Pensamento Positivo: 5 Dicas para Pensar Positivo e Viver Melhor!

Quer aprender a ter um pensamento positivo e encarar as situações negativas da vida da melhor forma? Então chegou ao lugar certo!


Na nossa vida estamos constantemente rodeados de coisas negativas: pessoas tóxicas, situações desagradáveis, problemas, stress, ansiedade… Tudo isto, provoca em nós um negativismo inato e que muitas vezes tem um efeito catastrófico nas nossas vidas.
Acordar com pensamentos positivos pode fazer com que o nosso dia comece com uma perspetiva diferente. Mais leve e mais agradável.
Pensar positivo, depende só de si!
 
Mas se está a ler isto, provavelmente deve estar a pensar que é fácil dizer, o difícil mesmo é pôr em prática. E tem razão. Já fui uma pessoa muito negativa, sempre a duvidar das minhas capacidades e sempre com as desculpas de quem é assim: “não tenho sorte nenhuma” ou “não vou conseguir”. Mas sabe uma coisa? Mudei. Não posso dizer que sou uma pessoa 100% otimista, porque não sou, mas já consigo ver o lado bom das coisas e já consigo ter uma perspetiva mais positiva mesmo em situações mais difíceis na vida.

Ser mais confiante e acreditar em si, já é uma grande passo para se tornar uma pessoa positiva. Tudo depende de como treina o seu cérebro.

Treine o seu cérebro para ajudar a manter um pensamento positivo!

 
Vou-lhe dar um exemplo: 
 
Como vê este copo?
Pessoa otimista versus pessoa pessimista- Teste do copo de água
 
Se consegue ver um copo meio cheio, então está a ter um pensamento positivo, pois consegue ver o lado positivo da situação. Já se viu um copo metade vazio, está a pensar de forma negativa, pois só consegue ver a água que falta no copo. 
 
Como pode ver, tudo depende de como se encara as coisas. Há sempre duas maneiras. Ou optamos por ver o lado positivo das situações ou optamos por ver somente o lado negativo das situações. Neste caso, uma pessoa otimista ficaria satisfeita por ter pelo menos metade de água no copo, já a pessoa pessimista só consegue ver que falta metade da água.

5 Dicas para treinar o seu cérebro a ter um pensamento positivo sempre!

1. Substitua os pensamentos negativos por positivos.

O primeiro passo, é obrigar o nosso cérebro a concentrar-se em coisas boas e positivas. Quando estiver perante uma situação desagradável ou menos favorável, tente ver sempre o lado positivo da situação. Não foque todas as sua energias no aspeto negativo.   

Quando surgirem pensamento como “eu não consigo” tente sempre mudá-los para “eu consigo!”. Tudo depende da sua força interior para conseguir avançar.    Pessoas negativas, muitas vezes não têm consciência que se estão a auto-sabotar a elas mesmas. A força do negativismo é tão grande, que as cegam ao ponto de não conseguirem ver outras realidades.

Na vida nem tudo é preto no branco e há sempre outros caminhos a percorrer. Como se costuma dizer “fecha-se uma porta, abre-se uma janela”. Se não sua vida uma porta se fechou, pule pela janela!

2. Proteja-se da negatividade.  

Não são só os nossos pensamentos que nos empurram para o negativismo. Tudo há nossa volta pode influenciar o nosso estado de espírito. Por isso, evite ao máximo pessoas tóxicas e negativas, afaste-se de situações que lhe podem provocar stress e ansiedade e pratique o bem.   

3. Preencha a sua mente com coisas boas. 

Uma boa forma de não deixar que a sua mente esteja à procura de coisas más, é ocupá-la com coisas que gosta e tira prazer. Se gosta de ler, procure tirar um tempo da sua rotina para se dedicar à leitura, se gosta de ver séries, tire também um tempinho para ver a sua série preferida e aí por adiante.

Procure também exercitar-se frequentemente. Para além de limpar a cabeça, o exercício físico liberta endorfinas que nos fazem sentir melhor. Mas há ainda outras práticas muito benéficas para pessoas cuja mente anda sempre a mil: yoga, meditação, reiki… O importante é acalmar a sua mente e direcionar todas as suas energias para ver o lado positivo das coisas!  

4. Aprenda com os seus problemas.

Uma boa maneira de encarar as coisas com mais leveza, é encarando elas como uma oportunidade de aprendizagem e crescimento pessoal. Lembre-se deste ditado: “o que não me mata, torna-me mais forte” E é verdade.   Tente tirar partido das situações mais negativas, para aprender e melhorar com elas. Faça sempre este tipo de pergunta: que lição posso tirar disto?   Mesmo em situações mais negativas, há sempre algo positivo a aprender.   

5. Foque-se nas suas qualidades e não nos seus defeitos.

Uma boa maneira de ser uma pessoa mais positiva, é olhar para dentro de si e ver as qualidades que têm. Por norma, temos sempre a tendência de desvalorizar as nossas qualidades em prol dos nossos defeitos. Parece que as nossos defeitos têm um peso muito maior. Mas não! E isso é culpa do nosso cérebro. Obrigue-se a valorizar o que tem de bom e diga para si mesmo: eu tenho muitas qualidades!   Evite pensamentos do tipo “eu não vou conseguir este trabalho”. E mude para ” eu vou tentar de tudo para conseguir este trabalho!. Eu sei das minhas capacidades e do meu valor, por isso vou à luta.”

Conclusão:

Cair no pessimismo é o caminho mais fácil. No entanto, não é o mais acertado. Para que a sua vida seja vivida com plenitude, precisa de encarar o lado bom das coisas e focar todas as suas energias nisso. Nem sempre a vida será fácil e vai estar constantemente a colocá-la à prova. Aproveite essas oportunidades para aprender com as adversidades e crescer com elas.