


Já alguma vez pensou como funcionam as hashtags no Pinterest? De certeza que sim. Se você começou agora mesmo a utilizar o Pinterest, ou já trabalha algum tempo com a plataforma e não consegue obter alcance com os seus pins, tenho a certeza que este artigo vai sanar todas as suas dúvidas.
Vamos mergulhar a fundo nas hashtags do Pinterest?
Sabia que todos os meses são criado bilhões de novos pins no Pinterest? Com tanto conteúdo sendo lançado mensalmente na plataforma, tem de haver uma maneira de conseguir identificar e categorizar todos os pins. Isso só se consegue com o uso das hashtags!
+ Leia também: COMO UTILIZAR O PINTEREST PARA AUMENTAR O TRÁFEGO DO BLOG
Elas têm duas grandes utilidades: a primeira é que elas ajudam a indexar corretamente o seu conteúdo na categoria correta. Ou seja, ajudam o algoritmo a perceber o conteúdo do seu pin, para quando algum utilizador pesquisar por determinado tema, aparecerem pins relacionados com o tema pesquisado.
A segunda utilidade é ajudar a classificar e categorizar o seu conteúdo. Ao utilizar hashtags nos seus pins está a ajudar o Pinterest a entender os seus conteúdos e onde deve apresentá-los aos seus utilizadores.
Tendo em conta que o Pinterest é um mecanismo de pesquisa, as hashtags ajudam o algoritmo a perceber de que se trata o seu conteúdo e onde deve ser indexado.
Vou dar o exemplo do Google. Quando você cria um post deve ter a preocupação de otimizá-lo (SEO) para que ele seja encontrado mais facilmente e que fique bem posicionado no ranking do Google. Com o Pinterest acontece a mesma coisa. As hashtags ajudam o algoritmo do Pinterest a perceber do que se trata o seu conteúdo e a indexá-lo na categoria correta. Quando isso acontece, os seus pins são mais facilmente encontrados, ficam melhor posicionados e consegue obter mais tráfego com o Pinterest
As hashtags são utilizadas na descrição do pin. Sempre que cria um pin novo, há um campo onde deve fazer uma breve descrição do conteúdo do pin. Esta descrição deve ser rica em palavras-chave e finalizada com algumas hashtags. E é aqui que entra a questão: quantas hashtags se deve utilizar?



Segundo o Pinterest você pode utilizar até 20 hashtags, no entanto, segundo as melhores práticas eu recomendo sempre que se use menos de 10. E isto porquê?
Porque ao utilizar mais de 10 hashtags, você corre o risco de ser vista como spam. Se adicionar muitas hashtags no Pinterest que sejam irrelevantes ou vistas como spam, você pode acabar por ser suspensa ou bloqueada no Pinterest.
Eu por norma, adiciono entre 5 a 10. Nunca mais do que isso e tenho sempre a preocupação de escolher hashtags bastante relevantes e relacionadas com a descrição.
Aqui há duas formas de localizar e escolher as melhores hashtags.
A primeira forma, é utilizar a barra de pesquisa do próprio Pinterest. Ao escrever algumas palavras-chave, vão aparecer por baixo, algumas sugestões de pesquisa relacionadas com o tema que procurou.



Pode utilizar essas sugestões de palavras-chave que aparecem para criar as suas hashtags.
A segunda forma, e para mim a melhor, é abrir a aplicação do Pinterest no telemóvel e, em seguida, fazer o upload de uma imagem e ir para o campo da descrição e começar a digitar hashtags. Vai perceber que o Pinterest vai sugerir hashtags que estão relacionadas com as suas. Você só precisa de fazer uma pesquisa das melhores hashtags e copiá-las para um bloco de notas no telemóvel ou então apontar num caderno.



Infelizmente, o Pinterest não tem mais esse recurso para quem utiliza o Pinterest no computador.



Uma das principais preocupações que você deve ter na hora de escolher as hashtags, é escolher as mais especificas e relevantes. Escolha sempre hashtags que tenham a ver com a descrição que vai escrever. Se criar um pin sobre receitas, escolha apenas hashtags relacionadas com o seu conteúdo.
Se escolher hashtags por popularidade e não se preocupar em escolher hashtags que estejam relacionadas com o conteúdo do seu pin, muito provavelmente o Pinterest vai indexá-lo na categoria errada. Isso será muito prejudicial porque não vai apresentar o seu pin às pessoas corretas (público correto).
+ Leia também: COMO AUMENTAR OS CLIQUES NO PINTEREST – O SEGREDO POR DETRÁS DO SUCESSO!
A próxima dica que dou é não utilizar muitas hashtags na sua descrição. Como disse anteriormente, utilize no máximo 10. O que interessa é escolher hashtags relevantes e que estejam relacionadas com o seu conteúdo. Isso é que é importante.
Ao escolher poucas hashtags, evita que o Pinterest considere a sua conta como spam e evita também que os seus pins sejam possivelmente bloqueados.
Uma dica muito boa é misturar hashtags de pequeno alcance, com as de médio e grande alcance. E isto porquê?
Porque quando você utiliza apenas hashtags de grande alcance, o seu conteúdo vai ter imensa concorrência, sendo difícil destacar-se no meio de tantos pins e contas mais populares. Agora se escolher também hashtags de pequeno alcance, a probabilidade o seu pin aparecer no feed das pessoas, é maior, porque a concorrência também é bem menor.
Sempre que conseguir use hashtags sazonais. Essas hashtags são muito procuradas meses antes da data comemorativa. Por exemplo, se criar um pin com uma receita de bolo de chocolate durante a época natalícia, pode escolher a hashtag #receitasdenatal. Isto é apenas um exemplo.
Conteúdos sazonais têm bastante procura no Pinterest e costumam gerar imenso tráfego. Aproveite para crescer!
Para otimizarmos o nosso tempo, temos o hábito de copiar e colar hashtags guardadas no nosso bloco de notas. Isso é uma prática errada e que o Pinterest não aprova, podendo mesmo bloquear a conta, caso a pessoa continue a utilizar sempre as mesmas hashtags.
Sei que pode ser chato, mas sempre que criar pins novos escolha novas hashtags.
Considerações finais
Utilizar hashtags são a melhor forma de ajudar o algoritmo do Pinterest a indexar os seus conteúdos. Sempre que for escrever a sua descrição, use sempre em média 5 hashtags que sejam relevantes e especificas. Tenho a certeza que se seguir estas dicas, os seus pins vão aparecer para mais utilizadores da plataforma e com isto, o seu tráfego vai aumentar muito mais.
Se gostou do conteúdo, não se esqueça de partilhar com amigos e seguir-me no Instagram e Pinterest!
Deixe uma resposta