Como fazer Limpeza de Pele em Casa: Passo a Passo fácil

domingo, 22 de setembro de 2019



Todos os dias a pele do nosso rosto está sujeita a vários fatores externos que podem condicionar a sua saúde: poluição, restos de maquilhagem, gordura dos dedos e outros resíduos que naturalmente ficam depositados na pele. Tudo isto, pode causar problemas com acne, pontos negros, manchas e outros problemas dermatológicos mais graves.

Para manter a pele do rosto bonita e saudável é importante adquirir certos hábitos de higiene diários, como higienizar e hidratar muito bem o rosto. Mas há outros procedimentos muito bons para manter a pele bonita e saudável. Um deles é uma limpeza de pele profunda.


No entanto, nem todas as pessoas conseguem pagar uma sessão de limpeza de pele num salão estético. Mas quer um conselho meu? Não precisa gastar rios de dinheiro para ter uma pele bonita e com uma aparência saudável. Apenas precisa de aprender a fazer uma limpeza de pele na sua própria casa, utilizando produtos baratos e super acessíveis. 

O que é limpeza de pele e quais os seus benefícios?


A limpeza de pele é um procedimento que irá promover um desintoxicação profunda da pele do rosto. Este procedimento vai acelerar a cicatrização em caso de acne e promover uma hidratação profunda da pele, estimulando a renovação celular.

Para além de remover as células mortas, ajuda também a desobstruir os poros, a controlar a oleosidade e a remover as células mortas. A pele ficará bastante sedosa, nutrida e equilibrada.



Frequência da Limpeza de pele?


Se tem pele oleosa, o mais aconselhado é fazer este tipo de limpeza de pele 1 vez por mês, já se a sua pele tem tendência a desidratar e a ficar seca, o período aconselhado é aproximadamente 2 meses. Mas como tudo na vida, preza o bom senso. Por isso, é importante saber avaliar o estado da sua pele. Se não se sente segura, o mais correto é procurar um profissional.


Como fazer limpeza de pele em casa?


Fazer uma limpeza de pele em casa é um procedimento bem fácil e acessível a todas as mulheres. Basta seguir o passo a passo que deixo em baixo e conseguirá em pouco tempo uma pele de pêssego!

1. Lavar o rosto

A primeira etapa que deve ser feita é a higienização da pele do rosto. Ela deve ser feita com produtos adequados ao seu tipo de pele. Se tem uma pele oleosa e acneica opte por usar produtos de limpeza com ácido acetilsalicílico ou zinco na sua composição. Estes componentes ajudam a controlar mais a oleosidade da pele e a acelerar a cicatrização do acne.

Já se tiver uma pele mais seca, deve apostar em produtos com uma composição mais hidratante e suave.

Esta primeira lavagem de rosto vai retirar a sujidade que está na superfície da sua pele, tais como sebo, suor, poluição, qualquer resto de maquilhagem... etc. É importante começar a limpeza de pele com uma pele bem limpa.

2. Vaporização 

A vaporização é o segundo passo. Ela é importante pois o vapor quente irá abrir os poros e amolecer as impurezas mais profundas. 

Só precisa de ferver um pouco de água e colocar num recipiente resistente a temperaturas elevadas. Depois basta aproximar o rosto do vapor quente, tendo sempre o cuidado de não se queimar e colocar uma toalha por cima da cabeça. Deve receber o vapor por uns 5 minutos.

3. Remover os pontos negros

Nesta etapa gosto muito de utilizar aquelas bandas adesivas próprias para retirar os pontos negros. Coloco essencialmente na zona T, focando mais em torno do nariz. Já com a pele humedecida pela vaporização é muito mais fácil eles saírem sem nenhum esforço.

No entanto, há sempre aquele ponto negro irritante que custa a sair. Nesse caso, pode utilizar dois cotonetes e fazer uma ligeira pressão à sua volta.

4. Esfoliação

O passo seguinte, é fazer uma leve esfoliação da pele. Esta esfoliação irá retirar as células mortas, deixando a pele mais sedosa e lisa. 

Aqui pode optar por fazer um esfoliante caseiro com açúcar e mel ou então utilizar um esfoliante próprio para o rosto. 

O importante é ir massageando a superfície da pele de forma delicada para não agredir a pele!


5. Máscara facial

Depois da pele estar bem limpa e esfoliada, ela já está preparada para receber a máscara facial. Este passo também é muito importante porque a máscara irá agir sobre e pele limpa e atuar em profundidade nos poros.

Para peles mais oleosas, as máscaras de argila são ótimas para controlar a oleosidade. Já quem tem pele mista a seca, é bom utilizar máscaras mais nutritivas e hidratantes.

Aqui nesta etapa também pode optar por fazer a sua própria máscara caseira ou aplicar uma comprada. O que interessa é que a máscara seja indicada para o seu tipo de pele. 

6. Hidratação

Depois de remover a máscara facial, deve sempre aplicar um hidratante também indicado para o seu tipo de pele. O hidratante terá a função de manter a pele hidratada e protegida durante todo o dia. Com a pele limpa, esfoliada e tonificada, a ação dos produtos que colocar nesta fase estará mais potencializada. Daí ser importante escolher bem os tipos de produtos que irá utilizar: hidratantes, séruns, óleos, etc.

Leitura Recomendada: Os 13 Melhores Hidratantes para Pele Oleosa e com Acne!

Nesta etapa, pode usar e abusar da água termal antes de passar o hidratante.

7. Proteção solar

O último passo do procedimento é colocar um bom protetor solar. Apesar de este tipo de limpeza não ser muito agressiva, ainda sensibiliza um pouco a pele. Por isso, coloque sempre um protetor solar no rosto para evitar manchas.

Recomendo sempre protetores 50 +, mesmo em peles morenas. 





Dicas importantes:

✓ Se sofre de acne grave, procure a ajuda de um profissional para fazer uma limpeza de pele. Ele irá avaliar a gravidade do seu problema e aplicar os procedimentos corretos. Peles sensíveis e acneicas, tendem a inflamar com muita facilidade, o que irá provocar mais problemas de acne em vez de ajudar. 

✓ Se fez depilação no rosto recentemente, aguarde alguns dias até fazer a limpeza de pele. A pele precisa de tempo para recuperar.

Espero que tenha gostado destas minhas dicas!



Agora diga-me, costuma fazer limpezas de pele em casa ou opta por ir a um salão de estética? Faz parte da sua rotina de cuidados com o rosto? 

Conte-me tudo aqui nos comentários :)

Até ao próximo artigo.
Kiss, Kiss*

+ Descobre mais dicas sobre Cuidados com o Rosto e Cabelo aqui no blog!




Enviar um comentário

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤

Subscreva para receber todas as novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!