Onde investir o seu dinheiro para criar um blog de sucesso!

quinta-feira, 23 de maio de 2019

dicas de como investir num blog

Se você abriu este post, então é muito provável que esteja a pensar profissionalizar o seu blog. Se já começou a ver o seu blog com outros olhos e quer levá-lo a outro patamar, é necessário abrir os cordões à bolsa (inevitavelmente). Se ainda é iniciante ou está meio perdido e não sabe bem onde investir para que o seu blog cresça mais rápido, respire fundo, porque vou ajudá-la a perceber onde ocorrem os maiores gastos de quem trabalha com um blog.

Onde investir dinheiro para criar um blog de sucesso!


1. Bom computador

Este é o seu material de trabalho e com o passar do tempo vai sentir necessidade de comprar um mais atualizado. Não quero dizer com isto, que o seu computador velhinho não vá dar conta do recado, mas vai ser mais difícil trabalhar com programas mais pesados como o Lightroom. Por isso aconselho sempre, se tem possibilidades compre um bom computador que dê para vários anos. Hoje em dia a tecnologia desactualiza muito rapidamente. 

Mas não desespere. Se não tiver dinheiro para comprar um computador mais recente, não se preocupe porque isso não vai atrapalhar muito o seu trabalho. Eu mesmo trabalho com o meu velhinho há muito tempo e até agora tem-me dado para os gastos. Mas confesso que já sinto necessidade de fazer um upgrade

2. Template para o blog e identidade visual

Ao criar um blog, certamente irá querer deixá-lo com a sua cara. Para isso, precisa de investir mais uns euros num bom template e numa boa identidade visual. É de conhecimento de todos que há espalhados pela Internet imensos templates gratuitos. Apenas recomendo esses, para quem ainda está a iniciar neste mundo. Fora isso, esqueça estes templates e invista num bom theme para o seu blog. 

Ao profissionalizar o seu blog, é imperativo que ele seja a sua imagem de marca. Que o leitor ao visitar o seu espaço, saiba logo de quem ele é. E isso só se consegue como uma identidade visual própria. É sempre benéfico juntar uns eurinhos e comprar um template bonito que cative o leitor, mas que ao mesmo tempo seja funcional e fácil de visualizar. Recomendo a loja Etsy. Tem templates lindíssimos tanto para wordpress como para blogger.


3. Domínio e/ou Hospedagem

Se quer que o seu blog ganhe destaque na Internet, precisa de apostar num domínio próprio. Isso dá um ar mais profissional ao seu blog e ajuda imenso a ganhar novas parcerias. Em relação à hospedagem, pode optar por uma gratuita (blogger ou wordpress.com) ou então comprar uma hospedagem externa. As vantagens disso, é que tem todo o seu trabalho alojado em servidores externos. Isso é muito bom, porque você tem o controlo total do seu blog. A titulo de exemplo, imagine que a Google decide acabar com o Blogger. Você perde todo o seu trabalho porque tem o seu blog alojado nos servidores da Google. Se alojar em servidores externos, pagos por si, isso nunca vai acontecer. Além de que um bom serviço de alojamento permite ainda backups regulares, e-mails profissionais, entre outras coisas.

Uma boa empresa que recomendo e que é portuguesa é a PTServidor. Já trabalho com eles alguns anos e nunca tive nenhum problema. É lá que compro sempre os meus domínios para os meus blogs e eles praticamente fazem tudo sem eu ter de me chatear com esta parte mais técnica. Também têm varias opções de alojamento, indicadas para quem tem um blog.

+ Ler mais: Como comprar um Domínio para o Blog: Guia Completo

4. Equipamentos de fotografia

Se tem um blog, quase de certeza que vai sentir necessidade de melhorar os seus equipamentos de fotografia. principalmente se o seu blog pertence ao nicho de culinária, lifestyle ou beleza. A qualidade das suas fotos são um fator determinante para o crescimento do seu blog. 
Se ainda está bem no inicio, a câmara do telemóvel está mais do que bom. Agora se quer profissionalizar o seu blog, precisa de investir uns bons euros em material para fotografia. E digo bons euros, porque este tipo de material costuma ser caríssimo e não está ao alcance de todos. Siga o meu conselho, se quer evoluir e deixar a câmara do telemóvel de lado, opte por comprar uma máquina fotográfica profissional em segunda mão. Normalmente o seu preço é bem mais baixo e costumam estar em muito bom estado, já que os fotógrafos costumam ter imenso cuidado com este tipo de material.

Onde investir o seu dinheiro para criar um blog de sucesso!

Outro material que vai começar a sentir necessidade de adquirir é uma Softbox e um bom tripé para as suas fotos. Quem trabalha com conteúdo digital (blog ou vídeos) precisa de apostar em fotos de boa qualidade e numa boa iluminação. Não é dos materiais que coloquei como prioridade, mas confesso que por vezes sinto a falta de uma softbox, principalmente no inverno para tirar fotos mais nítidas e com boa qualidade.

No entanto, há formas de remediar esta situação. No youtube há imensos vídeos de meninas a explicarem como fazem as suas softbox caseiras. São super simples e ajudam imenso.

+ Ler mais: Como Tirar Fotos de Qualidade Para o Instagram: 7 Truques para Arrasar Mesmo Sendo Iniciante

5. Editores de fotos e vídeo

Depois de foto tirada, precisa de um bom editor para melhorar ainda mais o seu aspeto. Eu gosto muito do Lightroom, pois ele apesar de ser pago, permite transformar totalmente uma foto. Se acha que tirou uma foto feia, experimente editá-la no lightroom. A sua foto ficará totalmente diferente. Isto claro, se souber mexer bem no programa.
Eu quando comecei com os meus blogs, utilizava editores bem simples e gratuitos. lembro-me de um que gostava imenso: o PhotoScape. Ele é muito prático e permite mexer na temperatura, iluminação, corrigir algumas imperfeições e até adicionar alguns filtros nas fotos. No entanto, com o passar do tempo, precisei de algo melhor e foi aí que passei para o Lightroom.
Já se faz vídeos, vai querer apostar em programas como o Sony Vegas Pro, Final Cut, Adobe Premiere e Filmora.

6. Cenário para fotos

Já que estamos a falar de tirar fotos, não me posso esquecer dos pequenos objetos que utilizo para compor tudo. Uma foto bonita, precisa de ter uma boa composição de objetos e para isso, precisa de investir uns cêntimos. Atenção, quando digo investir, é investir naqueles produtos de papelaria fofinhos ou em flores artificiais que ficam muito bem nas fotos. Não é para gastar rios de dinheiro, mas sim comprar uma ou outra peça decorativa que vai fazer a diferença.
Se não quiser gastar dinheiro nenhum, pode utilizar alguns materiais decorativos que tem pela casa, ou então, apostar em acessórios de moda, roupa, calçados, make up, etc. Basta puxar pela sua imaginação. No  Pinterest do blog há uma pasta para se inspirar na hora de tirar as suas fotos:



7. Programas de agendamento

Quando sentir que o seu blog está a crescer, vai-se aperceber que não consegue lidar com tudo ao mesmo tempo. O trabalho de criar conteúdo irá consumir imenso do seu tempo, sobrando pouco para a divulgação. É aqui que entram os programas de agendamento de publicações das redes sociais. 

Este tipo de programas é uma ótima ajuda porque num só dia consegue agendar todas as publicações para os próximos dias ou semanas. Eu utilizo o Hootsuite para agendar as minhas publicações, principalmente as do Pinterest que são as que me dão mais retorno. 

Nesta plataforma pode agendar todas as suas redes sociais. Se não me engano, o plano gratuito dá para 30 publicações agendadas, o que é muito bom para se iniciar neste tipo de plataforma. Mas com o tempo, verá que esse número é muito limitado e precisará de aderir ao plano pago.


8. Agendas e/ou Planners

Se está a começar um blog, prepare-se para gastar uns euros numa agenda ou planner. Isto é, se não tiver habilidade para fazer a sua própria agenda.
Ter um blog pode ser bastante exaustivo se não se souber organizar com as suas tarefas e prioridades. Como tal, ter um planner ou uma agenda que a ajude a organizar os seus dias, é fundamental para que consiga lidar com tudo sem se desmotivar. 
Eu recomendo sempre ter um dos dois, para que consiga gerir tudo com maior facilidade.

Caso não queira gastar dinheiro, disponibilizo aqui no blog um Planner Diário totalmente gratuito para anotar as suas tarefas do dia. Se quiser adquirir o planner basta subscrever o blog aqui em baixo.

Onde investir o seu dinheiro para criar um blog de sucesso!

9. Investir em Cursos

Se quer que o seu blog entre noutro patamar, precisa de estar constantemente à procura de informações que a ajudem a crescer. E não há melhor forma de aprender, do que com os cursos online sobre marketing digital, fotografia, redes sociais, etc.

O crescimento vem do conhecimento e quanto mais perceber do seu trabalho, mais fácil será para si crescer.
Por isso, sempre que possível invista no seu conhecimento próprio e aprenda não só como ganhar dinheiro com o blog, mas sim como alcançar uma maior visibilidade e notoriedade.

Conclusão:

Se não quer deitar dinheiro ao lixo, estas são as principais fontes de gasto de um blog. Aproveite para investir bem o seu dinheiro, naquilo que é essencial e que lhe vai ajudar a crescer profissionalmente. Se está a iniciar não vai precisar nada disto, mas se quer tornar o seu blog a sua principal fonte de renda, precisará sim, de abrir os cordões à bolsa.

Espero que este post a tenha ajudado a perceber onde ocorrem os maiores investimentos de quem tem um blog. 
Até ao próximo post!
Kiss, Kiss.

Ajude este conteúdo a chegar a mais pessoas! Partilhe este post nas suas redes sociais.
Siga-me no Instagram e Pinterest

                            5 Maneiras Incríveis de Ganhar Dinheiro com um Blog!




Enviar um comentário

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤

Subscreva para receber todas as novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!