Diferença entre Domínio e Alojamento: O que é cada um!
Lembra-se de ter falado da Ptservidor, empresa onde comprei os meus domínios? Pois bem, daí para cá tenho recebido imensos pedidos de ajuda de leitoras que querem muito mudar o domínio do blog, mas que têm algum receio de o fazer.
 
Como deve calcular as perguntas são imensas “porque decidiste ter um domínio próprio?” “quais as vantagens de ter um domínio?” “mudou alguma coisa?” “é obrigatório comprar alojamento quando compras o domínio?“…
 
Face a estas questões, decidi escrever este post para tentar esclarecer tudo de maneira simplificada. Não se esqueça que vou falar apenas da minha experiência pessoal como utilizadora do blogger. Não sou uma expert no assunto, aliás também andei às aranhas no inicio, mas aprendi algumas coisas que quero partilhar e que sei que pode ajudar de alguma maneira. Então vamos lá.

Quais as vantagens de ter um domínio próprio?

1. É muito mais fácil de memorizar

No mundo dos blogs o que não faltam são plataformas que nos permitem alojar o nosso blog. No entanto, ao alojarmos nessas plataformas, o url do nosso blog terá as terminações correspondente à plataforma de onde está alojado: “blogs.sapo.pt”, “blogspot.pt” ou “wordpress.com”. Estes são alguns exemplos das plataformas mais utilizadas em Portugal. O seu nome até poderá ser fácil de memorizar, mas se por acaso a leitora se esquecer em que plataforma estava o blog, é muito provável que se aborreça a procurar e consecutivamente isso levará a possíveis perdas de leitores.

2.  É barato e rápido

Ter domínio próprio não é um investimento por aí além. Como menos de 15 euros anuais, já consegue ter o domínio que pretende. Aliás, há empresas que vendem domínios bem baratos, cabe a si avaliar bem as garantias e as condições que oferecem.É um processo bastante rápido, no meu caso em menos de 24h já tinha o meu. Não é nada complicado e com a empresa que escolhi não tive de me chatear muito a configurar, porque eles fizeram isso por mim.

3. Torna o blog mais profissional e dá-lhe mais credibilidade

Ora aqui está uma coisa que concordo discordando, se é que me entendem. Blogs sem domínio próprio são encarados como amadores perante as marcas e muitas vezes desvalorizados. Se acho mal, acho. Há blogs ótimos que não são reconhecidos ou falados porque não têm domínio próprio. A realidade é mesmo esta! Quer se queira quer não, um blog com domínio é muito mais valorizado! Para além de dar uma imagem mais profissional e mais séria, afinal de contas já começou a investir nele, transmite uma mensagem indireta para as marcas que está a levar o seu trabalho a sério e não como uma mera brincadeira. 

4. Pode mudar de plataforma e não perde o seus leitores

Com domínio próprio, pode mudar de plataforma as vezes que quiser ou alojar o seu blog num servidor externo, sem ter de implicar perda de seguidores. O seu url será sempre o mesmo, independentemente da plataforma que escolher. Imagine esta situação: eu tenho o meu blog alojado no blogger, mas agora quero mudar para o wordpress. Essa mudança não vai implicar a perda de leitores porque o meu url continuará sempre a ser meu, independentemente de qual plataforma escolher.

5. Protege a sua marca

Ao comprar um domínio, já está como que automaticamente a patentear o seu blog, ou seja, mais ninguém poderá utilizar o seu nome de marca. Pertence apenas a si e mais ninguém poderá ter um nome igual ao seu. Daí a importância de se comprar o domínio o mais cedo possível. Se o seu blog começar a fazer sucesso, pode muito bem perder o direito ao seu nome, se alguém se antecipar a comprar para aproveitar a popularidade do seu blog.O mais seguro, é comprar o quanto antes.

O que é um domínio e alojamento?

O domínio é o endereço url do blog ou site. Não é mais do que a sua marca “online”, ou seja, qualquer pessoa consegue aceder ao seu blog com o seu url.Já a hospedagem é o espaço “físico” onde fica armazenado os dados do blog ou site, ou seja é um servidor externo que funciona como uma espécie de computador central que guarda todas as informações do seu blog (textos, imagens, e-mails…).

Ambas as coisas são pagas individualmente. O domínio paga-se anualmente consoante o preçário da empresa, já o alojamento difere muito dos pacotes de alojamento que escolher. Pode escolher pagar todos os meses, semestralmente ou anualmente. Fica ao seu critério.

Comprei um domínio, é obrigatório comprar um alojamento?

Foi aqui que andei um pouco perdida. Se forem à Internet pesquisar como comprar um domínio, acabam por perceber que associado ao domínio, muitas vezes falam em alojamento, mas nem sempre é o mais correto. Eu comprei um domínio, mas ainda pertenço ao blogger, ou seja, comprei o meu url mas o meu alojamento continua a ser o blogger mesmo. Não acho que por agora sinta necessidade de comprar um alojamento externo. Quem sabe daqui a uns tempos… 

Caso opte pelo wordpress.org precisa de comprar sempre um alojamento. No entanto, tem ainda o wordpress.com que não requer alojamento. Mas é muito limitado e cheio de publicidade.

Ficou tudo igual?

Sim continua tudo igual. A única coisa que mudou foi apenas o meu url, De resto, continuo a escrever pelo blogger, a interface continua igual e não perdi nada. Um dos meus receios era poder vir a perder os meus seguidores ou as visualizações, mas não, ficou tudo como estava. 

Como configurar o domínio?

Não fui eu, mas sim a empresa que escolhi. Não precisei de fazer grande coisa, eles fizeram a pior parte por mim. Por isso para quem é inexperiente nestas coisas, aconselho a PtServidor porque não poderia ter ficado mais satisfeita.

Espero que tenha ajudado a esclarecer alguma destas questões. Caso tenha algumas dúvidas sobre o assunto, não hesite em perguntar aqui em baixo.
Até ao próximo post!
Kiss, Kiss*