isso só se consegue utilizando uma ferramenta gratuita do google - o Google Analytics! Para quem ainda não teve contacto com esta ferramenta, não sabe o quanto importante ela é. É através dela que conseguimos avaliar o crescimento do blog: quantas visitas o blog recebe, de onde são essas visitas, qual a faixa etária que mais visualiza o blog, que conteúdos são mais populares, etc. Entenda, só conhecendo o nosso público, se consegue criar conteúdo que ele irá gostar.

Desta forma, esta ferramenta é uma poderosa aliada para quem quer transformar o seu blog num negócio, ou quer que o seu blog seja reconhecido profissionalmente. Ao criar uma conta no google analytics, terá acesso a todos os dados do seu blog, bem como métricas diárias e/ou mensais. Mas para quem nunca mexeu pode parecer confuso, eu percebo. Mas não perca mais tempo e crie uma conta já!

Como entender o Google Analytics e os seus Relatórios?



Depois da conta criada, vai ter acesso a um painel com vários relatórios: Tempo Real, Público-Alvo, Aquisição, Comportamento, etc. Os 3 primeiros são os mais importantes e é visualizando os resultados neles, que toda a magia acontece.

Tempo Real: 
Com este relatório, tem uma imagem do que se passa em tempo real no seu site. Quantos visitantes estão online, de onde vêm, o que estão a ler, etc. Apenas resumirei os mais importantes:

Visão Geral: Neste relatório conseguirá ver quantas pessoas estão a visitar o seu site neste exato momento, e que dispositivos estão a utilizar (computador, telemóvel ou tablet)

Localizações: Aqui conseguirá ver qual a localização do visitante. Basta clicar no país, para se conseguir ver a cidade.

Origem do tráfego: Se o visitante vem de forma orgânica ou através das redes sociais (facebook, pinterest, instagram...)

Conteúdo: Aqui conseguirá ver qual o conteúdo que o visitante está a ver no momento, bem como o link da publicação.


Público-alvo:
Neste relatório conseguirá ter uma visão geral do seu público: quantas pessoas visitaram o seu blog, número de sessões, duração média das sessões e a taxa de rejeições. Pode segmentar os resultados por dia, hora e mês. Aqui só alguns são fundamentais:

Dados demográficos: Neste relatório consegue analisar os dados demográficos do seu público: género e idades.

Interesses: Que tipo de interesses tem o seu público. Os temas ele procura e consome mais.

Geográficos: De que país vem os seus leitores e avaliar a predominância linguística do seu público.

Dispositivos móveis: Que dispositivos estão a utilizar para visitar o seu blog (computador, telemóvel ou tablet)


Aquisição:
Neste relatório, consegue-se ver porque meios os visitantes alcançam o seu blog: procura orgânica, social ou link direto. Ao carregar na barra do social, poderá ver que redes sociais funcionam melhor para o seu blog e quantas visitas teve devido a elas.

Para iniciantes, estes são os relatórios mais importantes a serem avaliados. No inicio pode parecer bem confuso, mas ao mexer vai perceber como é prático e fácil. Esta ferramenta deve ser avaliada regularmente, a fim de saber as preferências do seu público e de que redes sociais recebe mais tráfego. Só assim consegue investir bem o seu tempo naquelas redes sociais que lhe estão a dar mais retorno e a produzir conteúdo que os seus leitores vão gostar.


Como instalar o Google Analytics no seu Blog


(Blogger)

Primeiro de tudo, precisa de criar uma conta no Google Analytics. Para criar a conta clique em "criar conta" e o google vai pedir algumas informações, tais como: o nome do seu blog, a url dele e qual a categoria em que se insere, fuso horário, etc.

Por fim, clique no botão azul em baixo para obter o ID de acompanhamento e depois de aceitar os termos do serviço, aparecerá o código de acompanhamento do seu site, ou seja um script. Copie esse script e cole no código raiz do seu blog. Para isso, precisa ir ao painel do blogger -» tema -» editar html. Depois cole esse script logo abaixo de <head> que está bem no começo do código.

Feito isto, retorne novamente à página do google de onde copiou o script e copie o ID de acompanhamento que está bem no inicio (ex: UA- 109372...). Volte ao painel do blogger, clique em Definições -» Outros e onde diz Google Analytics lá em baixo, cole o código que copiou. Feito isto, guarde e já terá o google analytics a funcionar corretamente no seu blog ao fim de 24 a 48h!


(Wordpress)

Primeiro de tudo, precisa de criar uma conta no Google Analytics. Para criar a conta clique em "criar conta" e o google vai pedir algumas informações, tais como: o nome do seu blog, a url dele e qual a categoria em que se insere, fuso horário, etc.

Por fim, clique no botão azul em baixo para obter o ID de acompanhamento e depois de aceitar os termos do serviço, aparecerá o código de acompanhamento do seu site. O código terá esta aparência (ex: UA- 109372...). Copie este código e vá ao painel do wordpress.

Clique em Plugins -» Adicionar Novo -» pesquise pelo Plugin que deseja, faça o download e ative. Feito isto, vá a Insights -» Settings e cole o seu ID de acompanhamento (ex: UA- 109372...) onde diz para inserir manualmente o código UA. Feito isto, guarde e ao fim de 24h a 48h começará a receber os primeiros resultados.

Pin para não se esquecer!

Ajude este conteúdo a chegar a mais pessoas! Compartilhe este post nas suas redes sociais.

Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário? Deixe aqui nos comentários.




Enviar um comentário

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤

Subscreva para receber todas as novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!