5 Maneiras Incríveis de Ganhar Dinheiro com um Blog

A ideia de ter um blog e viver dele, pode ser um sonho para muita gente. No entanto, ainda há quem não acredite que um blog pode ser uma fonte principal de renda para quem decida trabalhar a partir de casa. Sim, eu garanto que dá para ganhar dinheiro, mas não é do dia para a noite e muito dificilmente em blogs iniciantes. Mas não desanime. Todos começamos por baixo e todos percorremos mais ou menos o mesmo caminho.

Por isso, se a sua paixão é bloggar não desista logo à primeira! A primeira coisa que deve estar ciente, é que os seus ganhos vão vir do seu público. Logo se o seu blog, não tiver um bom número de visitantes, a taxa de sucesso diminui bastante. Por isso, o meu conselho será sempre este: estude ao máximo o seu público-alvo e produza conteúdos que agreguem valor para ele. Vai ver que aos poucos e poucos as visitas vão aumentando e consequentemente os seus ganhos também.

Outra coisa que gostaria de referir, é que hoje em dia os blogs já não são mais diários pessoais onde os autores partilham os seus gostos e o seu dia a dia, mas sim uma fonte de informação que agrega valor às pessoas.

Ou seja, um blog para ter sucesso, tem de conseguir responder às dúvidas e questões do seu público-alvo. A grande maioria das pessoas, já não está interessada no seu dia a dia, mas sim em procurar conteúdos que lhe esclareçam as suas dúvidas.

Desta forma, antes de pensar em ganhar dinheiro com o seu blog tem de ter em mente duas coisas:
1ª – o seu blog tem de ser uma fonte de conteúdo de qualidade e agregar algum valor ao seu público-alvo.
2ª – o seu blog tem de ter um número de visitas aceitáveis. Quantos mais leitores, maiores são as chances de ganhar dinheiro.

Dito isto, conheça agora 5 formas de ganhar dinheiro com um blog.

5 Maneiras incríveis de lucrar com o seu blog!

1. Anúncios

Uma das formas de conseguir ganhar dinheiro com o blog é através de anúncios. Esses anúncios podem ser de empresas que alugam um espaço publicitário no seu blog ou até mesmo do Google Adsense. 

Em relação aos anúncios do Google Adsense, pode ser um bom ponto de partida para quem ainda é iniciante. O senão é que para apresentar esses anúncios no seu blog, precisa de ser aprovado pelo Google. E se for um blog ainda novo, pode ser um pouco difícil ser aceito, devido ao pouco conteúdo ainda produzido. Por isso, o meu conselho é esperar um mês ou dois antes de pedir a aprovação.

Outro ponto negativo, é que o Google Adsense oferece muito pouco por clique, logo precisa de ter um bom volume de visitas para conseguir um bom dinheirinho.

Outro método de ganhar dinheiro com anúncios, é alugar um espaço no seu blog para exibir alguns banners. O valor cobrado à empresa por esses banners, bem como o tempo que ficará exposto no blog, vão depender de um acordo entre si e a empresa.

2. Posts Patrocinados

Outra forma de ganhar dinheiro com o blog, é escrever posts patrocinados. A empresa entra em contacto consigo e propõe um valor para fazer a review de um produto ou publicitar a marca. A isto chama-se posts patrocinados, pois são posts pagos pela marca para falar deles ou dos seus produtos.Aqui tem de ter muita atenção. Muitas marcas, pagam valores vergonhosos por posts deste género. E quem ainda é novato, acaba sempre por cair na esparrela. A dica que dou é: valorize sempre o seu trabalho. Valorize as horas que demorou a escrever, a rever, e tirar fotos, a editar…etc. Tudo isto vale dinheiro.

Outra situação que acontece muito, é a marca enviar um produto para “pagar” a review. Ou seja, é uma parceria por permuta. No entanto, muitas vezes o valor do produto, não é suficiente para pagar o dito post. Isto tem acontecido com muita frequência, o que me têm deixado preocupada porque cada vez mais o nosso trabalho é desvalorizado pelas marcas.

3. Programas de Afiliados

O marketing de afiliados é hoje uma das principais fontes de renda de um blog. Muitos blogs ganham dinheiro indicando produtos e serviços de terceiros. Ou seja, um afiliado é como se fosse um representante de venda, porque promove um produto/serviço que outra pessoa criou, em troca de uma comissão.Essa comissão é definida pelo criador do produto e o pagamento é geralmente feito uma vez por mês.

Há várias plataformas de afiliados para se inscrever. Estas são as mais conhecidas: Hotmart, Lomadee e Eduzz.

Não se esqueça! Promova sempre produtos confiáveis e de qualidade. Construir uma relação de confiança com os seus leitores é fundamental para que eles sigam as suas recomendações. Afilie-se apenas a produtos relacionados com o seu nicho e que sejam uma mais valia para o seu público.

4. Serviços Online

Outra forma muito boa de ganhar dinheiro é oferecer algum serviço. Se é uma blogger experiente, pode oferecer consultoria para bloggers iniciantes que não sabem como criar posts otimizados, trabalhar com SEO, criar um blog profissional,etc.

Já se é boa no Pinterest pode também oferecer consultoria de como fazer crescer o blog com o Pinterest.

Há inúmeras formas de fazer dinheiro online e muitas delas nem é preciso um blog:
– Escritor Freelancer;
– Gerenciador de redes sociais;
– Web Design;
– Secretária Virtual…

5. Produtos Digitais

Uma boa forma de ganhar algum dinheiro extra, é vender os seus próprios produtos digitais. Se é uma expert em algum assunto, pode aproveitar para criar um ebook ou um mini-curso por email. Hoje em dia, este tipo de produtos digitais são muito apetecíveis para quem está em casa e quer aprender algo. Alguns dos produtos que pode oferecer ao seu público são:

– Ebooks 
– Planners 
– Cursos online
– Workshops virtuais
– Presets Lightroom
– Flatlays
– Templates para blogs e sites …

Uma das grandes vantagens de vender os seus próprios produtos digitais, é que pode estipular o seu valor, criar apenas um produto que pode ser vendido para milhares de pessoas, e pode lucrar com ele ao longo dos meses sem ter trabalho nenhum. Este tipo de renda passiva é ótima para quem quer lucrar com o seu blog.

Não se esqueça! Para criar um produto digital, tem de ser uma autoridade sobre o assunto. Ou seja, crie um produto de qualidade que vai ajudar os seus leitores. O passa a palavra nestes casos é fundamental para aumentar as suas vendas.

Quanto tempo até começar a ganhar dinheiro com o blog?

Esta é uma das principais dúvidas de muitos criadores de conteúdo, mas muito difícil de responder. Tudo vai depender do seu trabalho e dedicação. Muitos blogs conseguem dinheiro logo nos primeiros meses, já outros levam anos para o conseguir. Vai tudo depender de como o seu blog é aceite pelo público.

Mas uma coisa lhe garanto! Não é fácil! Se fosse assim todos trabalhávamos a partir de casa, não é? Conseguir algum lucro com um blog leva tempo e é preciso muita dedicação e muito esforço. Siga o meu conselho: não fique naquela ansiedade louca para começar a faturar. Invista no seu blog, no seu conteúdo, crie posts interessantes, trabalhe muito (muito mesmo!) e só depois pense em ganhos.

Quanto recebo em média com um blog?

Esta é talvez a segunda pergunta mais feita. No entanto, também não tem uma resposta óbvia. Os ganhos mensais de quem trabalha pela Internet nunca são fixos. Uma vez ganha-se mais por mês, outra vez nem tanto. Tudo vai depender das parcerias que fizer, dos produtos digitais que vender, dos anúncios… Não há uma tabela fixa que lhe vá dizer que naquele mês x vai ganhar tal quantia.

Em relação ao valor, vai também depender muito do blog, da sua popularidade, dos temas que aborda, dos seus conteúdos… Há quem receba centenas de euros, como também há quem não receba um único cêntimo. Quer um conselho? Não pense nisso! Se gosta do que faz, trabalhe com amor e dedicação. Os frutos acabarão por vir mais tarde.

Gostou destas dicas? Foram úteis? Diga-me o que achou nos comentários! 
Até ao próximo post. 
Kiss, Kiss**