Como vencer a Procrastinação? 7 Dicas infalíveis para ter um dia mais produtivo!

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Dicas de como acabar a procrastinação de uma vez!

A procrastinação é um dos grandes inimigos de quem trabalha em casa, porque o salário ao fim do mês depende totalmente do seu esforço. Se tem por hábito adiar constantemente as suas tarefas e obrigações, isso vai influenciar negativamente o seu negócio. Como um vício, a procrastinação tende a estender-se também à nossa vida pessoal. Daí ser importante saber por um ponto final na altura que ela atacar!

Um exemplo do que me acontecia muito, era acordar muito bem disposta e focada para escrever um post para o blog, mas acabava sempre por fazer outras coisas que não aquilo que tinha pensado. Quando dava por mim, a manhã já tinha passado e tinha tudo atrasado!

Como vencer a Procrastinação? 5 Dicas infalíveis
Créditos: @feneute

É muito fácil procrastinar quando a tarefa é teoricamente mais difícil e morosa. Ao adiar frequentemente as tarefas, as chances de alcançar os seus objetivos diminuem e a frustração aparece. O sentimento de culpa aumenta e a motivação desaparece totalmente! Tudo isto gera uma carga de ansiedade enorme e um stress desnecessário.
Foi a partir daí, que decidi mudar a minha maneira de pensar e de agir. 

Se está a passar por este tipo de situação e não sabe como acabar de vez com a procrastinação, continue a ler este post e descubra 5 dicas de como escapar a ela.

Como acabar com a Procrastinação e ter um dia mais Produtivo?


Dicas de como acabar a procrastinação de uma vez!

1. Estabeleça metas e Objetivos

Estabelecer metas e objetivos é o primeiro passo para ajudar o nosso cérebro a focar-se no essencial. Ao tornar-se mais real para si, é muito mais fácil de se motivar.
Se não houver um planeamento feito, não saberá muito bem qual o caminho a percorrer para atingir os seus objetivos. É como se fosse um barco à deriva, sem rumo. 

Com um planeamento feito, todas as suas metas e objetivos estão bem definidos e sabe o que quer alcançar. A sua motivação será maior, bem como a disposição para o conseguir.

2. Crie uma lista de tarefas

Uma maneira muito boa de acabar com a procrastinação, é construir uma lista de tarefas todos os dias. Escrever num papel todas as tarefas que devem serem cumpridas facilita muito, pois consegue visualizar melhor o que fazer nesse dia. Sempre que acabar uma tarefa, risque-a da sua lista.
Para além disso, é mais uma motivação, pois quantas mais tarefas riscadas, maior é a motivação para continuar. Quando der por si, todas as tarefas que tinha para hoje estarão feitas. 

Sempre que possível anote tudo: ir às compras, fazer um post, arrumar a casa, passear o cão...etc. Não se limite só a tarefas do seu trabalho e ponha na cabeça que todas elas devem ser cumpridas hoje. No entanto, tem de ter consciência das suas limitações e não criar uma lista gigantesca que dificilmente irá cumprir.

3. Realize as tarefas mais difíceis primeiro

Este é dos passos mais importante a se fazer. Ao olhar para a sua lista de tarefas, entenda quais delas são prioridades para aquele dia. Tarefas que não podem mesmo ser adiadas. Essas devem ser feitas em primeiro lugar e nunca devem ser adiadas para depois.

Ex: se tem um compromisso com uma marca e tem de publicar um post a uma determinada hora, talvez a ida ao ginásio fique para mais tarde. 

O mesmo acontece com as tarefas mais difíceis e chatas. Depois de as concluir sentirá uma injeção de motivação e animo para continuar. Para além disso, consegue limpar da sua mente daquela tarefa super chata que tinha para fazer. Sentir-se-á mais leve e mais concentrada nas restantes tarefas.

4. Desligue o telemóvel

Se utiliza o telemóvel somente para ver as redes sociais, desligue-o já! As redes sociais são as principais causadoras da procrastinação em jovens/adultos. Já se apercebeu quanto tempo perde a ver a vida dos outros? Quanto tempo perde a ver vídeos e fotos, enquanto poderia estar aproveitando para trabalhar no que deseja?
É como um ciclo vicioso. Quando abre uma rede social, já não consegue parar mais e quando der por si, já passou imenso tempo sem ter consciência disso.

Um mau hábito que tinha e confesso (por vezes ainda tenho) é acordar e ir logo para as redes sociais. Tenho-me esforçado imenso para não voltar a fazer isso. Acabo por perder imenso tempo quando poderia estar a dedicar esse tempo a mim (ler, meditação, exercício físico).

5. Evite fazer duas coisas ao mesmo tempo

Quando estiver a realizar uma tarefa, evite ao máximo começar outra, enquanto não acabar a primeira. O acumulo de tarefas inacabadas, irá desencadear sentimentos de frustração, irritabilidade e de stress piores do que se não tivesse feito nada.
O cérebro humano não está capacitado para fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo e bem feito.

Como vencer a Procrastinação? 7 Dicas infalíveis

Prefira sempre acabar uma tarefa, para depois começar outra, pois toda a sua dedicação, empenho e motivação serão apenas dedicados a ela. Ao organizar-se desta maneira, o seu dia será muito mais produtivo e sereno.

6. Recompense-se

Uma boa forma de ultrapassar a procrastinação é recompensar-se após a tarefa.
Imagine que tem um desejo louco de comer uma fatia daquele bolo maravilhoso que fez ontem. Guarde para comer essa fatia, quando acabar a sua tarefa. É o seu prémio de consolação (risos).
Se meter em mente que só vai comer aquela fatia quando terminar de fazer o que se propôs, garanto-lhe que se sentirá mais motivada para o conseguir.

Outro exemplo: chegou ao fim do dia com todas as tarefas realizadas. Mime-se com um banho relaxante ou então com uma sessão de cinema. Algo que lhe alivie a tensão do dia.
Para além de se sentir mais feliz, vai treinando o seu cérebro a ser mais produtivo e focado nos seus objetivos.

7. Lute contra o desânimo quando ele chegar

É impossível todos os dias se sentir produtiva e motivada. Há sempre aqueles dias do mês que estamos mais em baixo emocionalmente. Nesses dias tente lutar contra o desanimo! Saia à rua, oiça música, faça exercício físico, leia um livro, medite. Simplesmente faça algo que goste e que a deixe emocionalmente mais equilibrada. 

É mais do que natural que haja dias em que precise de recuperar as energias e relaxar um pouco. No entanto, procure algo que a volte a inspirar e a ter mais disposição para fazer as suas coisas.

Estas foram as dicas de hoje. Acredito que se as seguir à risca, conseguirá aumentar muito a sua produtividade durante o dia! O que achou? 

Até ao próximo post.
Kiss, Kiss*

Ajude este conteúdo a chegar a mais pessoas! Partilhe este post nas suas redes sociais.
Siga-me no Instagram e Pinterest

+ Leia também: 6 Dicas para ser mais produtiva ao trabalhar em casa.
                            Dicas de ouro para conseguir conciliar o blog com a sua vida pessoal
                            Como se tornar uma autoridade no seu nicho.


1 comentário

  1. Excelentes dicas! A da lista de tarefas e fazer primeiro as mais dificeis é fundamental!

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤