Aprenda o que fazer quando o Tráfego do seu Blog cair!

Quem tem um blog, uma vez ou outra vai sentir que o tráfego do seu blog diminuiu e isso tende a acontecer no Verão e na época natalícia e passagem de ano, quando as pessoas estão mais ausentes na Internet. 

Apesar de ser muito frustrante e algo desanimador, é algo que todo o blogger tem de aprender a lidar. Aliás, uma estagnação ou queda de tráfego, não devia ser encarado com desanimo, porque é a oportunidade perfeita de rever tudo o que está a fazer e planear novas estratégias para que o seu tráfego volte a entrar nos eixos.

E Novembro e Dezembro é a altura perfeita! Normalmente qualquer blog nesta época, sente que o tráfego diminuiu porque as férias do Natal chegam e depois vêm as festividades do Ano Novo. E isso tudo leva a que as pessoas estejam muito mais ausentes na Internet. Com o ano já a acabar, é o momento ideal para dar uns “retoques” no seu blog, para que ele cresça muito mais no próximo ano.

Vamos aprender o que pode fazer quando sentir que o tráfego do seu blog diminuiu?

O tráfego do meu blog diminuiu? O que posso fazer?

1- Atualizar o SEO do seu blog

Otimização dos mecanismos de procura (SEO) é a melhor forma de atrair tráfego orgânico para o seu site. Logo é muito importante estar sempre atualizado em relação a ele.

Por mais que se esforce para atualizar o SEO do seu blog, há sempre qualquer coisa mais que se pode fazer para otimizar todo o conteúdo do blog. Ao configurar corretamente o SEO do seu blog, conseguirá tráfego orgânico qualificado todos os dias sem esforço nenhum.

Se não sabe muito bem por onde começar no SEO, recomendo a leitura de “Como colocar os artigos do seu blog no Top 10 do Google”. Neste post, explico de forma fácil e simples o que é SEO e como otimizar os seus artigos. 

Para complementar toda a informação, também é leitura obrigatória o post sobre os “6 Passos que deve fazer antes de publicar um post”. Lá explico tudo o que deve fazer antes de publicar o seu artigo. São 6 passos imprescindíveis se quer que o seu artigo seja indexado e fique bem posicionado no Google.

Depois de aprender o básico de SEO, recomendo voltar aos posts antigos do seu blog e garantir que eles também estejam otimizados. Se já tiver bastantes conteúdos, é capaz de ser uma tarefa demorada, daí ser importante fazê-la quando o seu blog estiver numa época de tráfego baixa. 

2- Reformule a sua estratégia no Pinterest

Uma excelente forma de receber tráfego num blog é através do Pinterest. Sim, ainda há quem não acredite, mas os meus leitores aumentaram imenso desde que comecei a empenhar-me nesta plataforma. Com um único Pin já consegui mais de 3 mil visitas no blog.

Não é incrível? 

Por ser um mecanismo de procura como o Google, o Pinterest atrai muitas pessoas que pesquisam diariamente conteúdos, à procura de soluções para os seu problemas. Daí ser importante saber criar Pins que convertam e suscitem a curiosidade do leitor.

Se ainda não aprendeu a criar Pins que sejam eficazes, recomendo a leitura Como Criar Pins Incríveis que Viralizam Rapidamente!”. Lá ensino todos os passos que deve seguir para conseguir criar os seus próprios Pins e garantir sucesso na Plataforma. 

No entanto, não basta saber criar Pins. Há toda uma estratégia de otimização para que os seus Pins sejam encontrados mais facilmente pelas pessoas.

Por isso, recomendo também a leitura de “Como Utilizar o Pinterest Para Aumentar o Tráfego do Blog”. Nesse post, ensino todas as estratégias de otimização da sua conta Pinterest.

Garanto-lhe que se seguir tudo à risca, o seu tráfego começará a aumentar em apenas um mês.

Depois de ler estes dois posts, é altura de começar a olhar para a sua conta. Otimizar o nome das pastas, das descrições das pastas, criar novos Pins para conteúdos que tiveram sucesso com os seus leitores e manter uma certa regularidade de pins, etc.

Se o seu blog sentiu uma queda de tráfego, tente aplicar-se mais. Estar mais engajado na plataforma, partilhando, comentando e criando novos Pins. Apesar do seu esforço não ter resultados na hora, aos fim de algumas semanas começará a ver os seus leitores a aparecerem novamente.

3- Observe o Google Analytics

Saber analisar as estatísticas do seu blog é fulcral para conseguir identificar onde está a errar e o que pode mudar. Quem tem um blog e não sabe como fazê-lo crescer ou atrair mais tráfego, não dá importante a esta ferramenta tão útil e necessária como o Google Analytics. E eu pergunto-me: como quer crescer e atrair mais leitores, se não sabe que conteúdos fazem mais sucesso, que conteúdos os leitores mais gostam, se eles estão a vir de tráfego orgânico ou das redes sociais….

Sem o Google Analytics, quem está por detrás de um blog, está completamente cego. Sem foco. Anda completamente à nora. Pode até se esforçar, mas não será eficaz se não saber analisar criteriosamente o seu público.

Por isso, se também anda perdido e não sabe muito bem como estudar o seu público recomendo a leitura de “Que importância tem o Google Analytics e como instalar no seu blog”

4- Interaja mais com os seus leitores/seguidores

Que trabalha por detrás de um blog sente-se muitas vezes sobrecarregado de trabalho, e acaba por se esquecer da parte social do seu trabalho. Um blog não se faz só de conteúdo, mas também da ligação com os seus leitores.

Sempre que o blog estiver na sua época baixa, pode aproveitar esse tempo para respirar um pouco e dedicar-se mais a conversar com os seus leitores. Estimular uma relação de confiança e simpatia com eles. 

É também importante aproveitar esse tempo para perguntar aos seus leitores que conteúdos mais gostam de ler no blog, que assuntos gostariam que se abordasse, o que sugerem, etc. Isso irá ajudar bastante quem cria conteúdo, pois terá novas ideias. E irá criar no leitor uma sensação de empatia e satisfação.

5- Aproveite para evoluir

Se quer acrescentar algo às pessoas, precisa de ter conhecimentos para isso e apostar em conhecimento é sempre uma boa estratégia. Aproveite para estudar e aprofundar os seus conhecimentos. Pode também aproveitar essas épocas mais baixas para criar conteúdos diferentes, como ebooks e cursos online. 
O interessante e vantajoso de uma queda de tráfego, é poder ir criando conteúdos interessantes e verdadeiramente fantásticos para anunciar na época alta. O segredo é mesmo esse. Quando o seu tráfego começar a subir novamente, os seus ganhos vão ser ainda maiores.

O que costuma fazer quando o tráfego do seu blog diminui? Aproveita para reformular algumas coisas?

Conte-me tudinho aqui em baixo!Kiss*