Como ganhar dinheiro com um blog com pouco tráfego

Procura saber como ganhar dinheiro com o seu blog mesmo com pouco tráfego? Então, fique atenta porque vou ensinar 6 maneiras incríveis para começar a ganhar dinheiro mesmo que o seu blog ainda não tenha muito tráfego.


Quem trabalha com um blog, sabe a importância que um bom fluxo de leitores tem para os seus ganhos. Por isso, deixar o hobbie de lado e encarar o blog como um trabalho a tempo integral é um pouco assustador, principalmente se o blog ainda atrai pouco tráfico. E nem sempre é da noite para o dia! É um processo que leva alguns (bons) meses.  

As maneiras mais fáceis de começar a lucrar com o seu blog é através de anúncios, marketing de afiliados, posts patrocinados, produtos digitais e serviços oferecidos. No entanto, a grande maioria exige um volume muito grande de tráfego para que os ganhos possam ser notórios. 

+ Leitura recomendada: 9 Maneiras Incríveis de Ganhar Dinheiro com o seu Blog!

Então, como transformar o seu blog num negócio, se ainda não está a conseguir ganhar dinheiro porque tem pouco tráfego?  

É aqui que reside a dúvida de muitas pessoas que sonham em trabalhar com o seu blog a tempo inteiro! Eu passei pelo mesmo. Mas não se preocupe. Tráfego nem sempre importa!  

Ficou surpreendida? Continue a ler.

Porque o tráfego do blog nem sempre importa?

Como mencionei em cima, muitas das maneiras que as pessoas pensam serem as mais corretas para monetizar um blog, são passivas. No entanto, para isso precisa de tráfego. Um bom exemplo disso é os anúncios do Adsence. Se não tiver tráfego, dificilmente conseguirá arrecadar algum dinheiro desta forma. Não é que seja uma maneira errada de começar. Mas não é a mais ideal para si se ainda está a iniciar.

O meu conselho é: enquanto o seu blog vai crescendo pouco a pouco, ofereça serviços! Sim, pode parecer algo estranho, mas oferecer serviços e conseguir ganhar dinheiro através deles, é uma excelente forma de ganhar dinheiro com o seu blog se ainda não tem um tráfego razoável.

Lembre-se: Quando se trata de serviços, o tráfego pouco importa, desde que saiba atrair o cliente ideal! A chave do sucesso está aqui.  E o melhor de tudo, é que pode estar concentrada em aumentar o seu tráfego, ao mesmo tempo que vai diversificando os seus fluxos de renda. Outra grande vantagem, é que ganha sempre mais por um serviço prestado, do que por um produto digital vendido. Surpreendida? Por exemplo, se está a pensar em entrar no marketing de afiliados ou criar um ebook, saiba que ganha mais ao prestar um serviço, do que a vender esse tipo de produto!

Com isto não quero dizer que não se fature muito no mercado de afiliados, porque estaria a mentir. Mas oferecer um serviço no seu blog, é muito mais vantajoso se ainda não consegue gerar grande tráfego. Obviamente, não há maneira certa ou errada de monetizar um blog, mas muitas pessoas nem percebem que esta é uma forma viável para elas.

Como ganhar dinheiro com pouco tráfego? Que serviços pode oferecer?

Se está a pensar que talvez oferecer um serviço seja o mais indicado para si, saiba que há inúmeras opções no mercado!  

1. Redator

Se já tem um blog, já está mais do que informada sobre como escrever um bom artigo. Logo pode aproveitar e começar a ganhar dinheiro nesta área. Ou seja, você é paga para escrever artigos para outras pessoas. Há muitas empresas e até bloggers que precisam de ajuda para criar conteúdos para os seus sites. Há também sites como o Freelancer e a Upwork onde pode ganhar dinheiro extra ao oferecer o seu serviço de redator.

2. Gerenciamento de redes sociais

Tem jeito para gerir redes sociais? Há muitas bloggers por exemplo que “morrem” por um serviço assim. Este tipo de trabalho tem uma procura enorme. Tanto por parte de criadores de conteúdo, como de pequenas e médias empresas. Saber criar um audiência engajada, é um trunfo que pode usar na hora de oferecer este tipo de serviço. 

3. Serviços Pinterest

Obviamente, este é o meu serviço favorito! Se também adora o Pinterest e sabe como fazer crescer uma conta, pode oferecer um serviço de gerenciamento no Pinterest. Mas para isso tem de ser capaz de otimizar toda a conta, pastas e pins, e saber desenvolver estratégias para aumentar o tráfego na plataforma. Pode trabalhar tanto para bloggers que querem fazer crescer os seus blog, como para empresas que querem divulgar os seus negócios para mais pessoas. É um serviço também muito procurado e que poucas pessoas sabem.  

4. Serviços de assistente virtual.

Assistente virtual já pode ser encarada como uma das profissões do futuro. E hoje em dia, também tem imensa procura! Pode utilizar os seus conhecimentos de blogger e ajudar outras pessoas com os seus blogs. Muitas vezes o tempo é pouco e nem todos os bloggers se conseguem dividir para fazer todas as tarefas que um blog exige. O que fazem? Contratam uma assistente virtual!

A assistente pode fazer várias tarefas: escrever artigos para o blog, gerenciar redes sociais, email marketing, faturamento, editar vídeos, criar anúncios, responder aos comentários, atendimento ao cliente… e muito mais.

5. Coaching

Se é expert em algum assunto, pode oferecer um treinamento e partilhar com outras pessoas os seus conhecimentos. Este serviço é mais complexo, porque exigi que você seja uma autoridade no assunto. É dos serviços que mais dinheiro faz, no entanto exige da pessoa um conhecimento profundo sobre o tema e uma audiência interessada e engajada. Não aconselho este serviço para iniciantes, mas fica aqui a sugestão para quando se sentir preparada.

6. Design gráfico

Se adora criar gráficos, pode aproveitar a sua habilidade para criar gráficos para as redes sociais dos seus clientes. Este é um serviço que adoro prestar, por ser uma coisa que gosto muito de fazer. Se não se sentir confortável com o Photoshop, pode utilizar o Canva que é fantástico também.

+ Aproveite a oportunidade: Pack 10 Modelos de Pins para o Pinterest!

Este tipo de serviço também é muito requisitado por pequenas e grandes empresas, bem como por criadores de conteúdo.

Conclusão:

Os serviços que prestar, devem resultar das suas habilidades e experiência pessoal. Ou seja, deve ser capaz de cumprir tudo o que lhe pedem com excelência e conhecimento. Como pode perceber, há muitas actividades que pode desempenhar enquanto o seu blog não ganha tráfico suficiente para avançar em outras frentes. Assim, vai conseguir ganhar algum dinheiro enquanto o seu blog está em crescimento. Mais tarde, quando a sua audiência estiver consolidada, outro tipo de renda como anúncios e marketing de afiliados, devem ser incluídos no seu fluxo de renda.

O que achou das minhas sugestões? Tinha ideia de que podia ganhar dinheiro assim?