
“Porque não consigo ter resultados no Pinterest?” Esta é uma das perguntas que mais me fazem aqui no blog. Para ajudar, decidi escrever este artigo onde vou enumerar os principais motivos pelos quais o Pinterest não está a trabalhar para si!
Se você se sente frustada e desanimada porque não consegue alcançar os resultados que deseja, não se sinta assim. Todo o iniciante passa pelo mesmo.
Sei que se esforça para criar pins e descrições adequadas… mas mesmo assim, sente que a sua conta está estagnada e não consegue obter melhores resultados no Pinterest! E o pior de tudo, é que vê que o Pinterest não lhe trás o tráfego orgânico que esperava para o seu blog. Sei como se sente, eu também passei por isso.
Porque não consigo ter resultados no Pinterest?
Se está nesta situação, a primeira coisa a fazer é não desistir. A segunda, é prestar muita atenção aos motivos que vou enumerar em baixo, e que de certeza fazem com que não consiga ter os melhores resultados no Pinterest.
Vamos aprender algumas dicas que fazem toda a diferença?
1.Não tem uma conta comercial
Um dos grandes erros, de quem começa no Pinteret, é utilizar a sua conta pessoal para o seu negócio. O que acontece muitas vezes, é que as pessoas querem aproveitar os seguidores que conseguiram na sua conta pessoal e não querem começar tudo de novo.
Mas sabia que dá para alterar essa conta pessoal, para uma comercial? Neste artigo do Pinterest, eles explicam como mudar a sua conta de forma muito fácil.
Com uma conta comercial tem muito mais vantagens para o seu negócio. Uma das grandes vantagens é ter acesso ao Pinterest Analytics, onde vai conseguir ter acesso a todas as estatísticas dos seus pins e saberá quais estão a ter melhor rendimento.
Além disso, a conta comercial do Pinterest permite que você escolha o seu nome de negócio, em vez do seu nome real. Tem também acesso a Pins promovidos!
2. Os seus Pins não são ótimos
Um dos grandes motivos para a sua estratégia do Pinterest não estar a funcionar, deve-se ao fato, de não estar a criar Pins otimizados para o Pinterest.
Segundo as estatísticas, um Pin perfeito deve ter uma proporção de 2:3, possuir texto chamativo que atraia a atenção do leitor, o URL do site ou logo e fotos de excelente qualidade.
Eu aqui no blog, já ensinei como criar Pins Incríveis que Viralizam Rapidamente!. É dos artigos que tem mais popularidade, por isso, vale a pena dar uma vista de olhos nele!
Uma das ferramentas que adoro e utilizo é o Canva. É nele, que crio todos os meus gráficos. Ele é gratuito e muito intuitivo.
Caso queira gráficos já prontos para o Pinterest, também disponibilizo na loja do blog um pack com 10 modelos de Pins totalmente editáveis no Canva.

3. Não está a usar palavras-chave
Palavras-chave são fundamentais e sem elas não conseguirá ter resultados no Pinterest. Se não está a ter impressões, cliques e partilhas, talvez não esteja a utilizar as palavras-chave corretas.
Deve por isso tomar mais atenção na hora de fazer a descrição do seu pin e utilizar hashtags com as palavras-chave do seu conteúdo.
Quando cria um Pin e publica no Pinterest, o algoritmo não vai saber do que se trata. Você precisa de dizer a ele! Para conseguir transmitir a informação do seu pin ao Pinterest, precisa de criar legendas otimizadas com as palavras-chave do seu conteúdo. Deve ainda guardar esse pin em álbuns cujo conteúdo seja parecido.
Ao reparar nas estatísticas do seu pin, pode analisar o número de impressões. Se for baixo, então não está a utilizar as palavras-chave corretas.
No entanto, o Pinterest pode ser uma ótima ajuda na escolha de palavras-chave. Se for à barra de pesquisa e digitar uma palavra, o Pinterest vai-lhe indicar sugestões de palavras-chave mais pesquisadas pelos utilizadores.
4. Não está a ser consistente no Pinterest
Ter um trabalho consistente no Pinterest é a chave para o sucesso! O Pinterest premeia os utilizadores mais ativos na plataforma. Sempre que possível, pin 10 a 15 pins por dia (seus e de outros utilizadores).
Não espere ficar semanas afastada da plataforma e querer que os seus pins façam sucesso. O Pinterest é uma plataforma que dá imenso retorno, se for um utilizador assíduo e dedicado.
Mesmo sem tempo para criar pins, não deixe de pinar conteúdos de outros utilizadores. O que interessa é ser consistente e ativo lá dentro! Não se esqueça também que o Pinterest adora conteúdos novos. Por isso, crie regularmente gráficos irresistíveis.
O Pinterest também faculta uma ferramenta totalmente gratuita de agendamento do Pins. Agora, não há como falhar na hora de publicar os seus conteúdos! Acredite, vai-lhe poupar imenso tempo.
Há também ferramentas como a Hootsuite, que no plano grátis permite agendar até 30 pins. Estas ferramentas de agendamento são excelentes opções para quem tem pouco tempo.
5. O seu blog não têm opções de partilha
Uma das coisas que pode estar a falhar e por isso não tem resultados no Pinterest, deve-se à falta de botões de partilha no seu post.
Veja neste artigo, todas as minhas imagens têm um botão “pin” para o leitor partilhar no Pinterest e em baixo do artigo volta novamente a ter a opção de partilhar no Pinterest e outras redes sociais.
Este tipo de botões é fundamental para que o leitor caso goste, tenha facilidade de partilhar o seu conteúdo. Eles precisam de ser incentivados a isso.
No fim deste artigo, também faço uma chamada para a acção para 2 pins que criei. Os leitores precisam de serem lembrados que podem partilhar este tipo de conteúdos. Por isso, facilite sempre o trabalho deles e indique as fotos que podem ser partilhadas no Pinterest.
6. O seu perfil do Pinterest não está otimizado
Tudo no Pinterest requer otimização… pins, descrições dos pins, nome dos álbuns, descrição dos álbuns e até mesmo o seu perfil precisa de ser otimizado.
Isto significa que no perfil, deve constar o nome do blog e uma breve descrição, contendo as palavras-chave corretas.

Se reparar, quando alguém pesquisa algo no Pinterest, não são só pins que aparecem. São também sugeridos álbuns e outros utilizadores. Por isso, tenha atenção às palavras-chave que utiliza no seu perfil.
Se por exemplo, pesquisar no Pinterest “Dicas para Blogs” vai-se aperceber que o meu perfil vai aparecer para si.
Conseguiu perceber onde está a errar na sua estratégia do Pinterest?
Espero que este artigo a tenha ajudado!
Gostou deste post? Partilhe!

Deixe uma resposta