Como Tirar Fotos de Qualidade Para o Instagram: 7 Truques para Arrasar Mesmo Sendo Iniciante

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Bastidores de uma Girlboss

O Instagram hoje em dia, é uma das ferramentas de marketing mais vantajosas para quem tem um negócio. Se antes ele era uma mera rede social, onde se partilhava com amigos apenas selfies e partes do nosso dia a dia, com o tempo e com o aumento do número de pessoas a utilizarem esta rede social, foi-se tornando gradualmente uma ferramenta de marketing fabulosa. Já se apercebeu quantas lojas têm perfis no Instagram? Este boom não é de agora, mas mostra bem como o Instagram é uma montra importante para o seu negócio.

Mas ter um perfil no Instagram não chega. Para conseguir que a sua conta seja um sucesso, precisa de ter em conta determinados fatores. Um deles é a qualidade das fotos que publica. Para se destacar no meio de milhares de perfis, precisa de apostar em fotos de qualidade que chamem a atenção do leitor e que mostrem a sua essência. E não se preocupe. Não precisa de equipamentos de topo, nem ser nenhum profissional de fotografia para o conseguir.



Vamos aprender como deixar as suas fotos mais bonitas?

Pin para não se esquecer!
Bastidores de uma GirlBoss


1. O equipamento para fotografar não precisa ser profissional
  
Muitas pessoas lastimam-se por não conseguirem tirar fotos de qualidade, somente porque não têm uma máquina de fotografar profissional. Mas isso não é desculpa. Eu mesmo trabalho apenas com a câmara do meu Iphone e tenho estado muito satisfeita. Quando o dinheiro não abunda, utilize as ferramentas que tem e tente fazer o melhor possível. 

Hoje em dia as câmaras dos telemóveis já têm bastante qualidade e são ótimas substitutas das lentes profissionais. Não se esqueça que o telemóvel anda consigo para todo o lado, logo não deixe escapar fotos incríveis só porque a lente é teoricamente mais fraca. 

2. Limpe sempre a câmara antes de fotografar 

Como falei em cima, a maioria das pessoas ainda utiliza o telemóvel para fotografar. Mas como é um equipamento que mexemos muito durante o dia, é provável que a lente da câmara fique suja com gordura e dedadas. Essa sujidade vai traduzir-se em fotos com fraca qualidade. Tenha sempre o cuidado de limpar a lente muito gentilmente e de escolher um tecido delicado para não a riscar . 

3. Inspire-se antes de fotografar

Inspiração é tudo, no que diz respeito à fotografia. Quanto mais se inspirar, mais facilidade terá de criar as suas próprias fotos. Eu adoro inspirar-me no meu álbum do Pinterest que criei especificamente para inspiração e no meu Tumblr que adoro. Não há qualquer problema em recriar uma foto que gostou, afinal de contas não vai ser igual. Tire ideias dos ângulos que mais gosta, das composições que ficam melhores, etc. Inspire-se, estude e recrie fotos que gosta. Em baixo, deixo-vos um exemplo.

Bastidores de uma GirlBoss

4. Crie uma boa composição 

Uma boa disposição com os vários elementos de uma foto, é tudo! Saber dispor os objetos de forma harmoniosa e bonita, valoriza muito mais a sua foto e dá um ar mais profissional. Use e abuse de vários objetos que tem pela casa. Não precisa de investir muito, use acessórios de papelaria, revistas, acessórios de moda, como óculos, relógios, make up. Tudo o que tiver à mão e que se enquadre bem no propósito da sua foto. 

Aqui é preciso também um pouco de criatividade. Dê asas à sua imaginação e teste. Por vezes temos a sensação que aquela composição é a correta e depois da foto tirada, vemos que não. Nesta etapa também entra muito a inspiração. Inspire-se em fotos que quer recriar, e tome atenção aos pormenores da foto. Os elementos que usam, a paleta de cores escolhida, os ângulos usados, os acessórios escolhidos para a composição, etc.



Não se esqueça também de verificar tudo ao seu redor e que pode interferir na fotografia. Chão sujo, fios soltos, cama por fazer, louça suja, etc. Aconselho a arrumar todo o espaço onde vai fotografar, para que não ocorram percalços na sua sessão. Um espaço limpo é muito mais inspirador e vai reduzir as chances de aparecerem objetos estranhos na foto. 

5. Tenha atenção à iluminação 

Um boa iluminação é essencial para uma foto de qualidade. Escolha um espaço bem iluminado, preferencialmente com luz natural. Perto de uma janela, na rua, numa varanda, em espaços em que a iluminação natural entre com facilidade. Não se esqueça que a iluminação é o ponto chave da sua fotografia. Ela faz com que a foto fique mais nítida e com os detalhes mais visíveis. Por isso, evite espaços sombrios e escuros. 

Eu já tentei utilizar luz artificial para tirar as minhas fotos, mas mesmo assim continuo a preferir a luz natural. Por isso, escolho algumas horas do dia, para tirar algumas fotos. Mas se for impossível para si, pode utilizar um pequeno candeeiro, uma lanterna, um refletor de luz caseiro com papel de alumínio...
As hipóteses são imensas, mas sempre que possível, prefira a luz natural. Vai notar a diferença!




6. Fotografe em vários ângulos e evite o zoom

Quando fotografar tente tirar as sua fotos de ângulos diferentes. O ângulo certo é a chave para uma foto perfeita. Teste vários ângulos e escolha aquele que mais valoriza a sua foto. Não se acanhe ao tirar fotos, tire muitas pois apenas uma ficará perfeita. 

Outra recomendação que dou, é evitar utilizar o zoom. Ele faz com que a foto fique com menos qualidade. Tente aproximar mais a câmara do objeto ao invés de utilizar o zoom.

7. Trabalhe na edição 

Depois da foto tirada, o último passo é editá-la. Acredite, a edição é tudo numa foto. Uma foto feia, pode-se tornar numa foto bonita com apenas alguns toque na edição. Mas tenha atenção para não abusar muito, pois pode correr o risco da foto parecer demasiado editada. 

Hoje em dia, há muitas aplicações que nos ajudam a editar as fotos sem muito esforço. Já referi aqui no blog 5 aplicações que usei para editar fotos do Instagram, mas hoje em dia uso apenas uma: o Lightroom.

Bastidores de uma GirlBoss

Este programa tem feito maravilhas nas minhas fotos. É super fácil e rápido de utilizar pois já tenho um preset definido. Depois é só ajustar consoante a foto. 
Se ainda não tem um preset que goste, há imensos perfis no Instagram que facultam presets gratuitos: @Bohopresets, @Presetsbyju, @Jbpresets, @Kittypresets... Basta visitar esses perfis e escolher um preset que se adapte melhor ao seu feed. 

Conclusão:
Hoje em dia, ter uma conta no Instagram é muito vantajoso para quem tem um negócio. Publicar fotos bonitas, com qualidade e que se enquadram no feed ajuda muito. E para o conseguir não precisa de ir muito além. Com um simples telemóvel e seguindo as dicas que referi em cima, consegue fotos fantásticas sem gastar quase nada.

Leitura Recomendada: 

Como Adicionar um Link nos Stories do Instagram com menos de 10k.

Até ao próximo post.
Kiss, Kiss*



4 comentários

  1. Essa foto ficou muito linda. Antigamente eu amava tirar fotos para o insta, vivia olhando inspirações e pesquisando sobre app novos. Hoje em dia dei uma parada, mas pretendo voltar a ser mais ativa lá, amei as suas dicas. Eu usava o lightroom, mas desinstalei há uns dias, pois estava postando fotos sem edição, mas estou pensando em voltar a usar o Vsco.

    Prazer, Jéssica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jéssica! Fico muito feliz por ter gostado das minhas dicas.
      Eu também de vez em quando vou mudando de aplicação. Já utilizei muito o VSCO e gostei bastante. Também tem filtros lindíssimos.

      Um beijinho*

      Eliminar
  2. Andreia,
    Gostei das tuas dicas, mas conheces algum site/blog que fale concretamente de ângulos fotográficos, composições, posicionamento dos objectos? A minha maior dificuldade é a encontrar ângulos! Beijinho e continuação de bom trabalho. :)

    ResponderEliminar

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤

Subscreva para receber todas as novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!