Como conseguir tráfego gratuito e qualificado para o seu blog?

segunda-feira, 19 de agosto de 2019


Hoje em dia, os blogs transformaram-se numa ferramenta poderosa de trabalho. Há que consiga se sustentar apenas com o trabalho feito no blog, no entanto não é tarefa fácil.  Para conseguir extrair algum rendimento dele, precisa de leitores que estejam verdadeiramente interessados no seu conteúdo, produto ou serviço oferecido. E para conseguir atrair esses leitores, precisa de encontrar formas de gerar tráfego orgânico e qualificado para o seu blog

Por outras palavras, para que consiga retirar algum rendimento do seu blog, precisa de ter uma audiência que seja interessada naquilo que fala. Só assim vai conseguir, transformar essas visitas numa renda mensal. 


Pense comigo, todos os blogs recebem visitas, mas nem todos recebem tráfego orgânico e qualificado. E porquê? Porque muitas vezes, o leitor apenas entra no blog porque uma publicação sua lhe chamou a atenção nas redes sociais, e não porque está verdadeiramente interessado nos seus conteúdos.
Resultado: o leitor vai embora e não volta mais. Isso acontece muitas vezes, mas esse tipo de leitor não nos interessa. Interessa sim, atrair aquele leitor que procura determinado conteúdo! 

E há algumas formas de conseguir esses leitores que nós queremos.


As melhores formas de conquistar tráfego orgânico e gratuito para o seu blog!



✓ SEO


Estar bem posicionado nas primeiras posições do ranking do Google, é o sonho de qualquer criador de conteúdo. Não é verdade? Conseguir que os seus artigos apareçam na primeira página do Google, é um "empurrão" fantástico para o sucesso do seu blog.

E porquê? 

Porque todos os dias, milhões de pessoas procuram no Google por informações. Imagine agora, os seus conteúdos estarem nas primeiras páginas. A enxurrada de tráfego orgânico e qualificado que não irá ganhar, só por ter feito um bom trabalho de SEO no seu blog.

Se está interessada em aprender mais sobre SEO aconselho imenso a leitura destes dois artigos:



Nestes artigos, ensino todas as técnicas para tornar o seu blog mais amigável para o SEO. São técnicas que todos os dias implemento no meu blog e que me têm ajudado imenso a crescer e a alcançar mais visitas todos os meses.

Veja estes resultados:



Em apenas uma mês, consegui quase 40 mil visitas no meu blog. Tendo em conta que o criei apenas à 5 meses, acho esse número muito bom!

Essas visitas vêm maioritariamente do Pinterest e do Google, logo mostra que o trabalho de SEO que tenho feito está a dar resultados.

Por isso, invista muito nos seus conhecimentos de SEO e verá que vai conseguir atrair pessoas que procuram especificamente no Google aquilo que oferece. A isto chama-se conseguir tráfego orgânico de qualidade.


✓ Pinterest


A segunda melhor maneira de conseguir tráfego gratuito e qualificado para o seu blog é através do Pinterest. 

Ainda há quem não acredite, mas a realidade é mesmo essa. O Pinterest é a segunda maneira mais fácil de atrair leitores para os blogs. Por aqui já me deve ter ouvido falar muito desta plataforma. E já deve estar farta de saber que eu adoroooo o Pinterest. Não fosse ele, ser a minha fonte nº1 de tráfego



Tal como o Google, o Pinterest também é uma ferramenta de procura, utilizada por milhões de pessoas todos os dias. Um tanto diferente do Google porque o Pinterest é mais visual, mas a sua essência é a mesma. São ambos "mecanismos de procura" utilizados diariamente por pessoas para procurarem informações.

Se quer aprender a utilizar o Pinterest e obter resultados idênticos aos meus, leia Como Utilizar o Pinterest Para Aumentar o Tráfego do Blog e aprenda todos os truques que ajudaram a impulsionar a minha conta do Pinterest. 

Aprenda também a Criar Pins Incríveis que Viralizam Rapidamente e consiga mais de 3000 mil visitas com um único PIN!

✓ Email marketing


A terceira melhor maneira de conseguir tráfego orgânico e qualificado para o seu site, é através de email marketing. Conseguir uma lista de emails, é uma das formas mais fáceis de conseguir atrair mais tráfego e resultar em mais conversões. 

Imagine esta situação: se o leitor lhe faculta o seu email, é porque está verdadeiramente interessado no seu conteúdo, produto ou serviço. Aproveite para manter um contacto mais próximo com ele e estabeleça uma relação de confiança. Só assim conseguirá que ele compre o serviço ou produto que está a oferecer. Se ainda não está a trabalhar com email marketing, aproveite para começar já.


E agora pergunta-me: e as redes sociais não trazem tráfego para um blog?


Muito pouco. A verdade é essa! Para conseguir alimentar um blog, não se pode focar principalmente nas redes sociais. 

Elas foram desenhadas para manter os seus utilizadores lá. Vou-lhe dar o exemplo do Instagram e Facebook. Cada vez é mais difícil levar as pessoas de lá, para os nossos blogs. Falando do Facebook, se não pagar por publicações patrocinadas, não vai conseguir alcançar nenhum público. Já no caso do Instagram, há a opção de colocar um link no seu perfil, ou então, quem tem mais de 10k tem a opção do "arrasta para cima" . Em ambas as opções, é uma luta para conseguir que os leitores saiam de lá para os nossos blogs.

A meu ver, as redes sociais são plataformas onde se partilha conteúdos que "desaparecem" ao fim de umas horas e já não alcançam quase ninguém. Para manter um blog vivo, isso não serve. É preciso apostar em plataformas como o Pinterest, em que o conteúdo partilhado, vai ganhando relevância e popularidade ao longo de semanas e meses.

Para que compreenda como o Pinterest é fantástico, os meus primeiros pins ainda recebem visitas e partilhas, e todos os dias recebo novos leitores através deles. 

Aproveite para me seguir por lá também!



Conclusão:

Há varias formas de atrair tráfego para o seu blog ou negócio. No entanto, vale ressaltar que as melhores formas são as orgânicas. São essas visitas, as mais indicados para um blog que se quer profissional e rentável. Por isso, o meu conselho é: estudar muito de SEO, criar já uma conta no Pinterest e construir uma boa lista de emails!

Contudo, estude e perceba qual a forma que mais lhe traz vantagem e foque-se nela. Dou-lhe o meu exemplo: uma das formas que mais me traz visitas orgânicas é através do Pinterest, logo procuro melhorar e investir mais o meu tempo nele.

Uma boa forma de analisar de onde vêm as visitas do seu site/blog é através de uma ferramenta que o próprio Google disponibiliza gratuitamente: o Goolge Analytics.

Se ainda não sabe como trabalhar com ele, leia este artigo "Google Analytics: Que importância tem e como instalar no seu blog!"

Caso tenha alguma dúvida, deixe a sua questão nos comentários!
Até à próxima publicação.
Kiss, Kiss*



Enviar um comentário

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤

Subscreva para receber todas as novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!