


Muito se fala sobre conteúdo de valor, mas você sabe realmente o que significa?
Conteúdo de valor é um termo muito utilizado no marketing digital, para definir um conteúdo de qualidade, rico em informações e que transmite um conhecimento aprofundado sobre um determinado assunto.
O que é um “Conteúdo de valor”
Você de certeza que já se deparou com imensos conteúdos na Internet. Mas serão estes conteúdos, todos conteúdos de valor? Não! Hã uma diferença que distingue um conteúdo dito “normal” de um de “valor. E a diferença é a relevância que aquele conteúdo tem para um determinado público.
Vou dar um exemplo. Você já se deparou com frases motivacionais no Instagram, certo? Isso é considerado um conteúdo “normal”, uma vez, que não ensina ou transmite nada de novo às pessoas. Apenas motiva.
Já um conteúdo de valor, é um conteúdo que agrega, ensina ou resolve os problemas do seu público. Não pense que esse conteúdo precisa de ser muito complexo. Pelo contrário, ele apenas precisa de ser relevante para o seu público.
Voltando ao exemplo que dei em cima. Se o seu nicho é sobre beleza feminina, posts com frases motivacionais não são considerados conteúdo de valor. Para isso, você precisa criar posts de qualidade a ensinar algo ao seu público. Que agregue valor à vida deles. Como por exemplo: dicas para uma maquilhagem fácil e rápida, melhores produtos de beleza do ano, como ter uma rotina de cuidados com a pele em menos de 5 minutos… etc. Entendeu a diferença?
Enquanto um conteúdo “normal” não passa apenas de um conteúdo, já o conteúdo de “valor” é capaz de agregar e ensinar algo. Ou seja, é um conteúdo interessante, com um propósito, relevante e procurado pelo seu público.
Conteúdo de valor precisa de ser:
✓ Relevante
✓ Útil
✓ De qualidade
✓ Capaz de despertar interesse
✓ Autêntico
Como criar conteúdo de valor?
Criar conteúdo de valor não é um bicho de sete cabeças. Você apenas precisa cumprir algumas etapas e fazer algumas pesquisas para saber o que interessa ao seu público.
Vamos aprender a criar conteúdo de qualidade e que agregue valor?
✓ Conheça o seu público
Só vai conseguir criar conteúdo relevante, se você souber quem é o seu público. O que ele precisa? As suas necessidades? Quais as suas dores? O que procuram aprender? Os seus medos? Os seus sonhos? Só com estas informações todas reunidas, você vai conseguir criar conteúdos que sanam as dúvidas dessas pessoas.
Este é sempre o primeiro passo para a criação de conteúdo de qualidade. Você precisa de conhecer a fundo a sua audiência antes mesmo de querer criar conteúdo fantástico.
Como descobrir as necessidades do meu público?
É muito simples. Você precisa de tomar atenção às perguntas deles nas redes sociais, às mensagens que deixam com pedidos de ajuda, aos comentários que deixam nos seus posts. Pode também analisar o público do seu concorrente direto. Perceber quais as dúvidas que deixam nos blogs ou redes sociais da concorrência, participar em grupos do facebook que tenham a ver com o seu nicho de mercado… etc.
Você apenas precisa de estar atento e apontar o máximo de informações que conseguir sobre o seu público. Só assim, será fácil criar conteúdo de valor para eles.
Se não conhecer bem o seu público, nunca vai conseguir criar conteúdos relevantes para essas pessoas. Aplique-se a fundo nesta etapa!
✓ Procure palavras-chave relacionadas com o seu nicho
Procurar por palavras-chave em mecanismo de pesquisa tais como o Google e Pinterest, vai ajudá-la a perceber o que as pessoas estão a procurar no momento. Por outras palavras, vai conseguir perceber as necessidades atuais do seu público.



Existem também 3 ferramentas excelentes que eu utilizo para me ajudar na pesquisa: Google Ads, Ubersuggest e Answer the Public.
+ Leia também: COMO COLOCAR OS ARTIGOS DO SEU BLOG NO TOP 10 DO GOOGLE!
✓ O seu conteúdo precisa de ser único!
O seu conteúdo precisa de ser autêntico e único na Internet. Se você quer ficar bem posicionado nos mecanismos de pesquisa, precisa de ficar à frente da sua concorrência e não copiá-la!
Você precisa de saber entregar esse conteúdo de forma envolvente e que suscite alguma curiosidade. Uma excelente forma de conseguir isso, é utilizar títulos chamativos e imagens que captem logo a atenção.
+ Leia também: 4 TRUQUES INFALÍVEIS PARA ESCREVER TÍTULOS ATRAENTES!
Esteja sempre com um pé à frente da sua concorrência e a par das últimas novidades para que consiga ser sempre das primeiras a criar um conteúdo autêntico e inovador!
✓ Seja constante
Ser constante a criar conteúdos é uma peça-chave para gerar valor perante o seu público. Pense comigo: ninguém acompanha uma pessoa que quase não produz conteúdos. Para além disto, você precisa de se mostrar como uma autoridade no seu nicho para que as pessoas saibam que você domina verdadeiramente aquilo que está a falar. Só assim vai conseguir conquistar a confiança do seu público.
+ Leia também: 5 DICAS DE COMO SE TORNAR UMA AUTORIDADE NO SEU NICHO!
✓ Qualidade é mais importante que quantidade
Um dos grande erros de quem cria conteúdos para a Internet é achar que precisa de estar constantemente a publicar para gerar valor. Isso é totalmente errado! Mais vale um conteúdo rico, relevante e que agregue bastante valor, do que muitos conteúdos por semana, que não ensinam nada, nem agregam valor nenhum.
✓ Analise as suas estatísticas
Como sabe se está no caminho certo, se não analisa os dados e estáticas dos seus conteúdos? Muitas vezes você pensa que aquele post vai agregar imenso valor, mas depois de analisar os números vê que foi um autêntico falhanço. Pode ser por muitos motivos, mas também pode ser que o seu público não se interesse por esse assunto.
Por isso, é tão importante analisar as estatísticas das suas redes sociais (ver qual post fez mais sucesso, qual teve mais engajamentos, qual suscitou mais dúvidas, etc) e as estatísticas do seu blog. Com o Google Analytics, você percebe quais foram os posts que fizeram mais sucesso e aqueles que a sua audiência não se interessou tanto.
Se gostou do conteúdo, não se esqueça de partilhar com amigos e seguir-me no Instagram e Pinterest!
Deixe uma resposta