5 Dicas certeiras de como ser notada pelas marcas!

Tem um blog e quer ver o seu trabalho reconhecido? Então precisa de ser notada pelas marcas. E para isso acontecer há todo um caminho a percorrer. Conheça neste artigo 5 dicas fantásticas que vão ajudá-la a desenvolver um excelente trabalho e consequentemente conquistar as marcas.


Pergunta para um milhão de euros: Como obter o reconhecimento das marcas e ganhar parcerias para o blog? Digo-lhe já que não é fácil, não é um processo rápido, nem se consegue num passo de mágica, mas não é impossível! Apesar de cada vez ser mais difícil conquistar um lugar ao sol, devido ao excesso de concorrência, não é algo que não se consiga com trabalho!   Sim, a palavra-chave é trabalho!

Trabalho árduo, constante e principalmente de qualidade. Não espere que as parcerias caiam no seu colo, porque isso não vai acontecer. Vai ter de se esforçar muito para que o seu trabalho seja notado e reconhecido pelas marcas.

Dito isto, conheça 5 dicas incríveis que vão fazer toda a diferença na hora de conquistar parcerias para o seu blog:

+ Leia também: Como Conseguir Parcerias Fantásticas Para o Seu Blog ou Instagram

Como ser notada pelas marcas?

Dica 1 – Crie Conteúdo de Qualidade e que seja Inovador! 

Como se costuma dizer: não se faz omeletes sem ovos. E isso é inteiramente verdade! Não vai conseguir ser notada pelas marcas, se não criar conteúdo de qualidade.

As marcas procuram pessoas que criam conteúdos que transmitam profissionalismo e entendimento. Não basta querer ganhar parcerias à força, se o seu conteúdo é fraco.

Como digo sempre e certamente que já leu imenso por aqui: o primeiro passo de tudo, é sempre criar um bom conteúdo, interessante e inovador. Pode parecer um pouco chato estar sempre a bater nesta tecla, mas acredite, é fulcral!

Se não conseguir pôr em prática esta dica, todas as outras que vou deixar em baixo serão em vão. Um bom conteúdo é o primeiro passo para o sucesso. Sempre!

Dica 2- Seja ativa nas redes sociais

Não há melhor forma de se ser notada pelas marcas, do que se expor nas redes sociais. As marcas estão constantemente nas redes sociais a partilhar e a procurar conteúdos com se identificam. Quanto mais exposição ganhar, mais facilidade terá da marca notar em si.

Por este motivo, deve publicar frequentemente nas suas redes sociais, publicar conteúdo regularmente no blog, fazer Stories no Instagram… tudo isto vai ajudá-la a ter uma exposição maior e consequentemente mais facilidade de ser contactada por uma marca. 

Dica 3 – Seja autêntica

Se há coisa que as marcas adoram, são pessoas reais, com problemas reais. Cada vez mais elas procuram pessoas autênticas, que para além de mostrar o lado bonito e artificial das coisas, mostram também a realidade e o lado verdadeiro das coisas.

Nas redes sociais é muito fácil passar a impressão de uma vida de sonho, no entanto, a maioria das pessoas apesar de gostar de acompanhar esses perfis, acaba por perceber que é impossível ser tudo tão perfeito. Esta ideia de uma vida “fake” afasta cada vez mais as pessoas.

Por incrível que pareça, elas procuram alguém com que se identificar, que lhe mostrem que não estão sozinhas naquele tipo de problema ou situação.

Dica 4 – Marque as marcas que consome e gosta

Um boa maneira de ser notada pelas marcas, é identificá-la nas redes sociais. Por exemplo: se gosta de um produto de uma marca X, faça um post sobre esse produto e identifique a marca no Instagram e Facebook. Assim ela verá que como gostou daquele produto, poderá ser uma ótima opção para divulgar mais produtos da marca.

Outra dica muito boa, é estar sempre presente nas redes sociais das marcas que gosta, comentando e fazendo like nas fotos que ela publica. Ao interagir nas redes sociais da marca, é muito mais provável que ela visite o seu perfil e a contacte para fazer uma parceria.

Dica 5 – Corra atrás 

Se mesmo assim, todas as dicas que referi em cima não resultarem, corra atrás do prejuízo! Não tenha vergonha. Se acha que tem potencial e que dará um bom retorno para a marca, arrisque num contacto. Mas por favor, tenha em atenção o valor do seu trabalho. Não tente dar um passo maior que a perna.

Faça o seguinte: crie uma lista de potenciais marcas. Nessa lista veja aquelas que trabalham com influenciadores. Feita a seleção, escolha apenas empresas que mais se identificam com a fase atual do seu trabalho. Se tem um blog novo, procure micro a pequenas marcas para fazer parceria. Consoante for crescendo, vá contactando marcas maiores e assim por adiante. 

Outro conselho que dou é ser bastante seletiva na hora de enviar o seu email. Não bombardeie a caixa de email das marcas. Isso só dará a impressão que está à procura de produtos grátis. Pelo contrário, escolha uma ou duas marcas para enviar o seu email, explicando o porquê de escolher aquela marca e o que tem a oferecer a ela.

Uma parceria tem de ser vantajosa para ambas as partes. Não queira receber produtos, se não pode oferecer algo em troca. Não se queime com uma marca, se ainda não tem como lhe dar algum retorno.

Gostou das dicas? Leia mais conteúdos em Dicas para Blogs!

Até ao próximo post.
Kiss, Kiss*