The Ordinary - como combater o acne

Uma das coisas que sempre diminuiu um pouco a minha autoestima, foi sofrer de problemas de acne. Apesar de não ser daqueles acnes severos que deixam imensas cicatrizes, não deixava de ter algumas borbulhas aqui e acolá que inflamavam e doíam muito. As zonas mais afetadas eram sempre a zona do queixo e testa. E isso desanimava-me bastante.
Desde muito nova que sempre procurei produtos de cuidados com o rosto que me acabassem com o meu problema. Experimentei de tudo. Desde marcas vendidas nas farmácias, às marcas vendidas nos supermercados. Muitos produtos experimentados e muito dinheiro gasto desnecessariamente. Até que me aconselharam a experimentar os produtos da The Ordinary e tudo mudou para melhor!




Rotina de cuidados de rosto para combater a acne


Na esperança de me ver livre das borbulhas de uma vez por todas, decidi comprar para experimentar apenas dois produtos: a solução com ácido salicílico 2% e a solução com Niacinamide 10% + Zinc 1%.

Num mês consegui ver uma diferença formidável com apenas estes dois produtos no rosto. A rotina que seguia era esta:

Manhã: Niacinamide 10% + Zinc 1% / Protetor Solar 50 +
Noite: Ácido salicílico 2%  / Niacinamide 10% + Zinc 1%

Caso não saiba, o ácido salicílico é um ácido que promove a esfoliação da pele. Por ser considerado um ácido leve, é muito recomendado para quem sofre destes tipo de problemas. Ele ajuda a esfoliar as paredes interiores dos poros, diminuindo a aparência de manchas e melhorando a aparência da pele.

Já a Niacinamide (Vitamina B3) é indicada para reduzir o aparecimento de manchas e melhorar a congestão da pele. Ou seja, para além de reduzir a produção de sebo e melhorar a textura da pele acneica, a niacinamida ajuda a reduzir a resposta inflamatória que dá origem às borbulhas. Se utilizar produtos com vitamina C, não pode utilizar a niacinamide ao mesmo tempo. Tenha atenção a isto!
Já o Zinco é conhecido por ser antioxidante e promover a reparação dos tecidos, além de favorecer a síntese de colagénio. Atua também na regulação da oleosidade do rosto e ajuda a reduzir a inflamação e irritação de quem tem acne inflamatório. 
Fiz esta rotina cerca de dois meses e as minhas borbulhas desaparecem completamente! Sim, com apenas estes dois frasquinhos, consegui reduzir imenso o aparecimento de borbulhas e a tez da minha pele melhorou bastante. Aquela inflamação característica da acne desapareceu, deixando-me a pele branquinha e sem irritações. Os poros também diminuíram de tamanho e as imperfeições ficaram menos nítidas. No geral, estes dois produtos foram milagrosos para mim! Uso-os até hoje.

Rotina completa de cuidados com o rosto


Como acabar com o acne de uma vez por todas!
Produtos comprados na Primor


Andei sensivelmente 2 meses com a rotina anterior. Como me dei tão bem com aqueles 2 produtos, na encomenda seguinte que fiz, optei por experimentar produtos diferentes. Desta vez optei por soluções mais hidratantes como Marine Hyaluronics e Natural Moisturizing Factors + HA

Apesar do que a maioria das pessoas pensa, uma pele acneica também precisa de hidratação. Tudo funciona da seguinte maneira: uma pele acneica desidratada, induz o organismo a produzir mais oleosidade para suprimir essa desidratação. E o que eu pretendia era equilibrar a produção de sebo, logo precisei de adicionar mais hidratação à minha pele. Resultado: pele muito menos oleosa e hidratada, e com muito menos borbulhas. Em tudo na vida é preciso equilíbrio e com a nossa pele funciona da mesma maneira. 
Com a utilização do ácido salicílico, senti que a minha pele secou mais, daí ter optado por adicionar mais hidratação.
Escolhi o  Marine Hyaluronics porque é mais leve na sua textura do que o Ácido Hialurónico normal. Este é formulado com algas marinhas que atraem e retêm a água na pele. Por ser tão leve na sua textura, não senti que pesasse na minha pele e que me deixasse ela mais oleosa. É facilmente absorvido e deixa a pele muito macia. 
Depois de aplicar esta solução, costumo redobrar a hidratação com o Natural Moisturizing Factors + HA. Este produto ao contrário dos outros, vem em creme e funciona como um hidratante comum. É composto por Fatores Hidratantes Naturais (NMF) que mantêm a camada externa da pele protegida e bem hidratada. Os NMF são compostos por 11 aminoácidos, ácidos gordos, triglicéridos, ureia, ceramidas, fosfolipídios, glicerina, sacarídeos, PCA sódico, ácido hialurónico e muitos outros componentes que estão naturalmente presentes na pele. Esta fórmula oferece hidratação não oleosa e resultados duradouros com o uso continuado.
A minha rotina atual é: 
Manhã: Niacinamide 10% + Zinc 1% / Natural Moisturizing Factors + HA / Protetor Solar 50+
Noite: Ácido Salicílico 2% (apenas zona com borbulhas) / Niacinamide 10% + Zinc 1% / Marine Hyaluronics / Natural Moisturizing Factors + HA 
Gosto de à noite reforçar a hidratação, por isso utilizo o Ácido Hialurónico Marinho juntamente com os Fatores Hidratantes Naturais e no dia seguinte acordo com a pele iluminada e nutrida. Em relação ao Ácido Salicílico, coloco apenas nas zonas afetadas com borbulhas e apenas durante a noite. Não se pode esquecer que ele é um ácido!
Esta é a minha rotina atual e que me tem dado imensos resultados. As borbulhas aparecem-me muito menos e com menos frequência e quando aparecem não ficam tão inflamadas. Normalmente só tenho naquele período critico do mês (risos).


Solução Peeling AHA 30% + BHA 2% em pele acneica?

Como acabar com o acne de uma vez por todas!
Este foi o último produto que comprei da marca e foi só mesmo pela curiosidade de experimentar devido às boas criticas que tinha. No entanto, confesso que tive algum receio de utilizar esta solução peeling. Ela contém dois tipos de ácidos: os AHA e BHA. Os AHA esfoliam a superfície superior da pele para uma aparência mais brilhante e uniforme. Já os BHA esfoliam a pele com uma função estendida para ajudar a limpar o congestionamento dos poros. Esta solução combinada de 32% AHA / BHA oferece uma esfoliação mais profunda para ajudar a combater manchas visíveis e a melhorar o brilho da pele. A fórmula também melhora a aparência da textura da pele e reduz a aparência de linhas finas com o uso continuado.
Aconselho a utilizar este produto com muito cuidado. Como é uma solução peeling mais abrasiva não recomendo muito para peles acneicas que ainda estão naquela fase inicial e que estão muito sensíveis. Eu só comecei a utilizar mesmo à pouco tempo, mas a minha pele já apresenta melhorias significativas em relação à acne. 
A primeira vez que utilizei foi só durante 8 minutos (o máximos é 10 minutos) para ver como a minha pele reagia ao ácido. Aconselho na primeira utilização não atingir o tempo máximo.
Como este produto pode sensibilizar a pele, deve ser aplicado apenas à noite e utilizar sempre proteção solar. 
A marca não recomenda utilizar mais de 2 vezes por semana, mas eu apenas utilizo uma vez por semana. 
Com o passar do tempo, a tez vai ficando mais fina e lisinha. Noto que depois de colocar este peeling, a pele fica muito macia e sem irregularidades. Tem-me ajudado muito a eliminar as manchas da acne e a melhorar a aparência da pele.
Conclusão

Esta review foi feita com base na minha experiência com os produtos, pelo que caso queira experimentar, deve sempre ler atentamente todas as informações que a marca disponibiliza no seu site. Nem todos os produtos são compatíveis uns com os outros e por isso deve prestar muito atenção na hora de escolher.
Quero também deixar claro, que uma pele bonita vem do interior. A nossa pele tende a refletir a saúde do nosso interior. Por isso, durante todo este tempo esforcei-me por beber muito mais água e alimentar-me melhor. Acredito que a combinação desta rotina com um estilo de vida mais saudável, foi o suficiente para espantar as minhas borbulhas de vez! Aleluia!