
Quer aprender como usar corretamente hashtags no Instagram e atrair público qualificado? Então continue a ler.
O Instagram hoje em dia é uma ferramenta de trabalho bastante importante para quem gere um negócio! Ele é tão útil, que há quem crie o seu negócio apenas nele (grande erro).
No entanto, não há como fugir. O Instagram é sim, uma excelente ferramenta que tem melhorado muito nos últimos anos. A prova disso foi o lançamento dos stories e o uso das hashtags que se tornaram quase uma obsessão no mundo dos instagramers!
Poderá também gostar de : 9 Razões pelas quais está a perder seguidores no Instagram
E não é para menos. As hashtags são ótimas aliadas para atrair pessoas interessadas no nosso nicho e alavancar o nosso perfil. Precisamos apenas de saber usá-las corretamente para que elas nos possam trazem mais público.
Como usar as hashtags no Instagram

O que são hashtags?
Hashtag é a união de uma palavra com o símbolo cardinal (#). Ela foi criada com a finalidade de direcionar o utilizador para uma página com o mesmo tema.
Elas funcionam como um mecanismo filtrante, que ajuda os utilizadores a procurarem um determinado conteúdo. E o mais interessante de tudo é que já é possível seguir as hashtags que mais gostamos no Instagram.
Desta forma, sempre que alguém utilizar uma hashtag especifica, o utilizador que decidiu segui-la vai ter acesso àquele conteúdo no feed de noticias. Não é fantástico?
Poderá também gostar de: 6 Dicas infalíveis para aumentar o engajamento no Instagram
Como hoje em dia o conteúdo é rei, o Instagram encontrou nas hashtags uma forma de deixar todos os conteúdos organizados, etiquetados e acessíveis aos seus utilizadores.
Vantagens em usar hashtags no Instagram?

1- Conquistar seguidores qualificados
Ao utilizar hashtags relacionadas com o seu nicho, a probabilidade de atrair pessoas interessadas no seu conteúdo é muito maior. Esta é uma das grandes vantagens em utilizá-las.
2- Aumenta o alcance das publicações
Quando usamos uma determinada hashtags o alcance da publicação é muito maior, pois ela está acessível aos utilizadores que seguem essa mesma hashtag ou que procuraram no Instagram por ela.
Desta forma, ao utilizar as hashtags certas vai fazer com que o seu perfil ou negócio tenha uma maior visibilidade dentro da plataforma.
3- Alavancar o seu negócio
Outra grande vantagem é a possibilidade de conquistar mais clientes. Ao escolher hashtags especificas relacionadas com o seu negócio, produto ou serviço estará a ajudar a crescer a sua empresa
Poderá também gostar de: Como perder o medo de gravar stories e vídeos
Erros que a grande maioria dos utilizadores comete!

1- Usar hashtags muito genéricas
A maioria das pessoas usa # muito genéricas pois elas são seguidas por milhões de pessoas! Ex: #marketing, #bomdia, #love.
No entanto, não sabem que o efeito é o oposto. Quando há muitas pessoas a seguirem uma hashtag (hashtags com mais de 1/2M) a probabilidade dos nossos conteúdos ficarem visíveis na aba “mais relevantes” por mais tempo é mínima.
Logo, não adianta escolher hashtags tão amplas e famosas.
2- Usar hashtags que não têm nada a ver com o seu nicho
Este é outro tiro no pé que muita gente não vê! Qual o sentido de atrair pessoas que não estão interessadas nos nossos conteúdos? É como utilizar a #comida num perfil de jardinagem! Resultado: as pessoas que procuram ou seguem a #comida esperam ver um lindo prado de comida e acabam num perfil cheio de plantas. Resultado, acabam por não interagir com a publicação porque esse tema não lhes interessa.
Se tem um negócio, deve usar # bem especificas do seu nicho para que possa atrair pessoas realmente interessadas no seu trabalho!
3- Usar sempre as mesmas hashtags
Se você utiliza sempre as mesmas hashtags saiba que corre o risco de o Instagram considerar isso spam. Evite ao máximo repetir a mesma # dois dias seguidos.
Quer um conselho? Se publicar todos os dias, faça 7 conjuntos de hashtags num bloco de notas e deixe guardadas no seu telemóvel. Assim quando for publicar não corre o risco de publicar # repetidas do dia anterior ou perder imenso tempo à procura das melhores hashtags.
Outra coisa muito boa em ir variando as hashtags, é porque consegue alcançar muito mais pessoas.
4- Usar hashtags banidas
Sabia que o Instagram tem algumas # banidas da sua plataforma? Sim, quando o Insta deteta que a # está a ser usada de forma imprópria, acaba por banir essa # porque não respeita as normas de comunidade do Instagram.
Esse banimento acontece porque há quem utilize essa # para partilhar conteúdos abusivos ou então porque ela foi alvo de boots. Assim, qualquer pessoa que utilizar essa # proibida pode fazer com que o Insta considere a sua conta como spam e leve com o tão temível shadow ban.
E isso é terrível para quem tem uma conta no Insta porque o alcance das publicações diminuem absurdamente.
5- Utilizar hashtags que não sejam do seu idioma
Que interesse tem utilizar uma hashtag inglesa, se o seu público fala português? Tenho a certeza que as pessoas que vêm por essa hashtag, não vão perceber nada do seu conteúdo porque não falam português. Logo, não vejo vantagem nenhuma em utilizar # que não sejam do seu idioma.
Se você quer atrair potenciais clientes, eles têm de entender o que fala. Só assim, eles conseguem acompanhar o seu trabalho e engajar facilmente consigo.
6- Editar a legenda depois de publicar
Parece um erro inocente, mas que pode deitar tudo a perder no que toca ao alcance da publicação.
Acrescentar ou retirar alguma hashtag depois de publicar o seu conteúdo, deve ser evitado ao máximo! Após publicar um post, os robozinhos do algoritmo começam logo a trabalhar e podem ficar baralhados ao editar a sua legenda. Entendeu?
Sempre que isso acontecer, acrescente sempre a # em falta nos comentários e não mexa na legenda. Se encontrou algum erro, não faz mal. Mais vale um erro na legenda, do que uma publicação com pouco alcance.
Como escolher as #certas para o seu Instagram
Para escolher as hashtags certas para o seu nicho, deve utilizar o próprio Instagram.
Primeiro, precisa ir à “lupa” e digitar no campo de pesquisa o termo que procura. Clique no icone da # para ir parar à pesquisa das hashtags. E é aqui que vai começar a procurar as melhores hashtags.

E o segredo é este: escolher hashtags de pouca, média e grande relevância. Ou seja, você precisa ter em atenção ao número de publicações que determinada # tem.
Por norma, eu costumo escolher apenas 1 ou 2 hashtags de grande alcance (1 a 2 M) e as restante vou misturando. Nunca escolho # com mais de 2M de publicações!

Tenha em mente que quanto mais pessoas estiverem a utilizar determinada #, mais difícil será a sua publicação aparecer no feed principal. Por isso, prefira sempre # com menor número de publicações. Aí a concorrência é bem menor e você tem mais chances de ser vista. O segredo é esse!
Evite também cair nos erros que citei em cima, e tenho a certeza que ao seguir estas dicas vai conseguir atrair mais público interessado nos seus conteúdos. Um público qualificado e conquistado de forma orgânica.
Agora diga-me, usa hashtags nas suas publicações? Que erros tem cometido?
Se gostou do artigo, não se esqueça de partilhá-lo com amigos e segui-me no Instagram e Pinterest!
Gil Santos diz
O uso correto das Hashtags são importantes demais no marketing digital
girlboss diz
Também concordo Gil, se usarmos as # certas 🙂 Muito sucesso*
Lilian Rocha diz
Oi, Andreia
Parabéns pelo artigo. Abordou todos os pontos sobre hashtags. Elas são de extrema importância como você mesma já falou.
Desde que usadas com sabedoria.
Obrigada por compartilhar.
Sucesso sempre!!!
Vou Empreender e agora?
Gil Santos diz
Usar corretamente as hashtags é de fundamental importância no marketing digital