Cuidar das unhas em casa pode ser um verdadeiro desafio. É verdade! Ter de fazer toda a manicure sozinha pode não ser pera doce, principalmente para quem não tem jeitinho, nem paciência nenhuma para isso (risos).
Apesar de à primeira vista não ser preciso nenhum curso, é necessário despender algum tempo e cuidado na hora de fazer as unhas.
Quem nunca ficou irritada por demorar tanto tempo a pintar as unhas, e elas ao fim de alguns dias já estarem a lascar e a saltar? Eu confesso que odeio isso, e acho que toda a mulher já passou por essa situação pelo menos uma vez na vida. 
Mas já pensou que talvez o “coitado” não tivesse assim tanta culpa? Na grande maioria das vezes a culpa é mesmo nossa! A forma como se pinta as unhas pode ter uma grande influência no resultado final e na sua duração. 

Por isso, hoje decidi partilhar consigo algumas dicas que tenho adotado. Não são dicas milagrosas, longe disso, mas ajudam o verniz a durar mais tempo sem lascar.
Vamos lá então:

Como fazer o verniz durar mais tempo sem lascar:



✓ Atenção na hora de limar as unhas

Quando se pinta as unhas, quase sempre há a necessidade de retocar a forma da unha com a lixa, não é verdade? É precisamente neste passo, que precisa ter muita atenção de como deixa a parte de baixo da unha. Ela deve estar completamente lisinha e sem qualquer falha. Uma maneira de ver se ela ficou OK é passar as unhas num tecido. Se ela arrepanhar em algum lado, é porque não ficou bem lixada. Unhas com pontas mal lixadas, são meio caminho andado para o verniz lascar mais rápido!

✓ Limpe bem as unhas antes de colocar o verniz

As unhas precisam estar bem limpas e sem vestígios de vernizes anteriores. Verificar bem à volta das cutículas e cantos da unha. Dê sempre preferência a removedores de verniz, ao invés de acetona, caso ainda haja resíduos. 
Se já está há imenso tempo sem pintar as suas unhas, passe sempre um cleaner para desengordurar a unha. É importante retirar aquela gordura superficial da unha, para que ela não funcione como uma barreira. Isso irá impedir o verniz de se fixar bem.
Nesta fase tem 2 opções: lavar bem as mãos com um sabonete desengordurante e dedicar espacial atenção às unhas Ou então se preferir, fazer leves passagens com um algodão embebido em vinagre de maçã. O vinagre para além de ajudar a remover a sujidade e resíduos de vernizes anteriores, ajuda a eliminar os óleos naturais que impedem a aderência do verniz.

✓ Aplique sempre base antes do verniz

Não ligue para quem diz que a base é um produto dispensável e que não influência em nada numa manicure!
A base tem vários benefícios comprovados: protege as unhas de pigmentos mais fortes como os vermelhos e laranjas, evitando assim, que as unhas fiquem com aqueles aspeto amarelado muito feio. Ajuda a manter a saúde da unha, caso opte por bases fortalecedoras ou com vitaminas. E ajuda imenso a aumentar a aderência do verniz de cor.

✓ Passar camadas finas

Para que a manicure fique perfeita, deve-se passar camadas bem finas de verniz e deixar secar muito bem entre cada passagem. Camadas grossas têm menos aderência e a probabilidade de lascar é maior quando embater com elas em qualquer lado.
Outro passo importante é verificar se o verniz está em condições. Vernizes com consistência muito grossa devem ser descartados. Há quem ponha óleo de banana para diluir, mas na minha opinião o poder de fixação já não será o mesmo. Assim sendo, o melhor verniz é aquele novo ou semi-novo, que ainda não tem uma consistência muito grossa e que não demora horrores a secar.

✓ Retirar excesso de verniz na ponta da unha

Outra dica muito importante, é retirar o excesso de verniz nas pontas das unhas. Pode não ser muito estético, mas acredite que este passo faz durar muito mais o verniz. 
Eu costumo enrolar um pouco de algodão na ponta de um pau de cerejeira, e com cuidado vou deslizado sobre a ponta da unha para tirar ligeiramente o verniz.
Desta forma, quanto embater com a unha contra qualquer objeto, já não irá lascar o verniz.

✓ Aplique sempre um Top Coat


Utilize sempre um top coat! Para além de aumentar a duração do verniz, ele vai fazer com que a cor se mantenha intacta por mais tempo e as unhas ficam com um acabamento muito mais brilhante e bonito.

✓ Utilize sempre luvas durante as limpezas

Confesso que por vezes não ligo a isto, mas também depois não me posso queixar do coitado do verniz, não é? As luvas para além de protegerem a pele dos produtos químicos, ajudam a aumentar a duração do verniz. Por isso, se poder use sempre luvas.

✓ Evite mordiscar as unhas

Quem nunca se divertiu a puxar aquela pontinha que está a querer levantar? Ou quem nunca mordiscou a ponta da unha? Este simples gesto inconsciente, é uma das principais causas dos vernizes em determinadas mulheres, durarem tão poucos dias nas unhas. Muitas vezes por stress, acaba-se por andar a mordiscar a pontinha da unha, o que leva o verniz a lascar-se e a soltar-se mais rápido.

✓ Seque o verniz com água fria

Sabia que ao colocar as mãos em água fria, ajuda o verniz a secar mais rapidamente? Logo após pintar as unhas, mergulhe os dedos numa taça de água com umas pedras de gelo e deixe repousar uns 2 minutos. Desta forma, o verniz secará mais rapidamente, prolongando a sua duração.
Conclusão:

Conseguir uma manicure que dura mais do que o normal, não é impossível, desde que se adote certos cuidados e se tenha atenção nas tarefas domésticas (limpeza, abrir latas com as unhas, lavar a louça, etc). Se seguir a recomendações que deixei em cima, acredite que as suas unhas vão durar em média uma semana (as minhas têm durado em torno de 6 a 7 dias).
Aconselho também a escolher boas marcas de vernizes, porque a qualidade do produto também influencia muito na sua durabilidade.

Em baixo, deixei uma seleção de marcas que uso e gosto muito.

Espero que tenha gostado das minhas dicas!
Até à próxima publicação.
Kiss, Kiss*
Estas recomendações foram feitas a pensar nas mulheres, que tal como eu, preferem utilizar vernizes convencionais e não verniz gel.