Aprenda Como Colocar os Artigos do Seu Blog no Top 10 do Google!

Colocar os seus artigos no Top 10 do Google é um sonho para muitos bloggers. No entanto, apesar de haver uma concorrência bastante forte, não é impossível.

Conseguir obter uma enxurrada de tráfego orgânico e gratuito vindo apenas do Google, é sim possível e é das formas mais rápidas de um blog crescer e se tornar uma autoridade. Mas para conseguir atrair visitas vindas do Google, precisa de estudar e aplicar técnicas de SEO no seu blog.

Não há outro caminho! 

Acredito que a palavra SEO lhe cause alguma estranheza e confusão, porque já ouviu falar tanto de termos técnicos de SEO, que acabou por não perceber nada do assunto.

Calma!

No inicio é bem assim. Tudo é uma tremenda confusão. No entanto, estou aqui para tentar desmitificar um pouco do que é isto de SEO. Vamos lá? Preparada para colocar os seus artigos no Top 10 do Google? 

O que é SEO? 

SEO quer dizer Search Engine Optimization. Em português Optimização para os Motores de Pesquisa. Ou seja, são um conjunto de técnicas que ajudam a indexar o seu conteúdo e a colocá-lo nas primeiras páginas do Google de forma rápida e gratuita.  

O Google está constantemente à procura de novos conteúdos na Internet. Devido aos seus robots inteligentes, o Google consegue detectar novos conteúdos e saber qual a sua relevância perante determinado público. Quanto mais otimizado um conteúdo estiver, mais facilmente será detectado pelo robots e mais facilmente será indexado no Google. Daí ser importante facilitar a tarefa aos robots e deixar a “papinha” feita para eles! 

Ao otimizar o seu site e artigos, vai “dizer” ao Google todas as informações que ele precisa para indexar os seus conteúdos e exibi-los nos resultados de pesquisa. Apesar de hoje em dia as redes sociais terem um grande peso, é no Google que a maioria das pessoas pesquisa informações.

Um artigo bem otimizado,vai conseguir atrair mais tráfego orgânico para o seu blog. E isso é fantástico, porque vai receber pessoas verdadeiramente interessadas no seu conteúdo.  

Como colocar os seus artigos no top 10 do Google

Como otimizar os artigos do meu blog para ficarem no Top 10 do Google?

O Google adora conteúdo inovador e de qualidade. Apesar de serem robots, eles gostam do mesmo que nós: escrita de qualidade, títulos atraentes, boas fotos, boas descrições… Por isso, antes de pensar escrever para robots, tem de pensar primeiro em escrever para Humanos.

E há varias coisas que pode fazer para conquistar a atenção deles:

1- Títulos atraentes e com palavras-chave incluídas
2- Palavras-chave repetidas no interior do artigo
3- Utilização das heading tags com as palavras-chave incluídas
4- Criar um link permanente com as palavras-chave
5- Anexar imagens com o atributo alt e com as palavras-chave
6- Incluir links de artigos antigos 

Como falei da maioria destes pontos numa publicação antiga, sobre Como criar um post viral: 6 Passos Que Deve Fazer Antes de Publicar um Post, hoje vou falar apenas de como utilizar as palavras-chave adequadas a seu favor.

Nota: É muito importante ler a publicação antiga para complementar esta informação, e ficar a perceber detalhadamente como otimizar correctamente os seus artigos no blog.

Como pode reparar, as palavras-chaves estão em quase todos os passo que citei em cima, daí perceber a importância que ela tem no SEO. Criar um post com a palavra-chave correta é meio caminho andado para o sucesso.

Afinal de contas, as pessoas pesquisam os assuntos utilizando palavras-chave. Desta maneira, escolher as palavras-chaves acertadas, é a forma ideal de atrair tráfego orgânico.

O que é uma palavra-chave?

Uma palavra-chave, é uma palavra que resume o tema do seu artigo. Por exemplo, se o seu artigo é sobre alimentação, a palavra-chave vai ser “alimentação” e deve estar incluída no título e em todos os passos que referi em cima. 

No entanto, deve-se utilizar também palavras-chave de cauda longa, que são constituídas por mais do que uma palavra.

Veja: “alimentação saudável para quem quer emagrecer”. Estas palavras-chave para SEO são as melhores, porque são mais especificas e têm muito menos concorrência no ranking do Google. 

Quando uma pessoa procurar por: “alimentação saudável para quem quer emagrecer” vai encontrar artigos específicos sobre esse tema e tem mais probabilidade do seu artigo ser encontrado.

Se escolher utilizar uma palavra-chave genérica como “alimentação” quase garantidamente que o seu artigo não irá ser encontrado nas pesquisas do Google, porque existem milhares de artigos a falar sobre isso. 

Por isso, aconselho sempre a escolherem palavras-chave de cauda longa. Ninguém procura informações sobre alimentação, mas sim alimentação saudável para quem pratica desporto, alimentação correta para quem quer emagrecer e por aí adiante.

Como escolher a palavra-chave correta? 

Este é o primeiro passo antes de começar a escrever um artigo para o blog. Para conseguir escolher a melhor palavra-chave para o meu artigo, faço sempre uma pesquisa no Ubersuggest.

Ela é uma plataforma muito boa que me ajuda a escolher as melhores palavras-chave. Ao digitar o termo que quero, consigo perceber quais as palavras-chave mais pesquisadas pelas pessoas, o número de procura que existe por aquela palavra-chave, a competição que há por aquela palavra, etc 

Como exemplo, pesquisei por “alimentação saudável” e apareceu-me estas ideias de palavras-chaves que as pessoas mais procuram.

Aprenda como pesquisar palavras-chave para o seu artigo no Ubersuggest

Logo percebi que “alimentação saudável para emagrecer” tem alguma procura e por isso vou utilizar esta palavra-chave de cauda longa no meu artigo, ao invés de “alimentação saudável” que tem imensa procura e competição. 

Escolher palavras-chave com menos procura nem sempre é mau. Com menos procura, existe menos competição e isso é muito vantajoso porque o seu artigo tem maior probabilidade de aparecer quando se procurar por este termo. 

Se achar este método meio complicado de perceber, pode sempre recorrer ao próprio Google. Pesquise da mesma forma que iria, caso quisesse procurar uma informação. De seguida, verifique quantos resultados aparecem para aquela pesquisa.

Como pesquisar palavras-chave no Google

No exemplo em cima, pode ver que há muita concorrência por essa palavra-chave. Não vale a pena! Mas se pesquisar “alimentação saudável para emagrecer” vai ver que a concorrência é bem menor, daí poder apostar nesta palavra-chave de cauda longa.

Como procurar palavras-chave para o seu artigo no Google.

No entanto pode ainda melhorar, recorrendo às pesquisas relacionadas que aparecem no rodapé. Aqui pode perceber o que as pessoas também estão a pesquisar relacionado com o tema, e redefinir melhor as suas palavras-chave.

Aprenda a escolher as melhores palavras-chave no Google

Depois de ter encontrado as suas palavras-chave, está na hora de as colocar em todo o lado: título, cabeçalho, subtítulo, na descrição da pesquisa e no link permanente do blogger, nas imagens do artigo, no interior do artigo… ou seja em tudo!

Para saber como otimizar os seus artigos utilizando as palavras-chave, leia: Como Criar um Post Viral: 6 Passos Que Deve Fazer Antes de Publicar um Post.

Acredito que no inicio pode parecer um pouco confuso, pois é muita coisa para assimilar. Mas com o tempo, verá que se torna cada vez mais fácil. Tudo depende da sua prática.

Já conhecia estas técnicas de SEO? Conte-me tudinho!
Até à próxima publicação!
Kiss, Kiss*