6 Formas de Divulgar um Post sem fazer SPAM

Um dos passos importantes para o crescimento de um blog é a divulgação! Pode dedicar alma e coração àquele post, mas se não souber divulgá-lo corretamente, todo o seu esforço será em vão.

Mas não desespere. Para tudo há uma solução. E se no post anterior ensinei Como criar um post viral: 6 passos que deve fazer antes de publicar, hoje vou ensinar 6 formas de divulgação que funcionam muito bem aqui no blog.

O importante é saber divulgar o seu trabalho sem fazer SPAM e sem parecer chato para as pessoas. Vamos aprender?

6 Formas de divulgar os posts do seu blog sem ser chato

1- Redes Sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para divulgar conteúdos do blog, no entanto é preciso entender como funcionam e qual a maneira mais correta de trabalhar com elas. Nunca se esqueça, elas podem ser as suas melhoras amigas, como as suas piores inimigas. Há que saber adotar estratégias para não cair facilmente no erro de ser bastante chato e repetitivo.

Uma delas é criar em média 5 a 6 snippets diferentes para cada post. Estas snippets são aquelas pequenas descrições junto com o link do post, quando partilha nas redes sociais. Faça várias. Assim quando for partilhar o post nas redes sociais, não corre o risco de soar repetitivo.

Outra estratégia, consiste em não divulgar em todas as redes ao mesmo tempo e à mesma hora. Para isso, crie um calendário de publicações para as suas redes sociais. Veja o melhor horário para publicar em cada uma delas e crie um calendário só seu.

O importante é não repetir o mesmo texto em todas as redes sociais.

Outra estratégia que tem resultado super bem, é criar varias imagens para o mesmo post. Não se esqueça que as pessoas são muito visuais e por vezes determinadas imagens não despertam na hora a curiosidade delas, mas talvez outra imagem diferente consiga mais tarde. Por isso, para cada post, crie um série de imagens com os tamanhos específicos para cada rede social. 

Pensava que ser blogger era tarefa fácil? (risos).

Vai dar trabalho sim, mas verá muito mais retorno. Utilize plataformas como a Hotsuite para ajudá-la a gerenciar todas elas.Redes sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn

2- Pinterest

Eu tenho literalmente um caso de amor com o Pinterest (risos). Com ele tenho conseguido mais visitas, comparando com todas as minhas redes sociais juntas. E por isso, sou uma defensora acérrima dele.

As pessoas ainda desvalorizam muito o Pinterest, pois não percebem o potencial que ele tem como gerador de tráfego orgânico para os blogs.

É preciso entender que o Pinterest não pode ser considerado uma rede social, mas sim um site de pesquisa, tipo Google. Mas ao invés de a pesquisa ser apresentada em texto, é em imagens.

Se ainda está um pouco confusa sobre esta plataforma maravilhosa, escrevi uma post a ensinar Como utilizar o Pinterest para aumentar o tráfego do blog.

Ah e já agora, não se esqueça de seguir o blog por lá!

3- Newsletters

E-mail Marketing é uma maneira bastante eficaz para divulgar os seus post. Esta é uma estratégia de marketing bem conhecida e que tem dado muitos frutos.

Por um lado, consegue ter uma conversa mais íntima com os seus leitores, por outro pode mantê-los ao corrente de tudo o que se passa no blog e até enviar-lhes alguns miminhos digitais.

Eu por exemplo, envio 2 planners gratuitos para parabenizar os meus leitores ao subscreverem o blog.

Planner gratuito para download

Estas estratégias vão conseguir leitores vais satisfeitos e mais fidelizados.

E já sabe, se também quer receber este miminho, basta subscrever o blog!

A plataforma que podem usar para enviar e-mails é o MailChimp. Podem fazer uma conta free que dá até 2.000 subscritores e 12.000 e-mails por mês.

Para quem está a iniciar, é uma excelente alternativa grátis.

4- Tumblr

O Tumblr é outra plataforma muito negligenciada e esquecida ao longo dos anos. Mas não se esqueça que ela ainda mantém milhões de usuário ativos por mês, logo é uma fatia de mercado muito grande que está a perder.

Deve encarar o Tumblr como uma plataforma de divulgação mais visual (tem algumas pequenas parecenças com o Pinterest). Todos os dias, milhões de perfis procuram fotos bonitas e inspiradoras para guardarem. Aproveite para tirar fotos de qualidade e divulgue os seus posts por lá também.

5- Guest Posts

Para quem não sabe o que é um Guest Post, é um post escrito por uma pessoa convidada. Ou seja, há vantagens para ambos os lados.

Para o lado do convidado, que divulga o seu conteúdo para leitores de um blog terceiro e assim atrairá novos leitores, enquanto o dono do blog recebe um conteúdo de qualidade sem se esforçar e de graça. 

Referi este método de divulgação, porque sei que há muitas pessoas que gostam deste tipo de parcerias que atrai muito mais leitores. Mas confesso, que é das formas de divulgação que menos utilizo. 

6- Link Building

Uma das melhores maneiras de divulgar os nossos postsé no nosso próprio blog. Indique posts antigos, nos posts mais recentes e assim conseguirá que o leitor permaneça muito mais tempo a consumir os seus conteúdos.

Para além disto, ajudará o google a indexar melhor o seu conteúdo.

Outra coisa muito interessante, é conseguir links externos que direcionem para o seu blog. Isso consegue-se por exemplo quando um blog indica o seu.

Quantos mais links redirecionarem para o seu blog, mais o google vê que o seu conteúdo é relevante.

+ Leia também10 Dicas incríveis para melhorar o seu blog em 2019

Para que a divulgação do seu conteúdo seja eficaz, tem de adotar estratégias que a vão ajudar a ganhar notoriedade, sem que para isso canse os seus leitores.

Há todo uma conjunto de maneiras diferentes de divulgar um post. Basta saber a melhor maneira para o fazer, para que obtenha mais sucesso.

E lembre-se, a divulgação pode ser um trabalho chato e demorado, mas é através dela que atrairá novos leitores.

Por isso, dedique-se, gaste um pouco do seu tempo a criar imagens e descrições, estude os melhores horários para publicar, etc… porque são estas estratégias que vão fazer o seu blog crescer.