Como Conseguir Parcerias Fantásticas Para o Seu Blog ou Instagram

Ganhar uma parceria é o sonho de qualquer blogger. No entanto, não é tão simples quanto querer. Há todo um conjunto de fatores que devem estar reunidos para conseguir conquistar parcerias para o Blog ou Instagram.

Há quem pense que ter um blog é meio caminho andado para conseguir parcerias, mas não! Ter um blog é bem o inicio desta jornada. Depois de muito trabalho e dedicação, é que começam a surgir os primeiros frutos do seu trabalho: as parcerias.

Todas nós gostamos de ganhar dinheiro com o nosso blog, não é verdade? Aliás, todo o nosso trabalho com ele merece ser remunerado. As horas perdidas a criar novos posts, o dinheiro gasto nele…etc. Mas não se pode esquecer de uma coisa: nem todas as parcerias são benéficas para o seu blog.

Atualmente recebo propostas de parcerias que nada têm nada a ver com o meu conteúdo e por isso acabo por rejeitá-las. É muito importante manter-se fiel ao seu conteúdo e aos seus leitores. Aceitar parcerias apenas para ganhar dinheiro, é um erro tremendo. Os seus leitores/seguidores vão perceber que só está a criar aquele conteúdo para ganhar dinheiro e não porque os quer ajudar. Isso vai levar a perda de leitores/seguidores e à perda da confiança deles. Não estrague tudo o que conquistou, apenas porque quer lucrar mais com o seu blog.

Mantenha o foco e escolha bem as suas parcerias. Elas podem ser um bónus para si, como também podem destruir toda a reputação do seu blog.

Dito isto, está na hora de saber como conquistar parcerias e lucrar com elas!

5 Dicas para conquistar parcerias para o seu blog

1. O seu blog ou Instagram tem de ter um publico-alvo bem definido.

As marcas quando entram em contacto com uma blogger ou influencer, pretendem utilizar todo a sua influência e público, para publicitar e dar a conhecer o seu produto ou marca. Por isso, elas escolhem  blogs ou pessoas cujos nichos combinam com a sua marca.

Daí ser muito importante enquadrar-se dentro de um nicho especifico. Nenhuma marca vai-se identificar consigo, se falar de tudo e mais alguma coisa.Ao abordar temas específicos, está a tornar-se numa autoridade nesse assunto e as marcas adoram isso.

Eu por exemplo, gosto muito de falar de cabelos e tenho conseguido conquistar algumas parcerias devido a isso.

1. Escolha um nicho especifico (make up, cabelos, moda, livros…)

2- Crie conteúdo de qualidade sobre esse nicho (dicas de …, reviews de…, melhores produtos para…)

3- Dê a conhecer o seu conteúdo.

4- Se o seu conteúdo for o que a marca pretende, ela certamente entrará em contacto consigo.

+ Leia também: 5 Dicas de como se tornar uma Autoridade no seu Nicho!

2. Só conseguirá parcerias se o seu conteúdo for relevante e de qualidade.

Para conseguir parcerias, o seu blog precisa transpirar profissionalismo. Ou seja, para além de toda a sua dedicação com ele, tem de procurar sempre fazer o melhor e procurar sempre melhorar a cada post que escreve. Para uma marca se interessar por si ou pelo seu conteúdo, tem de demonstrar ser bastante profissional e rigorosa com o seu trabalho. Não adianta ter um post bem escrito, se as imagens são de fraca qualidade, o texto cheio de erros e com formatação errada. Tudo isto demonstra falta de profissionalismo e empenho.

Não se esqueça que quando uma marca patrocina um blog, está a gastar dinheiro, nem que seja ao enviar produtos, a pagar por posts patrocinados, etc… Acha que ela vai correr o risco de investir num blog, se ele não mostra o mínimo de profissionalismo e dedicação?

Quando uma marca patrocina um blog, é também a sua reputação que está em jogo. Logo para que as marcas lhe façam convites de parcerias, tem de mostrar ser uma profissional em tudo o que faz e escreve!

+ Leia também: 9 Hábitos Secretos de Bloggers de Sucesso!

3. Interação é melhor que números.

Já lá vai o tempo em que as marcas viam apenas os números de seguidores. Hoje em dia, elas valorizam muito mais o engajamento com o seu público. Não basta ter um Instagram com milhares de seguidores, se a sua interação com eles for nula.

As marcas procuram pessoas capazes de inspirar e influenciar as outras. É isso que vai fazer com que a marca lucre ao ser a sua patrocinadora: o seu poder influenciador. Se conseguir construir uma comunidade engajada à sua volta, terá muito mais probabilidade de as marcas quererem fazer parcerias consigo.

4. Publicar conteúdo frequentemente.

Publicar novos conteúdos frequentemente é uma boa arma para conquistar mais leitores/seguidores. Quanto mais conteúdos novos criar, mais chances terá de atrair mais público para o seu blog ou conta de Instagram.

No que toca ao Instagram, seja ativa nos stories. Partilhe por lá o seu dia a dia, os seus gostos, as suas dicas. Os stories são muito importantes para manter o seu engajamento elevado, pois é a maneira mais fácil de estar em contacto direto com os seus seguidores.

Não se esqueça também, de publicar pelo menos uma vez por dia uma foto no seu feed. Confesso que ainda peco um pouco nesta parte, mas estou a esforçar-me para melhorar mais neste aspeto. Por experiência própria, vi que quando publico mais do que uma foto por dia, o meu engajamento aumenta muito mais.

Se tiver um blog, é imprescindível ter um calendário editorial. Ou seja, ter um calendário onde planeia todos os seus posts com a devida antecedência, para não correr o risco de ter de escrever qualquer coisa à pressa.

Também é bom, ter dias fixos para publicar os seus posts. Desta forma, os seus seguidores sabem quando sairá conteúdo novo. Com uma boa frequência de posts, terá mais probabilidades de as marcas terem mais facilmente contacto com o seu conteúdo. Produza, produza, produza… É o meu conselho! Garantidamente alguma marca entrará em contacto consigo.

Leia também: Como Criar um Post Viral: 6 Passos Que Deve Fazer Antes de Publicar um Post

5. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!

Conseguir que todo o seu conteúdo seja visto, também é super importante para conseguir parcerias. Se o seu blog ainda é recente ou tem poucos leitores, dificilmente uma marca vai querer realizar uma parceria consigo.

Para que a parceria seja benéfica para ambas as partes, a marca também terá que ter o seu retorno. Logo se o seu blog ainda recebe poucas visitas, precisa de desenvolver estratégias de divulgação para que ele chegue a mais pessoas.

E a melhor estratégia de divulgação para mim e que tem funcionado às mil maravilhas aqui no blog, é investir no Pinterest! Tal como o Google, o Pinterest também é uma mecanismo de pesquisa que milhares de pessoas usam todo o dia para procurar informações.

Ele é capaz de enviar imensas pessoas para o seu blog. E se souber trabalhar com ele, verá o numero de visitas diárias triplicarem de forma gratuita e sem muito esforço. Aposte no Pinterest e verá que não se arrepende.

Como conseguir parcerias fantásticas para o seu Blog ou Instagram

+ Leia também: Como Utilizar o Pinterest Para Aumentar o Tráfego do Blog

6 Formas de Divulgar um Post sem fazer SPAM

Conseguir realizar parcerias é o que toda a blogger quer. No entanto, precisa de ter em mente que precisa de trabalhar muito para que isso aconteça.

Para além de criar conteúdos de excelente qualidade, tem de saber trabalhar na sua divulgação para conquistar mais leitores. E isso leva tempo. Não desespere se ainda nenhuma marca entrou em contacto consigo. Só após muito esforço, suor, dedicação e algumas cabeçadas na parede aparecerá a sua primeira parceria 🙂

Já conquistou alguma parceria? Gostaria de acrescentar mais alguma dica?

Diga-me tudo nos comentários!
Até ao próximo post.
Kiss, Kiss*