Ainda vale a pena ter um blog em 2019? (opinião sincera!)

terça-feira, 3 de setembro de 2019



Transparência: "Este artigo contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar clicando nesses links, poderei ganhar uma comissão sem nenhum custo adicional para si."

Ainda vale a pena ter um blog? Esta é uma das perguntas que mais recebo. Com o crescimento muito rápido das redes sociais, muitas pessoas se questionam se vale a pena investir tempo e dinheiro num blog, ou se é preferível dedicar todo o seu esforço numa rede social.

É de conhecimento de todos nós, que há muitas pessoas que estão a conseguir lucrar e avançar com os seus negócios nessas plataformas e a conseguir ganhar um bom dinheirinho. Esse rendimento vem muitas vezes de parcerias, marketing de afiliado, venda de produtos e infoprodutos... etc. 

Para ter bem uma noção, o número de lojas virtuais no Instagram explodiu imenso nestes últimos anos, o que torna cada vez mais apetecível aos olhos das pessoas criar também uma "lojinha" e começar assim o seu próprio negócio.

No entanto, eu pergunto-me: Até que ponto, confio nessas redes sociais para serem a "base" do meu trabalho?

Serão essas redes sociais seguras para criar o meu negócio do zero?

Na minha humilde opinião, não! Nunca o foram e nunca serão. As redes sociais não passam de plataformas cujo sucesso está garantido num limite de tempo muito curto. Vejamos desta forma:

Quem não se lembra do Facebook quando apareceu. Era a febre do momento e todos nós andávamos super viciados nele. Lembro-me bem das horas que passava a jogar FarmVille - altura em que o Facebook estava no seu auge de crescimento. Mas como toda a rede social, o Facebook acabou por cair um apouco no esquecimento (morrer mesmo) quando surgiu o Instagram!

Hoje em dia a moda é o Instagram. Apesar de ambas as redes sociais pertencerem ao Mark Zuckerberg, o Instagram está a crescer a olhos vistos, o que leva as pessoas a afastem-se mais do Facebook.

Primeiro: como o Facebook surgiu primeiro, as pessoas já estão cansadas da plataforma. Segundo: por não terem controlo da plataforma (quem dita as regras é o Facebook) as pessoas começaram a perder o alcance das suas publicações. Agora a única solução é investir em anúncios pagos. E terceiro: surgiu uma nova rede social, o Instagram. Ou seja, uma novidade. E as pessoas adoram novidades e correm para elas!


Tendo tudo isto em consideração, sim, ainda vale muito a pena ter um blog!


Ao criar um blog, está a criar os alicerces do seu negócio online. Um lugar só seu, cujas regras são ditadas por si. Aqui não há interferência de terceiros. 

Nunca se pode esquecer, que nas redes sociais as "regras do jogo" mudam muito rapidamente e quem tem controlo total é quem gere a rede social. Se por acaso essa rede social morrer, você perde todo o seu negócio!

Um exemplo muito recente, de que as redes sociais estão sempre a mudar as suas regras, é o algoritmo do Instagram. O alcance é cada vez é menor e os utilizadores sentem isso na pele.

Quem tem um blog, não precisa de se preocupar com isso. Um blog, é um porto seguro, onde consegue ter um controle total, o que não acontece com as redes sociais.

Elas são boas para se aproximar da sua audiência e atrair público novo. No entanto, nunca deve deixar a responsabilidade do seu negócio cair em cima de uma rede social.

Nunca se esqueça: a rede social não é sua, logo não tem controle nenhum sobre ela. Mas o blog sim!

Hoje em dia os blogs estão mais fortes do que nunca! E quando falo em blogs, falo em blogs que procuram sanar as dúvidas dos leitores, e não blog pessoais, onde se partilha o dia a dia da pessoa. Esses estão em declínio há muito tempo.
Se está a pensar em criar um negócio digital, prefira sempre criar o seu negócio a partir de um blog. Ele será como a "casa do seu negócio" e será sempre você a ditar todas as regras!
Se está a pensar em criar um negócio online e não sabe muito bem por onde começar, eu super recomendo o curso Chora ou Vende Lenços da Patrícia e Robson. Um casal que já faturou mais de 3 milhões de reais pela Internet e que criou um curso, especialmente para quem quer iniciar um negócio do zero na Internet! Neste treinamento completo com mais de 200 aulas em vídeo, aprenderá a construir o seu negócio digital desde o inicio e de maneira fácil. 
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!
Até à próxima publicação.
Kiss, Kiss*



2 comentários

  1. Concordo! As redes sociais nunsa "são nossas" enquanto que o blog é!
    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar
  2. acho que hj em dia o YT e o instagram ainda mais tomaram conta, eu só mantenho o blog pq amo mt msmo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤

Subscreva para receber todas as novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!