O que é um Mídia Kit e para que serve? (+ modelo gratuito)

sábado, 24 de agosto de 2019



Criar um Mídia Kit pode ser algo bastante confuso, principalmente ser for ainda iniciante. Há ainda quem não saiba muito bem o que colocar lá, os valor a pedir pelo seu trabalho ou então a forma correta de apresentar esse Mídia Kit às marcas.

A pensar nisso, decidi criar este artigo e explicar tudo o que não pode faltar num Mídia Kit perfeito. Preparada?

O que é um Mídia Kit e porque deve criar já o seu!


O Mídia Kit nada é mais do que o "currículo" do seu blog, canal do youtube ou rede social no qual trabalha. Existem diferentes tipos de Mídia Kits. Uns indicados mais para blogs, outros mais para as redes sociais. O único diferencial é o seu conteúdo, mas no geral todos obedecem às mesmas regras.

Ao criar o seu Mídia Kit, está a criar um currículo digital, onde estão incluídos dados estatísticos do blog, um pouco sobre si e sobre o blog, uma foto sua, opinião dos leitores e o mais importante, as várias formas de colaboração que pretende realizar com as marcas e o respetivo valor. Pode também incluir gráficos e exemplos de posts que tiveram bastante sucesso.

Afinal das contas, o Mídia Kit serve para se vender às marcas e por isso deve conter as melhores informações sobre o blog. Não fique envergonhada por vender o seu peixe. Só assim conseguirá atrair alguma atenção das marcas.


Que informações deve conter o meu Mídia Kit?


✓ Informações sobre o blog: É nesta etapa que deve fazer uma breve apresentação do seu blog. Explique porque criou o blog e qual nicho ele pertence. Fale da frequência de posts que faz e da reação dos seus leitores a eles. Tem de mostrar como o seu blog é importante para a sua audiência.

✓ Informações sobre si: Nenhuma marca vai querer fazer uma parceria consigo, se não sabe nada da pessoa que escreve o blog. Fale um pouco de si, de como começou a escrever e o porquê. Não exagere nesta etapa. O foco principal é o seu blog.

✓ Estatísticas: É aqui que aparece a verdade nua e crua - os valores estatísticos do seu blog. Só os consegue obter se tiver o Google Analytics. Por isso, se ainda não tem contra, crie uma o quanto antes.


Nesta etapa, é importante mostrar as suas visualizações diárias e mensais, o número de sessões, número de novos utilizadores e a duração média da sessão. Para além disto, também é importante falar um pouco sobre a sua audiência: idades, sexo, posts que mais gostam, idioma e localização.

Com estes dados a marca conseguirá analisar o seu tipo de público, e decidirá se o seu público se enquadra com os valores da marca.

✓ Redes Sociais: Mostre as redes sociais em que está presente. Deve também informar o número de seguidores, número de visualizações e likes de cada uma.

✓ Opiniões sobre o seu blog: Uma coisa que gosto imenso de colocar num Mídia Kit é opiniões externas e imparciais sobre o meu trabalho. Isso ajuda imenso a marca a decidir se quer avançar para a parceria ou não. Essas opiniões podem ser excertos de comentários deixados no blog ou redes sociais. Opte por comentários que mostram como o seu conteúdo é importante para o leitor. As marcas valorizam imenso isso.

✓ Tipo de parcerias que está disposto a fazer: Nesta etapa deve explicar que tipos de trabalhos está disposto a fazer: publipost, banners, permutas, presenças em eventos, sorteios...etc. Cabe a si decidir os preços que irá cobrar por cada método de trabalho.

Em baixo deixo, duas calculadoras criadas pela Lona Sernaiotto que te vão ajudar a calcular em média os seus valores. No entanto, os valores vão depender muito de quantas horas de trabalho vai ter, da sua autoridade no assunto, do número de seguidores das redes sociais, etc.


✓Contacto: Por último, coloque os seus contactos para que a marca possa entrar em contacto consigo.


Qual a maneira correta de enviar o meu Mídia Kit?


A maneira correta, é enviar junto com uma proposta de parceria. A maioria das marcas têm os seus e-mails no site. Basta ir lá e retirar. Entre sempre em contacto com as marcas por email. É a forma mais profissional de se fazer. Nessa altura, a sua proposta deve sempre ir acompanhada do seu Mídia Kit anexado no email.

Pode acontecer também, de as marcas entrarem em contacto consigo e pedir o seu Mídia Kit. Neste caso, deve agradecer o interesse e enviar o Mídia Kit como solicitado o mais rapidamente possível. Não é agradável deixar a marca à espera.

Modelo de Mídia Kit Gratuito para Download



E agora chegou a melhor parte. Construí este modelo de uma única página com todo o carinho para si.

Vai conseguir alterar tudo! Cores, títulos, imagens, fontes, tamanhos...etc. Só precisa de ter instalado no seu computador o Powerpoint. Optei por criar através dele, porque sei que nem todas as pessoas se sentem à vontade para trabalhar com programas como o Photoshop. Assim vai conseguir atualizá-lo sempre que quiser.

Atenção: Não se esqueça, de quando enviar o seu Mídia Kit ser no formato PDF! Siga o meu conselho: guarde sempre o original para futuras alterações e faça uma cópia no formato PDF para enviar às marcas.

Se quiser utilizar este produto, precisa de clicar em baixo para fazer o download. Mas antes, gostaria de deixar algumas explicações:

- É estritamente proibido a comercialização e/ou distribuição deste produto. Se o fizer incorre num crime!
- Este template só pode ser editado num computador que tenha instalado o Powerpoint.
- A imagem da foto de perfil é meramente ilustrativa. Não acompanha o modelo. Tem de colocar uma foto sua. Para o fazer, basta clicar em cima do "circulo cinzento" e ir ao menu superior onde diz "preenchimento da forma" e escolher a opção "imagem".

Espero que goste. E não se esqueça de me dizer o que achou do modelo aqui em baixo! Vou gostar muito de saber.
Kiss, Kiss*





2 comentários

  1. Af, estava bem perdida sobre fazer meu mídia kit, obri pela explicação bem beleza! Já baixei e vou fazer o meeu <3

    ResponderEliminar

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤

Subscreva para receber todas as novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!