Como Identificar o seu Tipo de Pele - Tudo o que Precisa Saber!

sexta-feira, 4 de outubro de 2019




Conhecer o seu tipo de pele é o primeiro passo para uma rotina de cuidados adequada. Se não consegue identificar as necessidades da sua pele, também não conseguirá encontrar os produtos adequados para si, o que poderá vir a trazer imensos problemas num futuro próximo. 

Imagine tratar uma pele oleosa à base de óleos - o resultados seria certamente catastrófico, pois muito provavelmente ficaria com imenso acne. No entanto, se a sua pele for seca e/ou madura, de certeza que ela iria agradecer esses produtos à base de óleo. Consegue agora perceber como é importante identificar corretamente o seu tipo de pele? Só assim conseguirá criar uma rotina de cuidados que vá suprimir as necessidades e carências da sua pele. 

Existem diversos tipos de pele: normal, mista, oleosa, seca, sensível, madura e acneica. Mesmo que o seu tipo de pele seja influenciado maioritariamente pela genética, ao longo dos anos ela pode variar com a idade, estados de saúde, alterações hormonais e fatores externos (como a poluição e radiação solar). Daí ser importante saber analisar frequentemente o estado de saúde da sua pele e adequar os produtos à sua nova fase. Fique consciente que a sua pele pode mudar, por isso precisa ficar atenta aos sinais e atuar de forma correta.


Fique a conhecer os 4 principais tipos de pele:



Fonte: www.danibuenoblog.com.br

Pele Normal:

Uma pele normal, é uma pele equilibrada. Não é demasiado seca, nem demasiado oleosa. É caracterizada por não possuir imperfeições e poros visíveis. A produção de sebo é controlada. Não é uma pele que precise de muitos cuidados e exigências na hora de escolher os produtos certos.

Pele Mista: 

Este tipo de pele é caracterizado por um aumento de oleosidade em certas partes do rosto, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). Este tipo de pele tende a ter os poros mais dilatados e com pontos negros nas zonas mais oleosas. Por norma, na região das bochechas a pele é mais seca.

Quem tem uma pele mista deve escolher muito bem os produtos para o rosto. Eles devem ser sempre formulados a pensar nestas duas características: pele mais oleosa numa parte do rosto e seca nas restantes. Eles não podem ser demasiado gordurosos, para não agravar as zonas mais oleosas, e não podem ser tão "secantes" ao ponto de secar ainda mais as zonas secas. Têm de ser produtos que lhe
proporcionam o equilíbrio certo para a sua pele.

Pele oleosa:

Este tipo de pele está muito associada à puberdade ou stress. É um tipo de pele que produz sebo de forma excessiva. Caracteriza-se por ser uma pele com muito brilho, com os poros bem dilatados, com algumas imperfeições e com propensão maior a ter acne. Apresenta uma textura mais espessa e irregular.

Quem tem este tipo de pele deve procurar produtos que não entupam ou congestionem mais os poros. Eles deve ser formulados com ingredientes que vão diminuir a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e matificar a pele, reduzindo assim o brilho indesejado. Este tipo de produtos, tem a finalidade de regular a produção de sebo e melhorar a textura da pele. 

Uma pele oleosa necessita de mais cuidados em relação aos outros tipos, pois é uma pele que facilmente fica congestionada pela produção excessiva de sebo, o que poder originar acne. É preciso ter uma rotina de rosto diária: limpeza, tónico, hidratante e protetor solar.

Quem tem este tipo de pele, muitas vezes evita os hidratantes. Este é um grande erro. Toda a pele precisa de hidratação (água). Mas muitas vezes se confunde hidratação com oleosidade, o que é de todo errado! Até mesmo uma pele oleosa, precisa de ser hidratada.

Pele seca:

Ao contrário de uma pele oleosa, este tipo de pele não produz quase nenhum tipo de sebo. Caracteriza-se por alguma escamação, pouca elasticidade, alguma vermelhidão e linhas do rosto mais visíveis. É um tipo de pele muito característica de pessoas com mais idade, no entanto, fatores como água excessivamente quente, temperaturas altas ou genética, podem também influenciar muito.

Este tipo de pele precisa sempre de muita hidratação, pois facilmente fica desidratada. Os produtos devem possuir ingredientes bastante emolientes como óleos na sua constituição.


Truque para descobrir o seu tipo de pele:


Há um truque muito bom para conseguir perceber o seu tipo de pele. Ele consiste em passar um lenço de papel no rosto ao acordar, fazendo uma ligeira pressão sobre a pele. Se o papel estiver gorduroso, significa que a sua pele é oleosa, se o papel não tiver oleosidade nenhuma, significa que a sua pele é seca. Se apresentar apenas oleosidade na zona T, significa que tem uma pele mista. Se apresentar pouquíssima oleosidade, significa que tem uma pele normal. 

Apesar de poder fazer esta avaliação em casa, aconselho sempre que procure um profissional de dermatologia qualificado para responder às suas dúvidas e questões. O que falei aqui, foi muito genérico e superficial. Só apenas um profissional na área, lhe dará o diagnóstico correto e lhe indicará os produtos certos para si.

Pin para não se esquecer!


Artigos recomendados:





2 comentários

ATENÇÃO:
- Qualquer dúvida ou questão será respondida directamente no post! Clique em "notifique-me" abaixo do seu comentário para receber por e-mail a resposta dada.

Obrigada pela visita, pelo comentário e por todo o carinho!! ❤

Subscreva para receber todas as novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!