
Se é influencer ou blogger e quer trabalhar com as suas redes sociais e blog, saiba que é possível sim, criar um blog profissional e rentável em 2020!
Hoje em dia, as profissões que trabalham diretamente com a Internet estão em franca expansão. Criar conteúdo para a Internet está sem sombra de dúvidas em alta.
Quando iniciei a minha jornada há 8 anos atrás, os blogs não eram vistos como ferramentas de trabalho e sim, como diários virtuais. Hoje em dia, este panorama mudou totalmente.
Criar um blog, é como criar um negócio online. O resultado final, virá do sucesso das estratégias aplicadas e muito trabalho dedicado.
Não espere ter um blog profissional e rentável, escrevendo apenas artigos e rezando para que esse conteúdo seja encontrado na Internet. Não! Há um conjunto de passos, que você deve seguir se realmente deseja trabalhar como um blogger profissional.
Se você é daquelas pessoas que sonha em tornar o seu blog rentável, mas não o sabe como fazer, então chegou ao sitio certo!
6 PASSOS (imprescindíveis) PARA CRIAR UM BLOG PROFISSIONAL E RENTÁVEL

✔ PASSO 1: Escolha um nicho
O primeiro passo a dar é escolher o nicho de mercado que irá trabalhar. Se antes os blogs falavam de tudo e mais alguma coisa, hoje em dia, já não é bem assim.
Por isso, precisa de parar um pouco e pensar sobre que assuntos o seu blog irá abordar. Um dos grandes erros de quem começa a “bloggar” é querer atrair todo o tipo de público, falando de mil e uma coisas. Isso é um tremendo erro!
Se você não se focar apenas num tema, nunca conseguirá se tornar uma autoridade nesse assunto. Entendeu?
Leitura Recomendada:
✔ 5 DICAS DE COMO SE TORNAR UMA AUTORIDADE NO SEU NICHO!
Se analisar atentamente alguns blogs profissionais, consegue perceber que todos eles são escritos por pessoas com autoridade no assunto. Que mostram que sabem do que falam e que passam confiança para os seus seguidores.
Pense comigo: você prefere seguir indicações de blogs que são autoridade no mercado ou blogs que ainda não se posicionaram no mercado?
Tem aí a sua resposta!
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, falar de mil e uma coisas diferentes não atinge, nem conquista público nenhum. Você para crescer precisa de ser reconhecida como autoridade, e isso só se consegue se escolher apenas um nicho e apostar forte nele.
Mas Andreia, como escolho o meu nicho?
Escolher um nicho pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas é tão simples como responder a estas perguntas:
✔ Qual o seu interesse ou paixão?
✔ Tem competência para falar sobre esse assunto?
✔ Esse mercado tem procura?

Mas Andreia, o nicho que eu amo falar já tem muita procura. Devo continuar?
Claro que sim! Vou-lhe dar um exemplo: se o seu sonho passa por ser médica, vai deixar de se profissionalizar só porque há muitos médicos já a exercerem essa profissão?
Com certeza que não. O mercado de trabalho é extremamente amplo e todos nós temos algo a acrescentar.
✔ PASSO 2: Seja um expert no seu nicho
Se seguiu as minhas indicações, de certeza que escolheu um nicho no qual tem competência e conhecimentos para falar. Certo?
Agora agarre em todo esse conhecimento e passe para a sua audiência. Quanto mais conhecimentos tiver sobre o seu nicho, mais fácil será conquistar a sua autoridade.
Nunca se esqueça que informação é poder. E você como criador de conteúdo deve ter conhecimentos profundos sobre o tema que aborda.
Quanto mais se mostrar expert num assunto, mais cativará o seu público. Ninguém segue um blog que não aprofunda nenhum tema, nem se mostra como uma fonte credível de informações.
✔ PASSO 3: Construa a “Tríade do Sucesso”

Para que o seu blog se torne um blog profissional e rentável, você tem de passar pelas 3 etapas da tríade do sucesso: tráfego, autoridade e engajamento.
A grande maioria dos bloggers comete um grande erro: querer monetizar o seu blog cedo de mais.
Muitos deles não entendem que um blog vive de tráfego, e é esse mesmo tráfego que vai tornar um blog rentável. Afinal de contas, um blog sem leitores é um blog totalmente “morto”.
Para evitar “matar” o seu blog, precisa de ampliar as suas estratégias de divulgação, tais como: comentar em outros blogs, investir bastante no Pinterest, escrever artigos de qualidade, estar presente nas redes sociais, ser convidado em outros blogs, estudar bastante SEO, investir em email marketing, etc.
Leitura Recomendada:
✔ COMO UTILIZAR O PINTEREST PARA AUMENTAR O TRÁFEGO DO BLOG
✔ 6 FORMAS DE ATRAIR TRÁFEGO PARA O SEU SITE SEM PRECISAR PAGAR ANÚNCIOS!
✔ COMO CONSEGUIR TRÁFEGO GRATUITO E QUALIFICADO PARA O SEU BLOG?
Estas são algumas das estratégias que mais resultados tiveram no meu blog. Se quiser saber mais sobre estas temáticas, há imensos artigos aqui no blog que a vão ajudar.
De seguida, vem a autoridade. Você só vai conseguir ser uma autoridade, quando os seus leitores ou seguidores a virem como tal.
Para ajudar no crescimento da sua autoridade, aposte em artigos com bastante qualidade no blog, mostre-se ativa nas suas redes sociais, faça parcerias com outros blogs do mesmo nicho, escreva artigos em outros blogs, etc.
E por fim, estabelecer uma relação de confiança com os seus leitores. Ao criar uma comunidade engajada à sua volta, as chances de crescer e monetizar o seu blog são muito maiores.
E não há melhor forma de o fazer, do que mostrar quem você é. Dar a conhecer a sua história, mostrar a sua personalidade e o seu posicionamento em determinados assuntos.
Mostrar que por detrás de um blog está uma pessoa real, com defeitos e qualidades. Isso ajuda imenso as pessoas a se conectarem consigo.
✔ PASSO 4: Seja Presente!

O ideal é estar presente em diversa plataformas. Não se foque só no blog. Aposte também nas suas redes sociais e no Pinterest.
Lembre-se: “quem não é visto, não é lembrado”
No entanto, é fulcral não se tornar escrava na produção de conteúdo para tantas plataformas. É preciso saber se organizar e planear muito bem.
O bom de trabalhar com a Internet, é conseguir gerir os seus horários e a sua vida em função do seu trabalho. Trabalhar até à exaustão só a vai prejudicar.
O conselho que deixo, é fazer um bom planeamento semanal das suas tarefas e obrigações. Lembre-se de reservar no seu calendário momentos de pausa para descansar a mente.
✔ PASSO 5: Crie a sua lista de e-mails
Este passo destinge os blogs profissionais, daqueles que não têm qualquer modelo de negócio.
Vejamos, todos os dias os blogs recebem novos leitores, mas nem sempre esses leitores voltam novamente a esses blogs. E com isso, perde-se o rasto desses possíveis clientes.
Ao criar a sua lista de e-mails, vai ter sempre consigo uma maneira de contactar aquele leitor que desejou receber noticias suas.
Com isto, vai conseguir aumentar a sua autoridade, o engajamento com o leitor e possivelmente “fechar” um negócio.
Mas Andreia, como faço os meus leitores deixarem o seu e-mail?
Através das chamadas iscas digitais. Essas iscas são produtos digitais que o criador de conteúdo oferece de forma gratuita ao seu leitor, em troca do seu e-mail.
É desta forma que se constrói uma lista de e-mail.
✔ PASSO 6: Venda um produto ou serviço

Umas das melhores formas de começar a ganhar dinheiro com um blog é através de publicidade (google adsense) ou através de artigos patrocinados.
Eu mesmo, em menos de 3 meses já começava a ganhar dinheiro com o Adsense.
No entanto, quem trabalha de forma profissional com um blog não pode e deve ficar limitado a estas duas fontes de rendimentos. Há que saber criar um negócio em redor do blog.
E para isso há duas excelentes formas: marketing de afiliados e venda do seu próprio produto ou serviço.
Se você deseja começar no marketing de afilidados , recomendo a leitura de: COMO COMEÇAR DO ZERO NO MARKETING DE AFILIADOS – TUDO O QUE PRECISA DE SABER PARA NÃO ERRAR!
Para ter uma noção, eu neste blog ofereço os meus serviços e produtos, além de trabalhar também com links de afiliado. Desta forma os meus ganhos são superiores porque vêm de várias formas e não se cingem só a anúncios e patrocínios.
Agora diga-me, você gostaria de profissionalizar o seu blog? Qual a sua maior dificuldade?
Se achou este artigo útil não se esqueça de partilhá-lo com amigos 😉
Até à próxima semana!
Cris Cavalcante diz
Olá, Andréia. Parabéns pelo excelente conteúdo, Completo e Direto! O Marketing Digital precisa de mais pessoas comprometidas assim. Sucesso!
Andreia diz
Muito obrigada Cris 🙂 Fico muito feliz por ter gostado do artigo.
Um beijinho*