Como Utilizar o Pinterest Para Aumentar o Tráfego do Blog
Considero o Pinterest como a “mina de ouro” para os blogs. E digo isto, porque esta plataforma foi das que me rendeu mais visitas para os meus blogs.
 
Apesar de ser uma ferramenta pouco explorada em Portugal, tem inúmeras vantagens que a maioria das pessoas desconhece. Eu era uma dessas pessoas, até que me dei conta do seu potencial. 
 
Tal como em outros países, o Pinterest está cada vez mais a ganhar terreno às outras plataformas. Ele é muito mais do que belas fotos para se inspirar.
 
Ele é uma poderosa ferramenta para empreendedores digitais. Um espaço onde pode divulgar os seus conteúdos e geral uma grande quantidade de tráfego para o seu blog. Mas não é tão fácil como parece. É preciso adotar algumas estratégias.
 

Como funciona o algoritmo do Pinterest

O Pinterest não é mais do que um mecanismo de procura, muito parecido ao Google. Ou seja, é uma montra digital gigante onde as pessoas expõe os seus conteúdos e permanecem visíveis até que as pessoas decidam retirar.

A diferença do Pinterest para o Google, é que o primeiro é muito mais visual. Ao pesquisar por uma informação no Pinterest, verá imensos Pins (imagens) que vão redirecionar para sites, blogs, etc.

O bom do Pinterest, ao contrário de outras redes sociais, é que o conteúdo permanece por tempo ilimitado. Por este motivo, não deve ser visto como uma rede social e sim como um mecanismo de procura de informação.

Como utilizar o Pinterest para receber mais visitas no seu blog

1. Crie uma conta comercial

O primeiro passo ao usar o Pinterest, é passar de uma conta pessoal, para uma comercial. Assim terá acesso a todos os dados estatísticos da plataforma.

Posteriormente, deverá reivindicar o seu blog. Para isso, basta ir a “configurações da conta” e na secção reivindicar site, colocar o url do blog.

O Pinterest vai-lhe dar duas opções para validar o sua conta. Eu prefiro sempre a opção HTML para colocar no código raiz do blog. As alterações podem demorar até 24h, por isso não desespere.

Outra coisa muito importante que deve fazer, é activar os “Rich Pins” ou Pins avançados. Por regra, estes pins têm melhores resultados e estão melhor posicionados na plataforma.

Funciona assim: ao ativar os pins avançados, o Pinterest consegue acompanhar a qualidade do seu blog/conteúdo, consoante tenha mais re-pins.

Para além disto, estes pins avançados contém mais informações: nome do post, descrição, nome do autor, data de publicação e o favicon do blog.

Eu já ativei os meus e foi bastante fácil. Consegui fazer a partir do site da Elaine Gaspareto: Como adicionar Rich Pins num blog do Blogger.

2. Otimizar o SEO do seu perfil

Se quer conquistar mais visitas para o seu blog, é fundamental que seja encontrada no meio de milhares de pins criados por dia. Para isso, só há uma solução. Otimizar o mais que conseguir. 

Comecemos pelo perfil, que é a montra do seu blog. No título aconselho a indicar os temas principais do blog (as palavras-chave). Assim o leitor, sabe automaticamente do que se fala e é mais fácil encontrá-la na barra de pesquisa.

Experimente escrever “dicas para blogs” e verá que o meu perfil é logo encontrado.

É também importante ter uma boa descrição do seu conteúdo. Aconselho também a inserir algumas hashtags relacionadas com o tema que aborda.

como otimizar a sua conta no Pinterest

3. Otimizar os seus álbuns

Uma das vantagens do Pinterest é poder organizar os seus Pins por álbuns. Assim consegue ter todo o conteúdo organizado por pastas e temas.

Para otimizar estas pastas é muito fácil. Devem ter um título, uma descrição do conteúdo dos álbuns com palavras-chave e algumas hashtags.

Se pensa que só se utilizam hashtags no Instagram, engana-se. No Pinterest também ajudam imenso.

como otimizar as pastas no Pinterest

4. Crie Pins com boas imagens

Este passo é fundamental para conquistar mais leitores. O Pinterest é totalmente visual, por isso use a abuse de fotos com qualidade.

Os títulos também deve ser chamativos e intrigantes para cativarem a atenção do leitor.

Já os Pins verticais estão mais que comprovados que têm mais popularidade entre os leitores. Por isso, na hora de criar os seus, faça num formato vertical de pelo menos 700 px de largura por 1000 px de altura.

Deve também adicionar o seu logótipo ou url do blog na imagem, e uma boa descrição com palavras-chave.

Sites para fazer download de fotos gratuitas: PixabayPexelsIso RepublicUnsplash.
Criar Pins: Canva

Na minha loja também disponibilizo um Pack com 10 Pins já criados totalmente editáveis. Apenas precisa de ter uma conta no Canva para que consiga adaptar os modelos à sua marca! Não perca esta oportunidade!

5. Pin muito

Fazer muitos Pins diariamente, mostra ao Pinterest que é um utilizar ativo. Além de que quantos mais pins criar nas suas pastas, mais impressões terá a sua conta e mais popularidade o seu perfil obtém.

Tal como todas as plataformas, quanto mais interação a sua conta tiver, melhor.

Não precisa necessariamente de criar pins todos os dias, pode sempre guardar pins de outras pessoas que falam dos mesmos temas que você. O que conta, é manter-se ativa na plataforma.


O Pinterest pode ser uma ferramenta imprescindível para trazer tráfego para o seu blog. Mas para isso, tem de criar algumas estratégias muito importante para ter alguma notoriedade no meio de tantos Pins.

Estas estratégias foram as que melhor resultaram comigo. Em apenas duas semana, consegui mais de 100 mil visualizações, o que me deixou muito contente.

Use e abuse do Pinterest e verá novos visitantes a aparecerem no seu blog.