
Se você quer que a sua marca seja reconhecida e relembrada pelas pessoas, precisa de criar uma identidade visual que seja única e bem representativa do seu negócio.
Mas, há que ainda quem pense que criar uma identidade visual de uma marca seja tão fácil como criar apenas um logotipo. Não! criar uma identidade visual é criar uma combinação de elementos visuais única e exclusiva para cada empresa!
Nela incluem o logotipo, uma determinada tipografia, grafismos e cores especificas. Tudo isto reunido, cria uma identidade visual!
Poderá também gostar de: 6 DICAS IMPERDÍVEIS PARA TER UM FEED ORGANIZADO
Qual a importância de criar uma identidade visual?
Uma identidade visual bem pensada, é um passo fundamental para você conseguir apresentar o seu negócio ao mundo!
Vejamos, o McDonalds é um exemplo de uma excelente identidade visual. Todos nós quando vemos um M em amarelo nos lembramos desta marca. E porquê? Porque a empresa criou uma identidade visual única e exclusiva que ficou marcada nas nossas memórias. E nós sem nos apercebermos associamos automaticamente aquele M ao McDonalds, sem que para isso seja necessário o nome da marca estar próxima do logo.
E aqui está a importância de se criar uma identidade visual para um negócio. Fazer com que as pessoas associem automaticamente uma determinada identidade visual a uma marca.
Poderá também gostar de: COMO TIRAR FOTOS DE QUALIDADE PARA O INSTAGRAM: 7 TRUQUES PARA ARRASAR MESMO SENDO INICIANTE
Como criar uma identidade visual única?
O primeiro passo chama-se briefing. É nesta etapa que são reunidos todos os dados para se conseguir elaborar uma identidade.
Aqui são respondidas algumas perguntas que vão ajudar a guiar todo o processo de criação de uma identidade visual.
- Quem é a sua persona?
- O que quer transmitir?
- Qual o seu diferencial?
- Como descreve a sua marca?
O passo seguinte chama-se brainstorming e consiste no primeiro esboço da sua identidade visual.
É nesta fase que são colocadas todas as ideias na mesa, de forma criativa e sem medos.
A fase seguinte é definir, cores, fontes e estilos. Depois de toda a informação reunida, há que encontrar fontes e cores que transmitam a mensagem que se quer.
Fontes do tipo caligrafia transmitem sofisticação e delicadeza. Já as mais básicas mostram objetividade, força e ambição. Aqui a parte difícil é escolher uma fonte que exprima a essência do seu negócio.
Em relação às cores, todas elas transmitem várias emoções e mais uma vez vai ter de escolher aquelas que melhor se adaptam à sua marca.
Como posso ajudar a criar a Identidade Visual perfeita para o seu Instagram?
Já se apercebeu que ter uma identidade visual é muito importante para o seu negócio, certo? Se você trabalha com o Instagram eu posso ajudar nisso.
Na minha loja online há vários feeds para Instagram, cada um deles com uma imagem de marca única. Já não precisa de se preocupar como montar um feed perfeito, que cores e fontes usar. Tudo isso já foi pensado e criado por mim.
Há pacotes que até estão incluídas capas para os destaque para que todo o feed fique padronizado.
Espero que tenha gostado!
Até ao próximo post 💋
Milena diz
Excelente post! Vou aplicar essas dicas no meu negócio! Obrigado por compartilhar!
girlboss diz
Que bom Milena! Muito sucesso 🙂
Lilian Rocha diz
Oi, Andreia
Adorei as dicas. A minha dificuldade está na combinação das cores, mas tenho estudado e estou fazendo teste, acredito que em breve chego a um consenso.
Obrigada por compartilhar.
Sucesso sempre!!!
Vou Empreender e agora?