5 Dicas de como se tornar uma Autoridade no seu Nicho!

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Bastidores de uma GirlBoss

Para que um blog ganhe alguma notoriedade entre as pessoas, é preciso que ele conquiste a confiança do seu público. E isso só se consegue, se o autor mostrar que é um expert no assunto! Ninguém vai seguir as recomendações de pessoas que não confia, e que não se mostrem como uma autoridade no assunto que abordam. Por isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança com os seus leitores, mostrando sempre que você percebe do que está a falar e que é um entendido no assunto. Só assim, os seus leitores o verão como uma autoridade!

Contudo, ser-se visto como uma autoridade no seu nicho nem sempre é fácil e rápido. Essa visão vai-se construindo com o passar do tempo e com muito conteúdo criado.
Agora que já sabe como é importante ser uma referência no seu nicho, deixo em baixo 5 dicas que vão ajudá-la a conquistar mais facilmente a sua autoridade.

1. Escolha um nicho que domine

Antes de criar o seu blog, tem de pensar bem no nicho que vai escolher. Tem de ser um nicho que você domine e que goste imenso de falar. Evite ao máximo nichos que não se identifiquem consigo. Eu por exemplo, não me vejo a criar conteúdo para o nicho de desportistas porque eu simplesmente não percebo nada do assunto. 

Sei que no inicio é difícil encontrar um nicho especifico e por vezes a tentação de falar de outros assuntos é maior. Mas tente focar-se apenas num assunto. Só assim conseguirá alcançar alguma autoridade. Como por exemplo: neste blog não vou falar de moda e beleza, pois o meu nicho não é esse. E se quero crescer e ser uma referência, não posso andar constantemente a mudar de nicho.

Outra coisa que muitas pessoas pensam antes de criar um blog, é que há nichos mais lucrativos do que outros e isso não é bem assim. Todos sabemos que o nicho de moda e beleza rende muito dinheiro, mas há tantos outros que não imagina: culinária, finanças, marketing digital, lifestyle, decoração, artesanato, casamento, maternidade, jardinagem, empreendedorismo... e por aí adiante. 
Escolha falar daquele que mais entende e gosta. Não pense primeiro nos ganhos. Isso virá como acréscimo do seu trabalho. Escolher um nicho, a pensar nos ganhos, é um tremendo erro!

2. Crie conteúdo de qualidade

Se quer ser vista como uma referência no seu nicho, tem obrigatoriamente de produzir conteúdo de qualidade e que agregue valor os seus leitores. As pessoas andam constantemente à procura de soluções para os seus problemas e procuram pessoas que consigam sanar os seus problemas. 

Você tem de ser essa pessoa! A pessoa que entende de um assunto e está disposta a ajudar com a sua informação / experiência / ensinamentos. Para isso, precisa de criar conteúdos ricos e de elevada qualidade que ajudem a resolver os seus problemas. Isso ajudará a tornar-se numa autoridade perante os seus seguidores e a ganhar a confiança deles.

O ciclo é este: A pessoa procura informação na Internet. Se a informação que encontrou for boa e de qualidade, ela fica esclarecida e satisfeita. E provavelmente voltará para saber mais sobre o assunto porque confia nas informações do blog.

Se a informação que encontrou for medíocre, de certeza que ficará com má imagem de quem a criou e não confiará nela.
Tudo se resume a ganhar a confiança dos leitores, de forma a se tornar uma autoridade para eles. Para conseguir isso, precisa de produzir conteúdos de qualidade que mostrem que é uma Expert no assunto!

3. Crie um relacionamento sincero com o seu público

Um bom relacionamento com o público é fundamental para que consiga alcançar autoridade no seu nicho. A maneira como o seu publico a vê, vai dizer muito do seu trabalho. Tente criar uma relação de empatia e confiança. Tudo se resume a essas duas palavras.

Seja autentica e sincera. Mostre interesse em aproximar-se do seu público, interagindo e conversando com ele. Deixe que as pessoas se identifiquem com a sua maneira de ser.
Não seja apenas a pessoa que produz conteúdo, mas sim a pessoa que cria uma relação de amizade com o seu público. Isso atrai imenso as pessoas e ajuda a fidelizar muitas delas. 

Não se esqueça: é ao fidelizar o seu público que se tornará uma autoridade no seu nicho!

4. Interaja nas suas redes sociais

Uma forma de se conseguir aproximar mais do seu público, é utilizando as redes sociais onde eles estão mais presentes. Tem aí uma excelente oportunidade para criar mais afinidade com as pessoas que a seguem. Aproveite para partilhar mais de si e do seu mundo, Por norma, as pessoas têm imensa curiosidade em saber quem está por detrás do blog que gostam.

Não se preocupe com os números. Para conseguir ser uma autoridade no seu nicho, conta muito mais a interacção que o seu público tem consigo, do que com os números propriamente ditos. 
Ser uma autoridade é mais que números, é ser capaz de influenciar os seus seguidores. Sejam eles 10 ou 1000.

+ Leia também: Como Tirar Fotos de Qualidade Para o Instagram: 7 Truques para Arrasar Mesmo Sendo Iniciante

5. Ofereça ferramentas que vão ajudar o seu leitor

Umas das melhores formas de ajudar quem nos visita, é oferecer algo. Não se fixe apenas nos posts do blog. Tente sempre criar algo mais para ajudar o seu público a alcançar os seus objectivos! Pode ser planners, cursos, ebooks... produtos relacionados com o seu nicho.

Anteriormente, falei de 5 maneiras incríveis de ganhar dinheiro com o blog, onde referi algumas ideias de produtos digitais para vender. No entanto, é sempre uma boa aposta, de vez em quando, oferecer conteúdo gratuito para fidelizar o seu público. 

Eu mesmo estou a disponibilizar gratuitamente um planner diário, para parabenizar os meus leitores ao subscreverem o blog. Se quiser receber este planner, é só subscrever o blog.

Bastidores de uma Girl Boss

Espero que estas dicas a ajudem a se tornar uma autoridade no seu nicho!
Até ao próximo post.
Kiss, Kiss*

Ajude este conteúdo a chegar a mais pessoas! Partilhe este post nas suas redes sociais.

 Pinterest
 Instagram



Enviar um comentário

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤

Subscreva para receber todas as novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!