Ter uma pele bonita é o sonho de qualquer mulher. Se há mulheres que beneficiam de uma boa genética e não precisam de se preocupar muito com o seu rosto, há outras que não nascem com esse privilegio. Eu pertenço ao 2º grupo. Aquele grupo de mulheres que precisa de ter uma rotina de cuidados de rosto regular para que a pele fique bonita e saudável. 
 
Se pertence a este segundo grupo, de certeza que já ouviu falar destes 3 passos essenciais para uma pele vistosa: limpar, tonificar e hidratar. É quase uma regra! No entanto, há quem salte a parte do “tonificar” por não sabe muito bem qual a função do tónico e a sua importância para pele.

Mas para que serve então o tónico facial?


O tónico atua desobstruindo os poros já que remove a sujidade que o produto de limpeza não foi capaz de eliminar. Ajuda também a diminuir os poros e a equilibrar o PH da pele. Para além disso, ajuda na penetração dos cremes hidratantes.

Como aplicar o tónico de forma correta?


Antes de aplicar o tónico no rosto, precisa primeiro de remover toda a maquilhagem com um desmaquilhante e lavar a pele com um produto de limpeza. Feito isto, passa-se para o segundo passo – tonificar. Nesta etapa, deve-se colocar um pouco de tónico num algodão e fazer leves passagens pela pele. Nunca esfregar o algodão no rosto, principalmente se tiver a pele muito sensível. O importante é não agredir mais a pele.

Deve deixar o tónico secar naturalmente antes de passar o hidratante.


Como saber qual o melhor tónico para cada tipo de pele?

Tal como os cremes hidratantes, os tónicos também devem ser adequados ao tipo de pele de cada pessoa.

Se tiver pele a pele oleosa, opte por tónicos com ácido salicílico na sua composição, já que esta substância ajuda a desobstruir os poros e a esfoliar ligeiramente a pele. Para além disso, tónicos específicos para peles oleosas, ajudam a matificar a pele, a controlar a oleosidade e atenuar as irritações comuns das peles acneicas
Se tiver pele sensível ou reativa, opte por tónicos calmantes, suavizantes ou hidratantes. É importantes que estes produtos não contenham álcool para não sensibilizar mais a sua pele.
Se tiver pele seca, opte também por um tónico mais suavizante e hidratante, que não deixe a sua pele com aquela sensação de repuxamento. Escolha também tónicos sem álcool, pois estes tendem a secar muito o rosto.

1. Clarins Loção Tonificante Suave Com Aloé Vera: é uma loção que ajuda a tonificar, apaziguar e limpar para uma pele perfeitamente fresca e suave. Dissolve qualquer vestígio do desmaquilhante. Deixa a pele hidratada, tonificada, purificada e perfeitamente fresca. Preserva o equilíbrio natural da pele. Refresca e apazigua, devolvendo à pele uma nova luminosidade e pureza. Ideal para pele seca ou fragilizada. Sem álcool.
2. Caudalie Tónico Suave: Caudalie Tónico Suave é um tónico hidratante, que ajuda a revitalizar, limpar, suavizar e preparar a pele para beneficiar do cuidado hidratante. Refresca, limpa e amacia. Prepara a pele para os cuidados hidratantes. Ideal para todo o tipo de pele. De elevada tolerância, sem álcool.

3. Dr Grandel Soft Tonic Tónico Suave: Dr Grandel Soft Tonic é um tónico, que suaviza, refresca e prepara a pele para os cuidados de rosto.
Hidrata, suaviza, acalma e proporciona uma sensação relaxante e confortante. Refresca e prepara a pele para os cuidados hidratantes. Ideal para pele sensível e fragilizada. De elevada tolerância, sem álcool.
4. Nuxe Lotion Tonique Douce: é um cuidado tonificante calmante que ajuda a suavizar, refrescar e tonificar a pele após a limpeza. Proporciona uma ação descongestionante, calmante e reparadora, deixando a pele naturalmente fresca e suave. Loção sem álcool, que dá à pele um conforto único.
5. Roc. Tónico Aperfeiçoador: é o ultimo gesto de limpeza da pele, que prepara a pele para a hidratação. Este tónico adapta-se a todos os tipos de pele, incluindo as mais sensíveis. Formulado para eliminar os resíduos de maquilhagem que se depositam nos poros, bem como os produtos resultantes da atividade celular, pelo que impede a obstrução dos poros. Sem álcool. Hipoalergénico.

6. La Roche Posay Loção Suavizante Fisiológica: é uma loção suavizante para o rosto. Recomendada para todos os tipos de pele incluindo as mais sensíveis. Adequada para utilizar após o desmaquilhante, contém propriedades tonificantes que deixam a pele purificada. A sua textura fluída, suaviza a pele e confere uma sensação de frescura imediata. Sem álcool. Sem parabenos. Sem corantes. Não comedogénico.
7. Eucerin Dermatoclean Tónico Suave: é uma loção suavizante para o rosto, recomendada para todos os tipos de pele, incluindo as mais sensíveis. Adequada para utilizar após o desmaquilhante, contém propriedades tonificantes que deixam a pele purificada. Enriquecido com um complexo que mantém o nível de hidratação da pele. A sua textura fresca, suaviza a pele e confere uma sensação de frescura imediata. Sem álcool. Sem perfume. Sem corantes.
8. Vichy Purete Thermale. Loção Tónica Aperfeiçoadora: Tónico aperfeiçoador que elimina resíduos de maquilhagem e impurezas e acalma a pele. Todos os tipos de pele. Ideal para finalizar a limpeza. Testado em pele sensível sob controlo dermatológico.
9. Esthederm Osmoclean. Tónico Refrescante Hidratante: é um tónico suave, que ajuda suavizar e finalizar a limpeza da pele. Tonifica e hidrata, respeitando o equilíbrio cutâneo natural. Recarrega as células de energia. Assegura uma limpeza terapêutica, em perfeita osmose com a pele. Refresca e proporciona conforto imediato. Ideal para todo o tipo de pele.

10. Skinceuticals Equalizing Toner Tónico: é um tónico, que ajuda a limpar, refinar e equilibrar a tez. Termina a limpeza da pele. Suaviza e esfolia gentilmente a tez. Diminui a aparência dos poros. Equilibra o pH. Acalma e tonifica a pele. Atenua a vermelhidão. Ideal para todo o tipo de pele. De elevada tolerância, sem álcool.
Espero que tenha gostado das minhas sugestões! 
Até à próxima publicação.
Kiss, kiss*