
Se chegaste até aqui, tenho a certeza que este título te deixou curiosa. Então porque não deves criar um blog, quando há tantas pessoas que o recomendam (inclusive eu)?
Se leste o artigo, porque precisas urgentemente de ter um blog para o teu negócio, consegues perceber a importância que um blog tem.
Logo, porque estou eu aqui a afirmar que não deves criar um blog? Calma, já vais perceber.
Bloggar é sem sombra de dúvidas excecional e verdadeiramente empolgante para quem ama, no entanto não é para todos!
Estou a escrever este artigo com o intuito de te mostrar as verdades que ninguém te diz, e não fazer-te desistir de criar o teu, ok?
Há por aí tantos artigos que incentivam as pessoas a criarem blogs, mas esquecem-se de falar honestamente sobre todo o esforço e dedicação que é preciso para transformar um blog, num negócio a tempo inteiro.
Se tu queres criar um blog com a única finalidade de obter dinheiro fácil, então não deves criar um blog! E vais perceber o porquê, quando te mostrar em baixo as razões pelas quais não deves criar um blog.
7 Razões porque não deves criar um blog?

✓ Se pensas que vais ganhar dinheiro fácil, enganas-te.
Esta é a maior das verdades! Para teres a noção, só ao fim de 2 anos este blog começou a render-me dinheiro. Estive 2 anos a trabalhar no duro sem receber praticamente nada.
Só agora depois de muito esforço, tempo e dedicação é que começo a receber o retorno de todo o meu trabalho. Hoje posso dizer, que o meu blog é a minha principal fonte de renda, afinal é o meu trabalho.
Se pensas que basta escrever alguns artigos, inscreveres-te no Google Adsense e partilhares alguns links de afiliado nos teus posts, é o suficiente para começares a ganhar bastante dinheiro, enganas-te redondamente!
É preciso tempo para a “máquina” começar a trabalhar sozinha enquanto dormes.
+ Leitura recomendada: Como criar um blog profissional e rentável? Todos os segredos revelados!
Não acredites em tudo o que lês. Muitas pessoas criam os seus blogs iludidas com a promessa de dinheiro fácil, e depois deparam-se com a verdadeira realidade e acabam por abandonar os seus blogs ao fim de alguns meses.
✓ Atrair tráfego é mais difícil do que parece.
Criar um blog é fácil, difícil é atrair leitores qualificado para ele. Mesmo que te dediques a estudar SEO a fundo, o crescimento de um blog é sempre lento e demora algum tempo.
É preciso muitas horas de estudo e dedicação para conseguires atrair um bom tráfego diário.
+ Leitura recomendada: 6 formas de atrair mais tráfego sem precisar de pagar anúncios.
Hoje em dia este blog alcança mais de 50 mil pessoas por mês, no entanto continuo a trabalhar no duro para alcançar cada vez mais.
E não foi de um dia para o outro que eu consegui este tráfego. Foi um trabalho que durou pelo menos 2 anos sem receber um cêntimo.
✓ Vais ter de estar constantemente a aprender novas habilidades
Ter um blog, não é só escrever. É preciso adquirires muitas habilidades ao longo dos anos. Vais precisar aprender sobre otimização (SEO), HTML e CSS, redes sociais, edição de fotos, marketing digital, copy, gatilhos mentais, email marketing, noções básicas de wordpress…
Se tiveres uma loja online, vais ter de aprender faturação, contabilidade, gestão de stock, pagamentos, atendimento ao cliente…
Enfim, é uma enormidade de aptidões que a pessoa que tem um blog profissional precisa de saber. No entanto, se tiveres dinheiro para investir logo desde o inicio, muitos destes trabalhos podem ser terceirizados.
✓ Não vais ter uma renda fixa
Com um blog nunca vais conseguir ter uma renda fixa todo o mês. Há meses muito bons e há outros que não rendem tanto. E isso é normal para quem trabalha em casa com a Internet.
Lembra-te que ao criares um blog, podes passar por meses em que vais estar mais “apertada” em relação a dinheiro. Por este motivo, sou contra quem defende que se deve largar um trabalho para viver só do blog.
As coisas infelizmente não funcionam bem assim. Até que um blog consiga gerar um salário adequado, leva algum tempo (mesmo anos), e a pessoa não se pode dar ao luxo de viver do ar.

Não acredites em pessoas que te dizem para largares tudo e apostares apenas num blog. Viver de um blog é fantástico (eu amo), mas requer muitos sacrifícios ao inicio e muita disciplina a nível monetário.
✓ Viver de um blog é para o mais destemidos
Esta é uma grande verdade que poucas pessoas referem. É preciso ter muito estômago e controlo das emoções para trabalhar exclusivamente com um blog.
Ao teres um blog, a palavra “incerteza” vai ser tua melhor amiga. Ela vai estar lá constantemente na tua mente a alertar-te. Acompanhada dela vem a “ansiedade” porque nada é certo e garantido.
Afinal de contas, quem trabalha com um blog vive numa montanha russa de emoções! É preciso ter um autocontrolo muito grande para não desistir logo nas primeiras adversidades.
✓ Vais aprender a ser mais disciplinada
Ser disciplinada é importantíssimo para quem trabalha com um blog. Afinal de contas, tudo depende de nós.
Tens de aprender a gerir melhor as tuas finanças, pois não sabes como vai ser o próximo mês. Tens de aprender a gerir o teu tempo, pois ao trabalhar em casa a procrastinação é uma tentação. Tens de aprender a definir as tuas prioridades, pois vais ter tanta coisa para fazeres que corres o risco de dar em louca.
Lembra-te, o teu blog é o teu trabalho e como tal tens de ser responsável.
✓ Vais passar grande parte do teu dia à frente de um computador
Vais estar todos os dias ligada a um computador e nem sempre é a escrever artigos. Muitas vezes é a estudar algo novo que vai ajudar a evoluir o teu negócio, ou então, a testar algo novo no teu blog.
No fim das contas, grande parte do teu dia vai ser passado a olhar para um ecrã, numa divisão sozinha. Tu vais ser a tua única companhia, e por isso, é importante saberes conviver bem com a possível solidão no trabalho.
Considerações finais
Trabalhar com um blog é fantástico, mas não é para todos! Como leste há imensas coisas que podem desmotivar um blogger iniciante. Por isso, e depois de saberes tudo isto, se ainda quiseres criar o teu blog, dou-te todo o meu apoio!
Vai ser uma caminhada e peras, mas garanto-te que se te comprometeres e não desistires nas dificuldades, vais sentir uma enorme gratificação no final. Confia em mim!
Se gostaste do artigo, não te esqueças de me seguir no Instagram e Pinterest e visitar a minha loja online. Em baixo, estão alguns dos meus produtos mais vendidos.
Um beijo e até ao próximo post.
Deixe uma resposta