Pinterest: Como Criar Pins Incríveis que Viralizam Rapidamente!

quarta-feira, 17 de julho de 2019



Quem me acompanha no blog, sabe o quanto eu amo de paixão o Pinterest. Ele é a minha plataforma de eleição para divulgar os meus conteúdos e até agora tenho tido resultados excelentes! E isso deve-se a alguns Pins que criei e que se tornaram virais muito rapidamente. Resultado: o meu tráfego orgânico aumentou brutalmente.

Se também está interessada em atrair mais visitas para o seu blog, saiba que o Pinterest é a ferramenta ideal para isso. Com um único Pin bem feito, consegue conquistar leitores para qualquer site na Internet, como blogs, canais do youtube, feed de Instagram, links de afiliados, etc. Entende agora a importância de um Pin bem construído?
Repare no exemplo em baixo. Com um simples Pin, consegui mais de 3000 visitas no meu blog!


Qual a importância de criar Pins Virais?


Conseguir criar Pins que se tornem virais é meio caminho andado para conseguir atrair mais tráfego, leads e consequentemente aumentar os seus ganhos. Entenda que Pins virais são repinados muitas vezes e isso diz ao algoritmo do Pinterest que eles são relevantes para um determinado público e o Pinterest acaba por recomendar a mais pessoas. Quanto mais repins aquele Pin tiver, mais o Pinterest recomenda ele a outras pessoas. É como um ciclo vicioso: quanto mais repins, mais chances terá esse Pin de ser recomendado pelo Pinterest a outras pessoas que procuram conteúdos idênticos.

Mas ter um Pin muito repinado não chega! O que queremos é que as pessoas cliquem no Pin e que sejam direcionadas para o nosso conteúdo. E isso só se consegue, se criar um Pin perfeito!
Ao longo dos tempos fui aprendendo e fazendo experiências, criando alguns Pins diferentes e apercebi-me que há certas características num Pin, que o tornam mais "apetecível" ao olhar e curiosidade humana.

Vamos aprender a criar um Pin Perfeito?


A Checklist do Pin Perfeito:


✓ Pins verticais sempre! 

Pins verticais captam muito mais a atenção e conseguem mais cliques. Isso deve-se ao facto do layout do Pinterest ter sido criado maioritariamente para ser visto pelo telemóvel. Logo imagens verticais ficam sempre melhor posicionadas do que as retangulares.

Para além disso, um Pin vertical consegue chamar muito mais a atenção da pessoa. As dimensões que recomendo são 800 x 1200 pixels ou 700 x 1200 pixels. No geral, pode criar o Pin com outras medidas, desde que ele seja sempre vertical e a altura seja sempre maior que a largura. 

A plataforma que recomendo e utilizo para criar os meus Pins é o Canva. Nesta plataforma, consegue criar o seu Pin muito facilmente utilizando os modelos pré-definidos pelo Canva, ou então criar um modelo com as dimensões que deseja. Ele é totalmente gratuito. Basta fazer a sua conta e usufruir desta fantástica ferramenta. 

✓ Mantenha a mesma identidade visual 

Ao criar o seu Pin deve ter sempre o cuidado de manter a mesma identidade visual do blog. Isso é importante, porque as pessoas ao visualizarem o Pin, associam esse Pin ao seu blog e reconhecem que aquele ele pertence à sua marca. Com isto, não quero dizer para todos os Pins serem iguais. Não. Pode e deve criar vários modelos, mas nunca fugindo muito à sua identidade visual.


✓ Use imagens de qualidade
 
Ninguém gosta de clicar num Pin cuja imagem tem baixa resolução. Como se costuma dizer "os olhos também comem" e por isso é fundamental criar os seus Pins com imagens bonitas e de boa resolução. Não se esqueça que o Pinterest é uma plataforma visual e o seu Pin tem de ser capaz de captar a atenção do leitor no meio de tantos Pins. 

Aqui tem duas opções: criar um Pin com fotos suas, ou com imagens gratuitas. Eu prefiro a segunda pela praticidade. 

Há vários site que gosto imenso:

✓ Escreva títulos atraentes 

Uma forma poderosíssima de captar a atenção do leitor é utilizando gatilhos mentais. Este gatilhos são frases que vão despertar a curiosidade do leitor e deixá-lo intrigado sobre o assunto. Isso irá provocar no leitor uma vontade de clicar e guardar o Pin. 

Está mais do que comprovado que títulos com gatilhos, tornam-se virais mais rapidamente. Logo use estes gatilhos a seu favor e crie um titulo irresistível!


✓ Escolha uma fonte fácil de ler 

Ao criar um título prefira sempre letras fáceis de ler. Não há nada pior do que a pessoa fazer um esforço para ler aquele Pin e não conseguir. Resultado: desiste! 

Opte sempre por um titulo com uma fonte bem legível e grande, que capte a atenção do leitor. Quanto mais fácil for de ler, mais probabilidade terá de ele ser guardado e futuramente repinado.
Outra coisa muito importante é destacar a palavra-chave (palavra mais importante). Pode fazê-lo utilizando outra cor, diferenciando a palavra-chave do resto do texto ou colocando um fundo de de cor diferente. Estas são as maneiras que mais gosto. 

No entanto, há outras formas. Se preferir pode colocar em negrito, colocar outro tipo de fonte para diferenciar, colocar em caps lock ou então aumentar o tamanho da letra apenas na palavra-chave. 
Não importa como o faz, o que importa é que fique bem destacada do resto do texto!

✓ Inclua sempre o link do seu site 

Outra coisa importante que não deve ser esquecida, é colocar sempre o link do site no Pin. Por algum motivo o Pin sai para a Internet e qualquer pessoa o pode utilizar como sendo seu. Já vi isso a acontecer! Tenha cuidado com isso e identifique sempre o conteúdo criado por si. 


✓ Guarde o Pin usando a palavra-chave 

O SEO não funciona só num blog, funciona também em plataformas como o Pinterest. Por isso, sempre que criar a sua imagem e a for guardar no seu computador, não se esqueça de dar um nome correto ao ficheiro. Nada de guardar a imagem como 27_4949.jpg. Nesta etapa deve sempre inserir as palavras-chave do seu conteúdo. 

Não se esqueça, que milhões de pessoas procuram diariamente informações no Google. Se a sua foto for guardada com um nome esquisito, de nada lhe servirá. Nunca será encontrada porque ninguém procura por números.

✓ Crie uma boa descrição do seu Pin
 
Depois de criar o seu Pin e de ter feito todos os passos que referi em cima, está na hora de criar uma fantástica descrição para ele. É aqui que deve vender o seu peixe e despertar mais uma vez a curiosidade do leitor. 

Lembre-se de incluir na descrição as palavras-chave que as pessoas estão a procurar no momento. Isso vai fazer com que o seu Pin seja mais facilmente encontrado no smart feed (feed com Pins recomendados pelo Pinterest) e repinado por mais pessoas.

Espero que tenha gostado das dicas!
Não se preocupe se os seus primeiros Pins não ficarem tão bonitos como esperava. Tudo isto requer prática e com o tempo vai-se tornar uma expert em criar Pins!
Não se esqueça: "A prática leva a perfeição, e o erro à excelência"

Ajude este conteúdo a chegar a mais pessoas! Partilhe este post nas suas redes sociais.






Enviar um comentário

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤

Subscreva para receber todas as novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!