Bastidores de uma GirlBoss

Quem gere um blog, de certeza que já se sentiu frustrada por não conseguir fazer tudo o que tinha em mente. Escrever posts, rever os posts, editar fotos, divulgar, atualizar as redes sociais… ufa! É muita coisa por fazer, principalmente se for a única a comandar o barco. Mas não desespere. Eu tenho a solução para o seu problema: Organização.

Organização é a palavra-chave para o sucesso de um blog. Ela faz uma enorme diferença na maneira como encara o seu trabalho. Ter uma boa organização, para além de ser magnifico para quem gere um blog, é uma mais valia para a sua vida pessoal.

Conseguir conciliar as duas coisas, é fundamental para que possa dedicar mais tempo ao seu trabalho, sem descurar a sua vida pessoal. Se quer levar o seu blog a outro patamar e torná-lo mais profissional, é obrigatório que você seja organizada! Não adianta nada ter um blog super concorrido, se se sente a toda a hora sufocada por ele.

É essencial elaborar um plano de organização para equilibrar a sua vida pessoal com o blog. Só assim se sentirá mais produtiva e estimulada para criar mais conteúdos. 

Não consegue gerir todas as tarefas e sente-se frustrada? Quer crescer sem enlouquecer e viver obcecada com o blog? Siga esta dicas e verá como é bem fácil conseguir conciliar o blog com a sua vida pessoal. Basta aprender a organizar-se melhor.

Como se organizar melhor com um blog

1. Estipule dias para cada coisa

Querer fazer tudo de uma vez e num só dia, é um erro! Se precisa criar um post, rever, publicar e nesse mesmo dia tem imensas coisas em casa para arrumar, vai ser difícil se não impossível conseguir fazer todas estas tarefas nesse dia. 

O meu conselho, é sempre distribuir as tarefas por dias específicos da semana. Se por exemplo, estipular as segundas e terças para criar posts (só escrever) vai ter mais tempo nos outros dias da semana para fazer tudo que está pendente: ir às compras, arrumar a casa, lavar a roupa, etc.

Outra dica muito boa que dou é criar horários. Estipule de que horas a que horas fica a criar conteúdo, deixando o resto do dia livre para as sua coisas. Eu por exemplo, tenho dias específicos para escrever os posts, outro para editar as fotos e publicar nas redes sociais, outro para criar fotos para o Pinterest e por norma deixo sempre a sexta-feira para planear novos conteúdos e inspirar-me em novas ideias. Por norma, guardo o fim de semana só para mim e para a família.

Acredite que organizando as suas tarefas por dia e horas, é muito mais fácil criar uma rotina produtiva, sem se sentir na obrigação de ter de publicar a toda a hora.

2. Tenha uma agenda ou um Planner

Confesso que já não sei viver sem um destes métodos de organização. Por isso, utilizo os dois. Na agenda por norma, escrevo tudo o que tenho para fazer no dia a dia, deixando assim a minha mente livre para outras coisas. Estar constantemente a preencher a cabeça com coisas que não nos podemos esquecer, gasta-nos muita energia. Por isso, prefiro deixar tudo escrito no papel e pensar em novas ideias.

Já o planner, utilizo mais para me organizar com o blog. Gosto muito dos planners semanais, pois consigo visualizar toda a minha semana referente a assuntos do blog. 

Planner gratuito para download
Quer receber este planner diário para download? Basta subscrever o blog!

Mas não é só!

No final de cada mês, gosto de planear os posts do próximo mês. Para isso, utilizo o Google Calender. Ele é ótimo porque consigo ter uma visão mensal dos posts do próximo mês e dá-me a possibilidade de atribuir cores às diferentes categorias de posts.

Por exemplo, na categoria de organização dou a cor rosa, na categoria de produtividade dou a cor azul e assim por diante. No fim do planeamento consigo tem uma visão geral de quais posts vão sair referente àquela categoria.

Desta forma, consigo falar de vários assuntos no blog sem me tornar repetitiva. Outro ponto positivo que encontrei, é a possibilidade de mudar o dia dos posts sem ter de andar a rabiscar tudo. Para além disto, ele ainda me alerta com antecedência, quais posts tenho de escrever! 

3. Planeie com muita antecedência

A vida é feita de imprevistos e nunca saberá se naquele dia vai ter disponibilidade para escrever. Por isso, a minha dica é sempre planear-se com muita antecedência. Nunca se deixe ficar com a corda à volta do pescoço em relação a escrever posts. Essa sensação é muito má e desnecessária se tiver um bom planeamento mensal.

Guarde uns dias no fim do mês para planear que posts vai escrever no próximo mês e que dias irá publicar. Assim terá sempre umas semanas de avanço. Nunca deixe a última semana para escrever os seus posts. Ficará com aquela sensação de que a semana já começou e não sabe o que escrever nem quando publicar. 

Ao planear o seu conteúdo e escrever antecipadamente, irá conseguir ter uma maior disposição para criar mais conteúdo e uma maior tranquilidade para pensar nos próximos posts.

4. Adiante trabalho

Deixar tudo para a última da hora é um hábito péssimo para a nossa vida. Experimente criar um post, bem escrito, bem editado, amigável para o SEO, divulgar, criar fotos para as redes sociais, tudo num só dia. É impossível! Para além de nos consumir o dia todo, as coisas feitas à pressão nunca saem bem!

Numa rotina bem organizada em que estabelece as suas prioridades e define as suas tarefas, sobrará muito tempo livre que poderá aproveitar para ir adiantando trabalho.Dou um exemplo: ao trabalhar com o blog, estipulo um horário de trabalho. Dentro desse horário se acabar de escrever um post mais cedo do que o previsto, vou aproveitar o tempo que me sobra para revê-lo e talvez começar a editar as fotos.

Porquê?

Porque estipulei que nesse horário, dedico-me somente ao blog e vou adiantando sempre que possível. Podia deixar para fazer amanhã que era o dia de editar? Podia. Mas amanhã pode surgir algum imprevisto. Siga a dica de nunca deixar para amanhã, o que pode fazer hoje!

5. Banco de ideias e fotos

Criar um banco de ideias num caderno é uma ótima ideia para ajudá-la na hora de planear o próximo mês. Nem sempre se sentirá inspirada com novas ideias. Por isso, é uma mais valia apontar todas as ideias que tiver, bem como os tópicos que quer falar para não se esquecer. 

Outra boa dica é criar um banco de imagens. Aproveite para procurar fotos gratuitas na Internet e guarde-as para futuros posts. Antigamente perdia muito tempo à procura de uma boa foto. Neste momento, perco apenas alguns minutos a escolher a melhor.

Caso tire as suas próprias fotos para reviews, aproveite um dia para tirar fotos de mais do que um produto. Assim quando for editar, pode editá-las todas juntas e poupar no trabalho.A ideia aqui, é criar um banco quer de imagens ou ideias, que pode recorrer caso a inspiração falhe!

6. Procure fontes de inspiração

Quem cria conteúdos na Internet tem de estar constantemente a consumir informações e inspirações, para que possa criar ótimos conteúdos, que ajudem a sanar as dúvidas dos seus leitores. Hoje em dia há excelentes opções para se inspirar. Eu prefiro utilizar o meu queridinho Pinterest, no entanto há outras plataformas como o Tumbr e Instagram que também ajudam imenso.

A dica é: guardar um dia da semana para se inspirar nestas plataformas e anotar as ideias que vão surgindo, num caderno ou no seu banco de ideias como falei em cima. Todas as semanas, retire umas horas para procurar novos conteúdos. Isto ajuda imenso na altura de planear os posts do próximo mês.

7. Respeite a sua rotina e os seus limites

Ao gerir o blog tem de saber respeitar a sua rotina e os seus limites. Com isto quero dizer, que se por exemplo é uma estudante e tem um blog, tem de saber respeitar primeiramente a sua rotina que é ir às aulas e só depois dedicar o seu tempo livre ao blog. Nunca faça o blog a sua prioridade quando não o é. A principio, o blog é um hobbie na sua vida e como tal tem de estar bem definido isso para si. 

Ao definir as suas prioridades, conseguirá organizar-se melhor. Ou seja, se estuda, é provável que tenha mais tempo aos fins-de-semana. Logo planeie os seus posts para serem escritos ao fim-de-semana e publicados durante a semana. Deu para perceber? Deixe as coisas mais fáceis, como rever, editar fotos e divulgar, para o fim da tarde ou noite, durante a semana.

O que quero dizer, é que não se deve deixar consumir pelo blog. Ele deve ser algo prazeroso e não uma obrigação. Para que ele seja positivo para si, precisa-se organizar e organizar o seu tempo para que não seja mais um problema! Ao organizar a sua rotina, conseguirá planear o que fazer referente ao blog e enquadrá-lo na sua rotina diária. 

Se não conseguir publicar 5 dias por semana, não se martirize. Publique apenas 1 a 2 vezes. O que interessa é não comprometer a sua saúde e bem-estar ao gerir tanta coisas que não dá conta.

A chave de tudo é encontrar o equilíbrio!

Espero que estas dicas a ajudem a organizar-se melhor. Sei bem como é sentir aquela frustração de não conseguir lidar com tudo ao mesmo tempo. Mas sabe? Aprendi que é normal. O ser humano não é uma máquina, por isso não se culpabilize. Basta organizar melhor os seus dias. E se não der para fazer hoje, lembre-se que amanhã há um novo dia!

Até ao próximo post.
Kiss, Kiss*